tomadas

Responder
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

tomadas

Mensagem por Rochiinha »

Olá a todos, tenho de fazer uma pequena instalação aqui em casa, consiste em colocar meia dúzia de tomadas, e como vai ter um certo consumo em cada uma delas estou a pensar ligar duas a cada circuito(disjuntor de 16A), fazendo um total de três circuitos, a minha duvida é se posso usar um cabo de 5G2.5, em que o neutro é o mesmo condutor em todas as tomadas ou se tenho de usar cabo 3G2.5 para cada circuito de duas tomadas. Gostava de perceber melhor esta situação de subcarregar neutros, já vi eletricistas dizer que o neutro não tem amperagem e já vi dizer o contrario, qual a vossa opinião?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: tomadas

Mensagem por Duzia12 »

Não

Tem de ser circuitos monofásicos. Senão no neutro soma 30 A se o contrato for monofásico 1x30A-
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Duzia12 Escreveu:Não

Tem de ser circuitos monofásicos. Senão no neutro soma 30 A se o contrato for monofásico 1x30A-
Não percebi
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Este tema já aqui foi muito debatido, por isso se fizer uma pesquisa, vai encontrar muita informação sobre este assunto, é só ter um pouco de paciência e logo vai encontrar.

Rochiinha Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Não

Não percebi
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "Rochiinha"

Se a tua alimentação é mono, e vais ter grupos de duas tomadas com consumo até 16A, podes ter um disjuntor de 16A no quadro, e assim sucessivamente.

Se a tua alimentação é trifásica, podes utilizar cada fase com 16A. O neutro tem que ser individual, dado que podes ter cargas desequilibradas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

A alimentação é mono, então o neutro sempre tem consumo ou não?
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas "Rochiinha"

Se a tua alimentação é mono, e vais ter grupos de duas tomadas com consumo até 16A, podes ter um disjuntor de 16A no quadro, e assim sucessivamente.

Se a tua alimentação é trifásica, podes utilizar cada fase com 16A. O neutro tem que ser individual, dado que podes ter cargas desequilibradas.

Cump.
Mário
Quando temos cargas desequilibradas e o que isso provoca?? Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Rochiinha Escreveu:A alimentação é mono, então o neutro sempre tem consumo ou não?
Olha lá ou cá, então em mono se tiveres um só condutor tens amperes?. Se tiveres uma lampada e só ligares a fase ela vai acender?
É claro que o neutro e a fase têm os mesmos amperes (em mono).

Sobre os desequilíbrios, procura aqui no forum que há muito sobre o assunto, mas creio que não vai ser fácil entenderes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas
Rochiinha Escreveu:A alimentação é mono, então o neutro sempre tem consumo ou não?
Olha lá ou cá, então em mono se tiveres um só condutor tens amperes?. Se tiveres uma lampada e só ligares a fase ela vai acender? Eu penso que não porque sem o neutro nao vai funcionar, logo o consumo é zero
É claro que o neutro e a fase têm os mesmos amperes (em mono).

Sobre os desequilíbrios, procura aqui no forum que há muito sobre o assunto, mas creio que não vai ser fácil entenderes.

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Então porque razão não se pode ligar circuitos de tomadas monofásicas com um cabo 5g2.5 em que o neutro é comum as três fases e pode-se ligar um circuito de iluminação??
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Rochiinha Escreveu:Então porque razão não se pode ligar circuitos de tomadas monofásicas com um cabo 5g2.5 em que o neutro é comum as três fases e pode-se ligar um circuito de iluminação??
O problema não é ser tomadas ou iluminação, é sim os amperes em jogo.

Ex.

Se tiveres numa tomada (onde tens um calorifico de 3680W ligado) com fio de 2.5 e disjuntor de 16Amp, tens lá ligado dois fios (fase e neutro) "não se fala na terra agora". O consumo é 16Amp.

Se tiveres um cabo de 3 linhas para a fase a 2.5 e mais um "fio" de 2.5 para neutro, onde vais ligar a cada linha um calorifico de 3680W. Vais ter em cada linha 16amp e no neutro a soma dos 3 calorificos, (dado que estamos em monofásico).

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se quer ligar os 3 grupos de tomadas monofásicas com cabo de 5x2.5mm, tem de instalar no Q.E um disjuntor trifásico 4x16A

Rochiinha Escreveu:Olá a todos, tenho de fazer uma pequena instalação aqui em casa, consiste em colocar meia dúzia de tomadas, e como vai ter um certo consumo em cada uma delas estou a pensar ligar duas a cada circuito(disjuntor de 16A), fazendo um total de três circuitos, a minha duvida é se posso usar um cabo de 5G2.5, em que o neutro é o mesmo condutor em todas as tomadas ou se tenho de usar cabo 3G2.5 para cada circuito de duas tomadas. Gostava de perceber melhor esta situação de subcarregar neutros, já vi eletricistas dizer que o neutro não tem amperagem e já vi dizer o contrario, qual a vossa opinião?
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E o neutro nesse 4x16A tem proteção?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se viesse de outra pessoa, diria que seria uma boa pergunta, agora vinda de quem vem.
Uma imagem vale mais do que mil palavras :D
Duzia12 Escreveu:E o neutro nesse 4x16A tem proteção?
Anexos
Disjuntor-tetra-polar-25A-Merlin-Gerin.jpg
Disjuntor-tetra-polar-25A-Merlin-Gerin.jpg (45.55 KiB) Visto 877 vezes
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial