ITED OBRIGATORIO?

serip01
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2010, 20:32

Re: ITED OBRIGATORIO?

Mensagem por serip01 »

Desculpem a minha intromissão...o que julgo ser possível nestes casos (não necessariamente neste em concreto uma vez que já possui projeto) são uma e duas soluções:
- Declaração à ANACOM demonstrando que à actividade em questão não é compatível/utilizável qualquer tipo de rede de telecomunicações - com este acordo fica garantida a isenção;
- Declaração semelhante à anterior, endereçada à Câmara Municipal - se esta isentar, não existirá (em meu entender) a necessidade de consulta à ANACOM aplicável apenas em casos em que seja necessário o licenciamento municipal.
serip01
Curioso
Curioso

Mensagem por serip01 »

Desculpem a minha intromissão...o que julgo ser possível nestes casos (não necessariamente neste em concreto uma vez que já possui projeto) são uma e duas soluções:
- Declaração à ANACOM demonstrando que à actividade em questão não é compatível/utilizável qualquer tipo de rede de telecomunicações - com este acordo fica garantida a isenção;
- Declaração semelhante à anterior, endereçada à Câmara Municipal - se esta isentar, não existirá (em meu entender) a necessidade de consulta à ANACOM aplicável apenas em casos em que seja necessário o licenciamento municipal.
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Mensagem por Noctvrno »

serip01 Escreveu:Desculpem a minha intromissão...o que julgo ser possível nestes casos (não necessariamente neste em concreto uma vez que já possui projeto) são uma e duas soluções:
O espaço tem uma sala e um escritório e não é compatível/utilizável ?

Existe uma Lei e um Regulamento, que aliás muitos profissionais simplesmente não o leêm ( "(podia ler o manual, podia mas não era a mesma coisa. :lol: )" ), e vê-se neste fórum todo o tipo de desculpas para se fugir a ele.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não se percebe a razão, porque é que foi solicitado projeto ITED, quando se diz que as obras se limitam a substituir apenas um telhado existente.
Por essa ordem de ideias, deveria-se fazer tambem um projeto de eletricidade, outros de aguas, etc, etc.
Existem pessoas e organismos do estado, que gostam muito de complicar as coisas, e depois existem nesses municipios, casas a cair, etc, que por causa de tantas burocracias, os donos preferem deixar cair, pois o terreno por vezes vale mais sem nada e devoluto.

Mestreclima Escreveu:Olá "Mestreclima".

Se existe projecto ITED é porque o cliente solicitou telecomunicações para o Armazém, logo terá de o executar.
Pelas áreas que menciona, parece-me bem a quantidade de tomadas projectadas.
A ZAP só se aplica e é obrigatória em fracções residênciais.
A existência de fibra num estabelecimento deste tipo só seria obrigatória caso houvesse 2 PD's (Bastidor e ATI's) e/ou tomadas de fibra óptica. Como não é o caso, não existe distribuição de cabo de fibra. No entanto o ATI ou Bastidor terá de ter um RC-FO (primário).

Se existe projecto, não existe alternativa a não ser executá-lo.
Boas, obrigado pelo esclarecimento. No entanto como em muitos casos o cliente não fazia ideia que iria levar ITED.
As obras seriam principalmente para substituir o telhado de chapa e ripas e por isolamento acustico por o armazem estar no meio de casas.
Já tive comentarios de remodulações e até mesmo acrescimos em que o projectista fez uma declaração em que devido ao elevado custo e o cliente não tinha condições ficava isento de alterar o existente RITA.
Acham possivel?
Caso o cliente não queira o ITED acham possivel anular o projeto?[/quote]
Cpts.
Energy
serip01
Curioso
Curioso

Mensagem por serip01 »

Penso que com uma exposição à Câmara Municipal por parte do Técnico que elaborou o projeto seria possível que esta deixasse de o considerar no processo de licenciamento das obras em questão...
serip01
Curioso
Curioso

Mensagem por serip01 »

Noctvrno, não pretendi invocar quaisquer desculpas para «fugir» a qualquer legislação, apenas contribuir para a resolução de algumas situações que esta não clarifica e se revestem de clara inadequabilidade - aliás sempre dependente de parecer das respetivas entidades (ANACOM e Câmaras Municipais). Não me referi ao caso em concreto exeto entre parenresis.
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Mensagem por Noctvrno »

Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de Maio
Artigo 60.º
Excepções ao princípio da obrigatoriedade
Exceptuam-se do disposto no presente capítulo os edifícios que, em razão da sua natureza e finalidade específica, apresentem uma remota probabilidade de vir a necessitar de infra-estruturas de comunicações electrónicas, desde que devidamente fundamentado e acompanhado por declaração de responsabilidade do projectista.

Tendo uma Sala/Escritório obviamente que há necessidade de comunicações.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Eu penso que a ideia de quando saiu a lei, fosse de que sempre que se faça alterações no imóvel, que obrigue a projecto de alteração o mesmo passa-se a ficar com as infra-estruturas (actualizadas) como imóvel novo.
Mesmo que hoje seja amplo (armazém) com sanitário, amanha pode ter escritório.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Tudo se resume, apenas e somente, na interpretação que o técnico da Autarquia fizer da Lei.

Quando se faz alterações no telhado, à partida, estas serão apenas no telhado!
Portanto, entendo que não se deve aproveitar essa ocasião para "transformar o armazém num escritório"!

gemini Escreveu:As únicas maneiras de isentar de projecto/execução ITED, é verificar se cumprem o disposto nos Artigos 60º e 61º da lei...

Relativamente ao 61º, considero que se o requerente juntar uma declaração onde diga que de facto as instalações existentes são aptas a funcionar correctamente, então, tudo bem.
Learning is the goal!!
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Registado: 05 mai 2011, 10:54

Mensagem por vitorteixeira »

Noctvrno Escreveu:
serip01 Escreveu:Desculpem a minha intromissão...o que julgo ser possível nestes casos (não necessariamente neste em concreto uma vez que já possui projeto) são uma e duas soluções:
O espaço tem uma sala e um escritório e não é compatível/utilizável ?

Existe uma Lei e um Regulamento, que aliás muitos profissionais simplesmente não o leêm ( "(podia ler o manual, podia mas não era a mesma coisa. :lol: )" ), e vê-se neste fórum todo o tipo de desculpas para se fugir a ele.
O problema não é só esse.

Tenho duvidas se o Instalador esteja credenciado para executar o ITED. Peço desculpa se estiver errado.

Numa altura, em que as formações ainda são financiadas, acho incrivel como ainda aparecem situações destas. Não custa nada, 100 horitas passam rápido.
Vitor Teixeira
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”