Olá a todos!
Reina um pouco de confusão neste assunto, espero contribuir um pouco para esclarecer.
v1 = A*cos(wt)
v2 = A*cos(wt+120º)
v3 = A*cos(wt+240º) ou v3 = A*cos(wt-120º) mt bem colocado pela Cláudia.
E aqui é q está a questão!!!!
1- é que o desfasamento num """sistema equilibrado"" é que é 120º
2- Num sistema desequilibrado, as componentes simétricas, temos um diagrama de fasores, constituido por um sistema trifásico qualquer = sist.Trif. Directo + sist.Trif. Indirecto e + sist.Trif. Homopolar.
No transporte e distribuição não são admitidas distorções, por isso o sistema deve ser equilibrado, contribuem para desequilibrar (ex: motores), a acção correctiva é a correcção do factor de potência (ex: baterias de condensadores).
3- W=2.pi.f para uma freq=50Hz W=314 para freq=25Hz W=157, sendo assim os valores vectoriais dos respectivos diagramas de fasoriais, vão-se alterar pq os valores dos mesmos estão em função de "W" e este da frequência. alterando-se em amplitude e argumento.
4- sistema americano 110/120 volt 60 Hertz Vs. sistema europeu 231v 50Hertz, cito:
"There is however a big problem with this and that is a lot of this equipment burns out after a while and this varies between a day or weeks or months, What happens if you connect a 60 Hertz motor to a 50 Hertz mains:The motor turns 17% slower, The internal current goes up by 17%,The power (watt) goes down with 17 %, The mechanical cooling is less, because of 17% less turns, The result is a higher current, then designed by the manufacturer and the insulation of the electrical wiring deteriorate much quicker, which after sometime results in a burn-out."
Tensão, corrente e frequência estão dependentes
"Because the electrical current is dependent of the Voltage and the Hertz you cannot connect electrical equipment with a motor and or transformer in it, to a Voltage other then stated on the nameplate. If you connect 60 Hertz equipment to a 50 Hertz mains the internal current goes up with 17% and can cause a burn-out. If you connect 120 Volt equipment to 220 Volt the current goes up with 100% and surely causes a fast burn-out.
4- ex: alguns portateis ja vêm preparados p ambas situações, necessário verificar antes nas caracteristicas do equip.
5- Ao colocar-mos um sistema com 25Hz, e NÃO VEJAM DO PONTO do consumidor final, é que sem geração/produção e transporte não há energia p alimentar Tft´s, logo problemas com alta definição e resolução e imagens p varimento etc deixam de existir. A geração é feita p fontes:èolica, diesel, Hidroelect., termoelect, nuclear... tdas funcionam c turbinas (motores) e essa é que é a questão... e td vai dar sempre ao msm ponto FACTOR ECONOMICO, dpx outros é claro, temos a rede nacional interligada c a europa e asia. dpx c 25hz iamos ter tensões elevadas mtas coisas pura e simplesmente não funcionariam e a estabilidade dos motores por causa dos polos, velocidade sincronismo, rotações etc...
6- Na minha opinião o sistema europeu é melhor q o americano, tem menos perdas, ex: no transporte baixamos as correntes e elevamos as tensões p evitar perdas (50Hz=cte).etc.....etc.... blá...blá...blá...
Cumprimentos
Frequência
Re: Frequência
Atenção que a diferença angular entre as diferentes fases num sistema trifásico nada tem a ver com a frequência desse mesmo sistema. Posso ter uma diferença de fases de +- 120º a 50Hz ou +- 20º a 50Hz!! (Se alguém gostar de matemática, ver a velocidade angular dos fasores)
A frequência vai afectar grandezas como, por exemplo:
A reactância indutiva;
A reactância capacitiva;
O valor do Factor de Potência de um receptor (carga);
A força exercida por um electroíman (e por consequência afectar o funcionamento de uma quantidade de aparelhagem de protecção e comando);
O valor do fluxo magnético no entreferro dum transformador;
Etc, etc, etc....
As explicações são bastantes extensas, por isso não vou alongar-me. Posso dizer-vos que é a grandeza mais crítica de uma rede de energia eléctrica.
A frequência vai afectar grandezas como, por exemplo:
A reactância indutiva;
A reactância capacitiva;
O valor do Factor de Potência de um receptor (carga);
A força exercida por um electroíman (e por consequência afectar o funcionamento de uma quantidade de aparelhagem de protecção e comando);
O valor do fluxo magnético no entreferro dum transformador;
Etc, etc, etc....
As explicações são bastantes extensas, por isso não vou alongar-me. Posso dizer-vos que é a grandeza mais crítica de uma rede de energia eléctrica.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Re: Frequência
Vai depender sempre da carga em questao, sendo que a unica coisa que sera' verdadeiramente independente da frequencia sera' a simples resistencia R... isto no plano teorico...
Porque na realidade ate' mesmo uma simples resistencia esta' longe de ser realmente uma resistencia apenas!
Qualquer carga pode ser representada [ para uma determinada forma de onda periodica ] por Z=R+jX. Obviamente, R sera' constante bem como X, mas todos sabemos que o X resulta quase sempre de uma formula onde entra a frequencia f ( e a considerar o efeito pelicular, o R tambem! ).
Neste caso, de 50Hz para 25Hz, para as cargas mais "habituais", o X vai variar para metade nas reactancias indutivas e para o dobro nas capacitivas ( teoricamente! );
-- Motores: a corrente absorvida e' inversamente proporcional 'a rotacao do motor; logo saber como evoluira' a rotacao e' determinante:
- Inducao: extremamente dependentes da frequencia da alimentacao, logo passar de 50 para 25Hz vai limitar imediatamente a rotacao para a metade, fazendo que a corrente absorvida atinja valores absurdos logo no arranque...
- Universais: apesar de supostamente poderem ser alimentados com corrente continua, convem salientar que o seu dimensionamento leva em conta as perdas no ferro, histerese e cobre. As perdas no ferro dependem das correntes induzidas ( que dependem mais uma vez da frequencia, tanto de alimentacao como da rotacao do motor ), do fluxo magnetico ( que depende da corrente ); as de histerese dependem tambem dos mesmos factores que as correntes induzidas ( frequencias e corrente ); as do cobre idem aspas aspas ( Z=R+jX )... existe aqui um padrao: perdas, e no que toca 'a frequencia, as perdas dependem do quadrado dela, logo ao passar para metade, as perdas passam para um quarto... sugerindo assim um aumento do rendimento, o que significa mais rotacao ou binario...
-- Lampadas:
- Incandescencia: o filamento geralmente e' duplamente espiralado, dando-lhe uma componente indutiva... menos reactancia deixa caminho a mais corrente, mais incandescencia do filamento... que podera' queimar...
- Tubos de descarga com balastro electromagnetico convencional: a descarga inicial e' providenciada pela alta indutancia do balastro, logo se a frequencia passar a metade pode nao haver "inductive kick" suficiente para essa descarga, e o gaz nao e' ionizado. Se porventura ionizar, aquele cintilar que observamos nas extremidades do tubo vai alastrar a todo o tubo e a luz vai ser pulsada com metade da frequencia. Nao sei se o tempo de persistencia da fluorescencia do fosforo que cobre a face interna do tubo e' superior ao tempo de pulsacao da luz, portanto...
-- Electronica cujo andar de entrada e' de rectificacao: o tempo de decaimento da tensao no condensador de filtragem aumentara', conduzindo a uma tensao media mais baixa, e a uma maior solicitacao de corrente por parte do circuito a jusante aos elementos rectificadores, aumentando o dutty-cycle destes e como tal a potencia dissipada...
Porque na realidade ate' mesmo uma simples resistencia esta' longe de ser realmente uma resistencia apenas!
Qualquer carga pode ser representada [ para uma determinada forma de onda periodica ] por Z=R+jX. Obviamente, R sera' constante bem como X, mas todos sabemos que o X resulta quase sempre de uma formula onde entra a frequencia f ( e a considerar o efeito pelicular, o R tambem! ).
Neste caso, de 50Hz para 25Hz, para as cargas mais "habituais", o X vai variar para metade nas reactancias indutivas e para o dobro nas capacitivas ( teoricamente! );
-- Motores: a corrente absorvida e' inversamente proporcional 'a rotacao do motor; logo saber como evoluira' a rotacao e' determinante:
- Inducao: extremamente dependentes da frequencia da alimentacao, logo passar de 50 para 25Hz vai limitar imediatamente a rotacao para a metade, fazendo que a corrente absorvida atinja valores absurdos logo no arranque...
- Universais: apesar de supostamente poderem ser alimentados com corrente continua, convem salientar que o seu dimensionamento leva em conta as perdas no ferro, histerese e cobre. As perdas no ferro dependem das correntes induzidas ( que dependem mais uma vez da frequencia, tanto de alimentacao como da rotacao do motor ), do fluxo magnetico ( que depende da corrente ); as de histerese dependem tambem dos mesmos factores que as correntes induzidas ( frequencias e corrente ); as do cobre idem aspas aspas ( Z=R+jX )... existe aqui um padrao: perdas, e no que toca 'a frequencia, as perdas dependem do quadrado dela, logo ao passar para metade, as perdas passam para um quarto... sugerindo assim um aumento do rendimento, o que significa mais rotacao ou binario...
-- Lampadas:
- Incandescencia: o filamento geralmente e' duplamente espiralado, dando-lhe uma componente indutiva... menos reactancia deixa caminho a mais corrente, mais incandescencia do filamento... que podera' queimar...
- Tubos de descarga com balastro electromagnetico convencional: a descarga inicial e' providenciada pela alta indutancia do balastro, logo se a frequencia passar a metade pode nao haver "inductive kick" suficiente para essa descarga, e o gaz nao e' ionizado. Se porventura ionizar, aquele cintilar que observamos nas extremidades do tubo vai alastrar a todo o tubo e a luz vai ser pulsada com metade da frequencia. Nao sei se o tempo de persistencia da fluorescencia do fosforo que cobre a face interna do tubo e' superior ao tempo de pulsacao da luz, portanto...
-- Electronica cujo andar de entrada e' de rectificacao: o tempo de decaimento da tensao no condensador de filtragem aumentara', conduzindo a uma tensao media mais baixa, e a uma maior solicitacao de corrente por parte do circuito a jusante aos elementos rectificadores, aumentando o dutty-cycle destes e como tal a potencia dissipada...
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- Registado: 04 out 2007, 21:39