Microondas deita disjuntor abaixo em algumas tomadas

rlribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 out 2013, 12:41

Microondas deita disjuntor abaixo em algumas tomadas

Mensagem por rlribeiro »

Bom dia!

Tenho um microondas que, em duas tomadas da cozinha, faz disparar o disjuntor. Nem isto ocorre nas restantes tomadas, nem essas duas tomadas dão problemas com outros aparelhos, como máquina de café, torradeira, etc.

Recomendam algum modo de tentar descobrir onde está o problema?

Obrigado!

Ricardo
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Microondas deita disjuntor abaixo em algumas tomadas

Mensagem por BLima »

Viva!

O disjuntor que alimenta essa duas tomadas é o mesmo? Se não, um poderá ser maior calibre (amperagem).

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Qual é o disjuntor que dispara, o geral ou o do circuito que alimenta as tomadas?
rlribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rlribeiro »

O disjuntor que dispara é o específico daquelas tomadas (que também controla outras tomadas na casa... e a iluminação!)

Entretanto fiz algumas experiências e os resultados foram ficando cada vez mais estranhos:

- o microondas atinge os 1300W com a potência a 100% (medi com um aparelho apropriado) enquanto que uma chaleira que cá tenho atinge os 2100W. O microondas faz disparar o disjuntor, a chaleira não.

- se ligar apenas o grill do microondas (1050W), o disjuntor não dispara. Se regular o microondas para 50%, seleccionar um determinado tempo e activar, o disjuntor não dispara, mas se iniciar o microondas no botão de arranque rápido (30s a 100%) o disjuntor dispara. MAS...

- andava eu a testar todas estas as variações (100% pré-programado; descongelação a peso; descongelação a tempo; cozinhar automaticamente; etc) e o disjuntor deixa de disparar em qualquer situação. Neste momento o microondas funciona bem em qualquer regime.

Isto deixou-me... intrigado. Ideias?

NOTA ADICIONAL: eu sei que o microondas a 50% não significa que a potência é reduzida a metade, mas sim que o tempo durante o qual as microondas são produzidas é reduzido para metade. Isto significa que quando eu arranco o aparelho a 100% ou a 50%, estou a arracar com a mesma potência, logo a carga no disjuntor deveria ser igual.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

E todos os testes foram realizados nas mesmas condições? Ou seja, na mesma tomada, e com todos os outros consumidores ligados / desligados?
rlribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rlribeiro »

Sim. Na mesma tomada, e num intervalo de 5~10min, em que não mexi em mais nada a não ser no microondas.

É claro que, com a utilização, o microondas aquece, ainda para mais porque tive sempre um copo com água lá dentro.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu daria um reaperto nos condutores das tomadas, e respetivas ligações desse circuito.
Cpts.
Energy
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Para mim acho estranho que em aparelho com amperagem maior não dispare, logo ponho tb em causa a questão do isolamento do mesmo (digo eu na minha ignorância) será que ele está ligado a um DR muito sensivel? E já agora é permitido misturar a iluminação com tomadas...
L.Sousa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
É normal nas instalações antigas a iluminação estar misturada com tomadas, de acordo com as RTIEBT tal situação é antirregulamentar.

L.Sousa Escreveu:Para mim acho estranho que em aparelho com amperagem maior não dispare, logo ponho tb em causa a questão do isolamento do mesmo (digo eu na minha ignorância) será que ele está ligado a um DR muito sensivel? E já agora é permitido misturar a iluminação com tomadas...
Cpts.
Energy
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

ENERGY Escreveu:Boas
É normal nas instalações antigas a iluminação estar misturada com tomadas, de acordo com as RTIEBT tal situação é antirregulamentar.

L.Sousa Escreveu:Para mim acho estranho que em aparelho com amperagem maior não dispare, logo ponho tb em causa a questão do isolamento do mesmo (digo eu na minha ignorância) será que ele está ligado a um DR muito sensivel? E já agora é permitido misturar a iluminação com tomadas...
Obrigado, Desconhecia isso.
L.Sousa
rlribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rlribeiro »

Realmente a instalação é antiga, mas foi "adaptada" recentemente pelo senhorio (eu ainda não morava neste apartamento). Apenas algumas tomadas estão ligadas à iluminação. São as que falham.

Eu também acho estranho que um aparelho de maior potência não deite o disjuntor abaixo. Desde que descrevi aqui a situação, o que ocorre é que o microondas por vezes deita o disjuntor abaixo, por vezes não deita. Nunca acontece quando ligo apenas o grill. Desconfio que possa tratar-se de um problema com o próprio microondas, que, em certos momentos, possa produzir um pico de corrente ao ser ligado e que este circuito não o aguente, mas o o outro circuito sim. Posso não estar a detectar esse pico com o medidor pois existe um lag entre a amperagem naquele instante e a medição do aparelho.

Quanto à opção de apertar os condutores: não será estranho isso ter sido mal feito em todas as tomadas de um determinado circuito?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas.

reapertar os condutores é o que se faz quando não se sabe qual a solução para resolver o problema.

ohmico
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

Que Disjuntor tens nessas tomadas 10A?
L.Sousa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esse disparo, pode dever-se a um mau aperto de um condutor (es), em qualquer parte da instalação desse circuito, não querendo dizer com isso, que a instalação possa estar mal executada.

rlribeiro Escreveu:Realmente a instalação é antiga, mas foi "adaptada" recentemente pelo senhorio (eu ainda não morava neste apartamento). Apenas algumas tomadas estão ligadas à iluminação. São as que falham.

Eu também acho estranho que um aparelho de maior potência não deite o disjuntor abaixo. Desde que descrevi aqui a situação, o que ocorre é que o microondas por vezes deita o disjuntor abaixo, por vezes não deita. Nunca acontece quando ligo apenas o grill. Desconfio que possa tratar-se de um problema com o próprio microondas, que, em certos momentos, possa produzir um pico de corrente ao ser ligado e que este circuito não o aguente, mas o o outro circuito sim. Posso não estar a detectar esse pico com o medidor pois existe um lag entre a amperagem naquele instante e a medição do aparelho.

Quanto à opção de apertar os condutores: não será estranho isso ter sido mal feito em todas as tomadas de um determinado circuito?
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

ENERGY Escreveu:Boas

Não é assim não antiregulamentar como pensas. :)

Por exemplo, existe uma excepção nas RTIEBT nas habitações.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”