Vestiria a uma obra
Re: Vestiria a uma obra
Duzia12 Escreveu:Tb é só trocar os diferencias
Um abraço
Eu sei que sim, mas dizer isso ao meu patrão é mais complicado, já que ele vai dizer que com os diferencias de 30mA aquilo esta sempre a ir a baixo.
E como estou nos inícios e sempre complicado ir contra o patrão!
Olá
Para reflexão neste forum....
"Se colocarmos diferenciais de 30mA num estaleiro de uma obra asseguramos com eficácia a protecção de pessoas. Dada a diversidade de qualidade das máquinas e ferramentas usadas, a utilização de inúmeras extensões de fraca qualidade, etc.... tudo em locais expostos à intempérie (muita água e humidade), verifica-se, eventualmente, que o somatório das correntes de fuga ao longo das instalações fazem disparar o diferencial"
Como proceder?
-Alteramos os diferenciais para 300mA ou 500mA?
-Retiramo-los?
-Dizemos aos donos das máquinas "Reparem-nas ou substituam-nos senão....
"
(Com as extensões isso é mais pacifico)
-Seguimos o preconizado nas RTIEBT na secção 704 e nomeadamente na 704.531.2.6?
-...
Cumprimentos
"Se colocarmos diferenciais de 30mA num estaleiro de uma obra asseguramos com eficácia a protecção de pessoas. Dada a diversidade de qualidade das máquinas e ferramentas usadas, a utilização de inúmeras extensões de fraca qualidade, etc.... tudo em locais expostos à intempérie (muita água e humidade), verifica-se, eventualmente, que o somatório das correntes de fuga ao longo das instalações fazem disparar o diferencial"
Como proceder?

-Retiramo-los?
-Dizemos aos donos das máquinas "Reparem-nas ou substituam-nos senão....

-...
Cumprimentos
rafa2045 Escreveu:Olá
Como proceder?![]()
![]()
-Retiramo-los?
-Dizemos aos donos das máquinas "Reparem-nas ou substituam-nos senão...."
-...
Cumprimentos
Pois é complicado, mas com calma e paciência tudo se consegue (pelo menos é essa a minha teoria). Apesar que por vezes a paciência esgota-se!
Mas no final tudo vai correr bem pelo menos temos que pensar assim, já que não podemos partir para as coisas já com a ideia que não conseguimos. Se ouvirmos umas caralhadas pelo meio temos e que ter calma!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Olá
Não se soma nada , ou há fuga ou não há, pode haver mas há que eliminar, e geralmente tb os de 300 mA disparam, há que haver um diferencial por máquina pois assim é fácil descobrir
Um abraço
Não se soma nada , ou há fuga ou não há, pode haver mas há que eliminar, e geralmente tb os de 300 mA disparam, há que haver um diferencial por máquina pois assim é fácil descobrir
Um abraço
Olá a todos.
Eu tenho umas gruas k se eu meter diferenciais de 30mA, estão sempre a disparar. A potência das gruas são de 35KVA, o k me aconselham fazer para resolver este problema?
Por exemplo: mandar rectificar os motores? Será k só isto pode resolver o problema?
Eu tenho umas gruas k se eu meter diferenciais de 30mA, estão sempre a disparar. A potência das gruas são de 35KVA, o k me aconselham fazer para resolver este problema?
Por exemplo: mandar rectificar os motores? Será k só isto pode resolver o problema?
A grua nao é considerado um equipamento? logo tem que estas tudo a 30mA, nao é?ohmico Escreveu:E quem é que mandou proteger as gruas com 30mA? onde está isso escrito?
num instaleiro os diferenciais nao tem que ser todos de 30mA?
Subscrevo inteiramente!!rafa2045 Escreveu:Pois é....Ohmico pois é....![]()
![]()
![]()
- Nas escolas publicas muitos alunos com dificuldades de aprendizagem intelectuiais, de personalidade, comportamento etc.... terminam o 9ºano (como podem) e geralmente são empurrados para as escolas profissionais (existem escolas que formam técnicos todos com direito a carteira profissional város graus- é conforme... e facilita-se muito)....
- Por via do slogan" ...queremos que todos os portugueses tenham direito à educação gratuita até ao 9º ano..."criam-se regras e leis que mais parece que a lei é " ...canudo do 9ºano para todos dê lá por onde der...." O efeito "visual" final é: a população portuguesa
é muito culta!?"
- Como já falam em ensino obrigatório até ao 12º ano, bem..... ´
- Já há cursos "profissionalizantes" diurnos até 12ºano de várias áreas no ensino secundário em que as disciplinas não são anuais é por módulos, 3 por ano, em que a avaliação é feita estritamente da seguinte forma (30% trab individual, 30% trab de grupo, 30 % um teste de avaliação e 10% comportamento) .... os alunos passam por ex a Matemática com o seguinte cálculo (isto é real!!): [(15*0.3) +(15*0.3) + (6*0.3) + (12 *0.1) ]=11.7 (12) Nota: os trabalhos são na maioria feitos pelo explicador!!! Senão ai...ai
Isto faz, na prática, com que a maioria dos alunos faça matemática do 12ºano sem saber NADA! Alguns até se esqueceram como se somam fracções!!!!!)
- Cursos Superiores há aí milhares... agora encurtaram....(é curioso!! a complexidade dos assuntos técnicos/tecnológicos tem aumentado exponencialmente? ao longo dos anos mas
o tempo para a formação do pessoal superiormente especializado diminuiu) ai EUROPA DECADENTE....
os nossos netos ainda se arriscam a ser todos doutores(eles e todos eles)..... "ganda nice!!!"![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A continuar assim a este ritmo, ainda temos que inventar, novos nomes para graus de ensino....
ISTO JUSTIFICA MUITO DO QUE VEMOS POR AÌ..........
Cumprimentos

Eu queixo-me do mesmo que o autor da thread!
De que vale obter uma licenciatura sem ter propriedade na materia? :scratch:
Vem Bruxelas impor que tenhamos todos formacao, que os quadros das empresas sejam apenas compostos por doutores e engenheiros, e que aqueles que nao "alinhem" sejam "convidados a sair"...

A pergunta sacramental: Quem ganha com isso?
No fundo acho que nao somos devidamente formados por causa de nao haver quem... realmente o seja e como tal possa transmitir o que sabe... e os poucos que o realmente sao, nao se podem dar ao luxo de o fazer!
As coisas vao por um caminho tal, que quando um desgracado tem um bocado de sorte, tem de disfarcar para evitar sofrer represalias dos colegas...
E' triste que um titulo dependa do dinheiro que se possa pagar por ele e nao da competencia do candidato...
Eu sei que isto saiu fora do ambito do forum, mas nao pude evitar...
Continuem no [bom] caminho!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Se for possível gostava de saber onde se encontra definido nas RTIEBTandrect Escreveu:A grua nao é considerado um equipamento? logo tem que estas tudo a 30mA, nao é?ohmico Escreveu:E quem é que mandou proteger as gruas com 30mA? onde está isso escrito?
Obrigado
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boasohmico Escreveu:Se for possível gostava de saber onde se encontra definido nas RTIEBTandrect Escreveu:A grua nao é considerado um equipamento? logo tem que estas tudo a 30mA, nao é?ohmico Escreveu:E quem é que mandou proteger as gruas com 30mA? onde está isso escrito?
Obrigado
Porque não experimentas enviar um mail à certiel e colocas a duvida dos diferenciais e perante a resposta mostras ao teu patrão e ele que decida e assuma a responsabilidade.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
RTIEBT
704- Instalações de estaleiros
704.471- Medidas de protecção contra choques eeléctricos.
Nas instalações dos estaleiros deve, em complemento do indicado na secção 471, ser aplicado o seguinte:
Quando a protecção de pessoas contra os contactos indirectos for garantida pela aplicação da medida de protecção por corte automático da alimentação adequada ao esquema da alimentação (veja-se 413.1) a tensão limite convencional UL não deve ser superior a 25V em corrente alternada (valor eficaz) ou 60V em corrente contínua.
Para as tomadas... etc...etc... 30mA.
Em consequência não percebo porque se afirma que as gruas têm de ser protegidas cm 30mA.
Provavelmente é dificuldade minha.
704- Instalações de estaleiros
704.471- Medidas de protecção contra choques eeléctricos.
Nas instalações dos estaleiros deve, em complemento do indicado na secção 471, ser aplicado o seguinte:
Quando a protecção de pessoas contra os contactos indirectos for garantida pela aplicação da medida de protecção por corte automático da alimentação adequada ao esquema da alimentação (veja-se 413.1) a tensão limite convencional UL não deve ser superior a 25V em corrente alternada (valor eficaz) ou 60V em corrente contínua.
Para as tomadas... etc...etc... 30mA.
Em consequência não percebo porque se afirma que as gruas têm de ser protegidas cm 30mA.
Provavelmente é dificuldade minha.
a edp tem referido que no quadro geral tem que estar instalada a bobine de disparo no (bobine mx ) dijuntor de entrada de energia bem como uma botoneira de disparo mo exterior do quadro p/ situações de emergencia.
um abraço cmdsej
um abraço cmdsej
Olá
cmdsej é uma boa prática, de segurança..... além disso.... ler 704.536
Ohmico .... o pessoal é da era do diferencial
..... desconhece? esquece?não lê?não percebe o que lê?Nunca visitaram uma grande instalação industrial?
Vamos aguardar para ver
Cumprimentos
cmdsej é uma boa prática, de segurança..... além disso.... ler 704.536
Ohmico .... o pessoal é da era do diferencial

Vamos aguardar para ver

Cumprimentos