Título Profissional ITED

Responder
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Título Profissional ITED

Mensagem por Josecalado »

Caros colegas alguém me pode esclarecer sobre esta questão do Título Profissonal, é que hoje recebi da Anacom um novo cartão chamado de título profissional de Projetista/Instalador, mas sem data de validade, poderia contatar a Anacom mas pode ser que alguém aqui do forum me consiga esclarecer, a carta que o acompanha diz que é de acordo com redação dada pela lei 47/2013 já estive a ver o decreto-lei e percebi que para manter o cartão válido deve ser feita formação de atualização no mínimo de 50 horas, sob pena de não revalidação, então mas sendo assim no cartão não deveria constar a data de validade? se algém me souber esclarecer agradecia.

Cumprs.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Título Profissional ITED

Mensagem por Varejo »

Boas, só tenho de renovar em 2015, ainda não "ouvi" falar nesse "título", mas se for obrigatório novas formações convém que sejam sobre o "ITED3" porque se for para o "ITED2" já as fiz!

O melhor será mesmo telefonar para a ANACOM... se eles souberem responder...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
A minha renovação é só daqui por 1 ano, e estou a ver a informação agora aqui em primeira mão.
Já fiz formação ITED2 para fazer inscrição na Anacom, não vejo agora o que nos vão querer impingir.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, já telefonei para a ANACOM e vão enviar para todos os técnicos(inscritos na ANACOM) o novo cartão "título profissional" sem data de validade.

As atualizações serão feitas quando houver novas regras técnicas(ITED3 ou algo nesse sentido) que justifique formações de atualização, nessa altura será comunicada aos técnicos o prazo para fazerem as atualizações sob pena de findo o prazo serem revogadas as inscrições ou outra.

Qualquer outra informação nesse sentido será também comunicada.

Eu tenho a inscrição válida até 2015, o novo título não terá data de validade, portanto devemos aguardar novas orientações da ANACOM.

Fui ainda informado que como ainda não existe novo "manual ITED" as formações sobre ITED2 encontram-se em vigor, e para corroborar o facto, quem neste momento se está a inscrever como instalador ITED eles estão a aceitar na mesma as formações ITED2 em vigor!

p.s Isto foi informação dada pelo telefone, mas em geral parece-me correta.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Obrigado amigo Varejo pelo trabalho, e pela informação que disponibilizou, mas a Anacom deveria ser mais explícita na informação que envia aos técnicos.

Cumprs.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, já recebi o "novo" cartão, é idêntico ao outro, as unicas diferenças são em "nº inscrição" altera para "nº de título profissional" e na data de validade à frente de "projeto" "instalação", que este não tem, apenas diz projetista instalador!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pelo menos a ANACOM envia cartões, agora a DGEG envia uma folhinha de formato A4, uma vergonha :)

Varejo Escreveu:Boas, já recebi o "novo" cartão, é idêntico ao outro, as unicas diferenças são em "nº inscrição" altera para "nº de título profissional" e na data de validade à frente de "projeto" "instalação", que este não tem, apenas diz projetista instalador!
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Varejo Escreveu:Boas, já recebi o "novo" cartão, é idêntico ao outro, as unicas diferenças são em "nº inscrição" altera para "nº de título profissional" e na data de validade à frente de "projeto" "instalação", que este não tem, apenas diz projetista instalador!
o meu cartão é valido até 2014 ...
eles enviam para casa o novo ou vão roubar-me novamente 80 euros pela renovação ? :x :x :x :x :x :x

já a DGEG para renovar não me cobra nada ...
estes sim , não dão cartões mas também não roubam os técnicos ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

A minha carta acabou mesmo agora de ser aberta, se ainda não recebeste a carta, deve estar mesmo a caminho uma carta com este conteudo, acompanhada do respetivo titulo profissional.
Para já a custo zero, mas depois as eventuais formações, vão doer.

quero aprender Escreveu:
o meu cartão é valido até 2014 ...
eles enviam para casa o novo ou vão roubar-me novamente 80 euros pela renovação ? :x :x :x :x :x :x

já a DGEG para renovar não me cobra nada ...
estes sim , não dão cartões mas também não roubam os técnicos ...
Anexos
004.JPG
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

alias se estes criados da PT pedirem-me novamente 80 euros vou manda-los à merda ...

as maquinas para certificações custam uma fortuna ...
alugar é mais um outro tanto ...

e para somar a isto ninguém está disposto no aluguer a ensinar a mexer nas maquinas ...

procurarei estar atualizado com o ited e executar conforme as normas mas encher o cú aos criados da PT ná ...
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Registado: 05 mai 2011, 10:54

Mensagem por vitorteixeira »

Tambem acabei agora mesmo de receber o novo cartão.

E como já sabia que alguem por aqui já tinha informações, vim logo cá em vez de ligar á ANACOM.

Ainda bem que acabaram as validades, dar quase 110 euros por especialidade (ITED e ITUR) de 3 em 3 anos é muito.

Ainda sou dos que tiveram sorte, paguei 25 euros pela inscrição de ITED e ITUR (de ITUR não paguei nada).... umas semanas depois já se pagava 107 euros por cada....

Quanto á formação, já saiu em decreto que serão obrigatorias actualizações, mas ainda estou à espera de informações por parte da ANACOM.

Espero é que despachem isso rápido.
Vitor Teixeira
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, tão depressa não deverá haver novo ITED, na medida em que o manual ITED2 está atualizado em relação às tecnologias, tanto a nível de coaxial, par de cobre ou fibra!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Varejo Escreveu:Boas, tão depressa não deverá haver novo ITED, na medida em que o manual ITED2 está atualizado em relação às tecnologias, tanto a nível de coaxial, par de cobre ou fibra!
Eu até acho que deveria haver um novo Manual :!: Não com temas novos mas com as correções a este que está em vigor porque existem coisas que foram mal pensadas. Pelo menos umas adendas :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, deveria haver correções ao manual que foram mal redigidas, tanto que nas FAQ da ANACOM já existem alguns "esclarecimentos", mas nunca seria um novo manual ITED.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”