tomadas

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: tomadas

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:Boas,
fiquei com uma dúvida, sendo o circuito trifasado (3x400V+N), com protecção 16A e condutores de 2,5mm2, qual o motivo porque tem de levar disjuntor tetrapolar?
ohmico
Pode ser sem corte de neutro.

Cump.
Mário

Boas,

bem me parecia.

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Este esquema em monofásico está mal, pois junta no neutro 26 A ..I=6000/230

Em trifásico está bem In=0 A se tudo ligado. Mas não é muito usual.

Tomadas.jpg
Tomadas.jpg (25.11 KiB) Visto 704 vezes
Este circuito está bem. Monofásico. In=16 A

Tomadas1.jpg
Tomadas1.jpg (29.54 KiB) Visto 704 vezes
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Duzia 12, é preciso saber de que desenho falamos : 1, 2 ou 3?
Ou referes-te a todos?
Cps
A. Castro
Duzia12 Escreveu:Quem te garante que cada tomada só tem 1000 W, Se tiver mais junta no neutro 32 A.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

oas.
A mim ninguém me garante nada.
Eu é que impus uma potência de 1000 W por tomada, tendo em vista o facilitar das contas.
Cps
A. Castro
Duzia12 Escreveu:Quem te garante que cada tomada só tem 1000 W, Se tiver mais junta no neutro 32 A.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Mário,
se o cabo for directo do QE, numa alimentação monofásica, o N vai derreter,
apesar de só passar 2000W em qualquer um dos fios de fase e pelos respectivos disjuntores.
Mas em alimentação trifásica já não é assim... Sob algumas condições, o N é dispensável.

Cps
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Então seria esta a situação que o colega queria...
tCad3.pdf
Cps
A. Castro
Sim, pelo que ele descreveu é.
Ele queria por 5G2.5 e foi dito que era curto (no neutro).

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

CF,Lda Escreveu:Boas.
Mário,
apesar de só passar 2000W em qualquer um dos fios de fase e pelos respectivos disjuntores.
Mas em alimentação trifásica já não é assim... Sob algumas condições, o N é dispensável.
Por isso é que se perguntou se era trifásico ou mono.

Se fosse trifásico o neutro até poderia ser de 2.5, "se" as cargas forem equilibradas (dado que se anulam) mas se não forem pode ter outro tipo de problemas, dependendo da instalação que se fale.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:
CF,Lda Escreveu:Boas.
Mário,
Por isso é que se perguntou se era trifásico ou mono.

Se fosse trifásico o neutro até poderia ser de 2.5, "se" as cargas forem equilibradas (dado que se anulam) mas se não forem pode ter outro tipo de problemas, dependendo da instalação que se fale.

Cump.
Mário
Então o que percebi é que numa instalação monofásica usar cabo 5g2.5 usar três condutores protegidos por disjuntor de 16A e o neutro ser comum este fica sujeito a uma carga de 16+16+16, que dá 48 Ampéres, ou seja derrete o cabo, agora se for uma instalação trifásica para ligar tomadas monofásicos dizem ser consumo igual a zero se estiver equilibrado, isto de chamar equilibrado é ter o mesmo consumo nas três fazes? Mas é complicado garantir o mesmo consumo em simultâneo nas três fazes
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Rochiinha Escreveu: Então o que percebi é que numa instalação monofásica usar cabo 5g2.5 usar três condutores protegidos por disjuntor de 16A e o neutro ser comum este fica sujeito a uma carga de 16+16+16, que dá 48 Ampéres, ou seja derrete o cabo, agora se for uma instalação trifásica para ligar tomadas monofásicos dizem ser consumo igual a zero se estiver equilibrado, isto de chamar equilibrado é ter o mesmo consumo nas três fazes? Sim
Mas é complicado garantir o mesmo consumo em simultâneo nas três fazes
A Azul.
Sim é complicado por vezes, depende da instalação, neste caso falamos de simples consumo, mas se pensarmos em fábricas com iluminação onde não se consegue o equilibrio temos que ter atenção ao neutro, porque podemos ficar com harmónicas de "2ª" por causa do neutro ser fraco, mas nesta situação já estamos em Pt´s.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Rochiinha Escreveu: Então o que percebi é que numa instalação monofásica usar cabo 5g2.5 usar três condutores protegidos por disjuntor de 16A e o neutro ser comum este fica sujeito a uma carga de 16+16+16, que dá 48 Ampéres, ou seja derrete o cabo, agora se for uma instalação trifásica para ligar tomadas monofásicos dizem ser consumo igual a zero se estiver equilibrado, isto de chamar equilibrado é ter o mesmo consumo nas três fazes? Sim
A Azul.
Sim é complicado por vezes, depende da instalação, neste caso falamos de simples consumo, mas se pensarmos em fábricas com iluminação onde não se consegue o equilibrio temos que ter atenção ao neutro, porque podemos ficar com harmónicas de "2ª" por causa do neutro ser fraco, mas nesta situação já estamos em Pt´s.

Cump.
Mário
Mas está a dizer que o neutro é fraco devido a secção do cabo ser pouca?
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

E se tivermos um sistema trifásico de iluminação com um consumo total 5kw, ora se estiver bem dividido pelas três fazes da cerca de 1666w a cada faze. Vou colocar agora as minhas dúvidas. Podemos usar cabo 5g1.5 porque como é trifásico o neutro é praticamente nulo? Se for sistema monofásico, portanto o mesmo cabo 5g1.5, a iluminação distribuída da mesma maneira, mas existe apenas uma fase que liga ao fio castanho, preto e cinza do cabo e o azul é o mesmo, aqui o azul já tem de suportar os 5kw de consumo, ou seja vai queimar? Outra dúvida, é se num sistema trifásico equilibrado faltar uma fase que amperagem vai suportar o neutro por exemplo no exemplo que eu dei?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Rochiinha Escreveu:
A Azul.

Cump.
Mário
Mas está a dizer que o neutro é fraco devido a secção do cabo ser pouca?
Sim
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Rochiinha Escreveu: E se tivermos um sistema trifásico de iluminação com um consumo total 5kw, ora se estiver bem dividido pelas três fazes da cerca de 1666w a cada faze.

Vou colocar agora as minhas dúvidas. Podemos usar cabo 5g1.5 porque como é trifásico o neutro é praticamente nulo?
Sim

Se for sistema monofásico, portanto o mesmo cabo 5g1.5, a iluminação distribuída da mesma maneira, mas existe apenas uma fase que liga ao fio castanho, preto e cinza do cabo e o azul é o mesmo, aqui o azul já tem de suportar os 5kw de consumo, ou seja vai queimar?
Sim

Outra dúvida, é se num sistema trifásico equilibrado faltar uma fase que amperagem vai suportar o neutro por exemplo no exemplo que eu dei?
Se faltar a fase não há corrente, não há consumo, amperes é zero (para essa fase)
A Azul

Não esquecer que o fio de 1.5 não dá para 5kW

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Rochiinha Escreveu: E se tivermos um sistema trifásico de iluminação com um consumo total 5kw, ora se estiver bem dividido pelas três fazes da cerca de 1666w a cada faze.

Vou colocar agora as minhas dúvidas. Podemos usar cabo 5g1.5 porque como é trifásico o neutro é praticamente nulo?
Sim

Se for sistema monofásico, portanto o mesmo cabo 5g1.5, a iluminação distribuída da mesma maneira, mas existe apenas uma fase que liga ao fio castanho, preto e cinza do cabo e o azul é o mesmo, aqui o azul já tem de suportar os 5kw de consumo, ou seja vai queimar?
Sim

Outra dúvida, é se num sistema trifásico equilibrado faltar uma fase que amperagem vai suportar o neutro por exemplo no exemplo que eu dei?
Se faltar a fase não há corrente, não há consumo, amperes é zero (para essa fase)
A Azul

Não esquecer que o fio de 1.5 não dá para 5kW

Cump.
Mário
Não há corrente nessa fase mas há nas outras duas, então o sistema fica desequilibrado ou não? No exemplo que eu dei a amperagem do neutro vai atingir que valores??
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Rochinha,
um motor trifásico precisa de neutro?
Cps
A. Castro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Rochinha,
um motor trifásico precisa de neutro?
Cps
A. Castro
Oh Castro, não ponhas mais ideias, porque qualquer dia temos metade da cidade às escuras :D

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”