Peco desculpa por lancar aqui um topico, mas estou a ficar sem opcoes...
Conhecem aqueles "arrancadores" usados nos motores de frigorificos e arcas congeladoras ( nao os mais recentes que usam uma pastilha VDR ) que consistiam numa bobine com nucleo movel funcionando como interruptor...
O meu problema reside na maneira como esse "arrancador" e' ligado ao motor propriamente dito, uma vez que o motor esta' encerrado junto com o compressor dentro da "panela", deixando apenas acessiveis 3 terminais, em que um deles e' o comum a ambos os enrolamentos ( principal e arranque ).
Sei que o principal deriva directamente da rede, e o de arranque so' e' usado na fase de arranque, sendo tirado de servico quando o motor atinge certa rotacao, bastando o outro para garantir a restante aceleracao e manter a marcha do motor.
O problema e' que o dito arrancador funciona como um rele em que um dos terminais da bobine coincide com um terminal do interruptor.
Durante muito tempo pensei que essa bobine era intercalada em serie com o enrolamento principal, e o interruptor em serie com o enrolamento de arranque, mas quando vi um pseudo-esquema dos tais arrancadores de pastilha VDR, percebi que o principal liga directamente aos 230V... o que me deixa sem resposta...
Se alguem me puder ajudar, agradeco...
De qualquer modo, nao existe nenhum condensador no circuito, apesar de ja' ter visto arrancadores com terminais para ele...
Parabens a todos pelo forum!