Calculo de corrente de defeito

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Calculo de corrente de defeito

Mensagem por ngp »

Boas...
Para garantir que um circuito de segurança não dispare ao primeiro defeito, necessito de calcular uma corrente de defeito, para que não seja superior a 150mA. Alguém me sabe explicar como se calcula isso?
Já agora, como explico a maneira como este sistema se comporta após esse primeiro defeito em função da ligaçao das massas TN -> TT?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Calculo de corrente de defeito

Mensagem por joaoosvaldo »

Onde viu isso dos 150mA?

O sistema é IT e quando ocorre um 2.º defeito as condições de proteção são as mesmas que para o esquema de ligação à terra TN, ou seja, é um curto-circuito franco que tem de ser eliminado pelo dispositivo de proteção (fusíveis ou disjuntor) e o que tem de ser garantido é que não seja ultrapassado um determinado comprimento máximo da canalização para que o defeito possa ser "visto" pela proteção.

Aqui tem o ficheiro que cálcula os comprimentos máximos:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=14&t=13807

Procure no Fórum por sistema IT ou esquema de ligação à terra IT que encontra muita informação.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:Onde viu isso dos 150mA?

O sistema é IT e quando ocorre um 2.º defeito as condições de proteção são as mesmas que para o esquema de ligação à terra TN, ou seja, é um curto-circuito franco que tem de ser eliminado pelo dispositivo de proteção (fusíveis ou disjuntor) e o que tem de ser garantido é que não seja ultrapassado um determinado comprimento máximo da canalização para que o defeito possa ser "visto" pela proteção.

Procure no Fórum por sistema IT ou esquema de ligação à terra IT que encontra muita informação.
Isso dos 150mA foi o gajo do IEP que me disse que tinha de cumprir... Não percebi...
Como é que vou ler a corrente de defeito para estes casos?
O teu ficheiro está impecável, vou acrescentar isto ao projecto em causa...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ngp Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Onde viu isso dos 150mA?

Isso dos 150mA foi o gajo do IEP que me disse que tinha de cumprir... Não percebi...
Como é que vou ler a corrente de defeito para estes casos?
O teu ficheiro está impecável, vou acrescentar isto ao projecto em causa...
Eles devem-se estar a referir na utilização de interruptor diferencial + disjuntor (ou disjuntor diferecial) de 300mA e neste caso para garantir que o diferencial não atua ao 1.º defeito não pode ser ultrapassada a corrente diferencial residual a dividir por dois (300/2).

Para calcular a corrente de defeito tem de circular na malha de defeito. Ver o exemplo que está nesta apresentação:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842

Ver os seguintes tópicos:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p88493

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p59661

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p37837

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p35964
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?
Teriam que dar que valores para respeitar?
Já agora, neste caso estou a calcular isto para um quadro de segurança, este cálculo da corrente de defeito faz-se para o quadro em geral ou para todos os circuitos desse quadro?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ngp Escreveu:Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?
Já agora, neste caso estou a calcular isto para um quadro de segurança, este cálculo da corrente de defeito faz-se para o quadro em geral ou para todos os circuitos desse quadro?
Está a calcular mal :!:

Tem de circular na malha do 1.º defeito percorre da fonte até à carga o condutor de fase, depois percorre da carga até à impedância de limitação que está ligada à terra através do condutor de terra e depois passa pela impedância de limitação retornando à fonte.

Ou seja, percorre resistência de fase, resistência do defeito, resistência do condutor de terra (que deve estar a equipotencializar todas as cargas ligadas ao sistema IT) e resistência da impedância de limitação. Isso dá um valor reduzido na ordem dos mA.

Nota: A resistência do defeito pode desprezar porque assim até está a considerar a situação mais desfavorável, Rdefeito=0.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:
ngp Escreveu:Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?

Tem de circular na malha do 1.º defeito percorre da fonte até à carga o condutor de fase, depois percorre da carga até à impedância de limitação que está ligada à terra através do condutor de terra e depois passa pela impedância de limitação retornando à fonte.

Ou seja, percorre resistência de fase, resistência do defeito, resistência do condutor de terra (que deve estar a equipotencializar todas as cargas ligadas ao sistema IT) e resistência da impedância de limitação. Isso dá um valor reduzido na ordem dos mA.

Nota: A resistência do defeito pode desprezar porque assim até está a considerar a situação mais desfavorável, Rdefeito=0.
Uiiii... Nunca me lembro de ter dado nada deste género :cry: já andei a ver naquelas tópicos anteriores, mas não tem nada muito aprofundado...
Por acaso não tem nenhum documento com um exemplo destes? Era muito bom, pois estou mesmo à nora :shock:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ngp Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:

Uiiii... Nunca me lembro de ter dado nada deste género :cry: já andei a ver naquelas tópicos anteriores, mas não tem nada muito aprofundado...
Por acaso não tem nenhum documento com um exemplo destes? Era muito bom, pois estou mesmo à nora :shock:
É normal, uma licenciatura condensada em 3 anos ou até mesmo um mestrado em mais dois, é normal que se perca muita coisa...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ngp Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:

Não é nada de transcendente :!: Estude o ficheiro com o nome "PP-SLT.pdf" que está neste tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842

Veja a partir da pág. 58 do pdf (tem lá as imagens com as malhas de defeito e os exemplos de cálculos).

Se estudar esses documentos, mais o ficheiro que eu fiz e que está no tópico indicado atrás e os documentos e comentários dos post's indicados também atrás acho que resolve bem o seu problema já vai dar para ter uma ideia. Pode também pedir a um comercial da Schneider para lhe dar uma solução tipo dos equipamentos a utilizar num quadro de segurança em esquema de ligação à terra IT.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Já estou a perceber melhor...
Diga-me só uma coisa: Como sei o valor da resistência de fase, resistência do defeito (sei que é 0), resistência do condutor de terra e resistência da impedância de limitação?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ngp Escreveu:Já estou a perceber melhor...
Diga-me só uma coisa: Como sei o valor da resistência de fase, resistência do defeito (sei que é 0), resistência do condutor de terra e resistência da impedância de limitação?
A resistência de fase e do condutor de proteção tem de a calcular :!: A da impedância de limitação é dada pelo fabricante (depende do sistema que optar no Projeto). No caso da Schneider a impedância de limitação é de 1500 ohm (a 50Hz).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:
ngp Escreveu:Já estou a perceber melhor...
A resistência de fase e do condutor de proteção tem de a calcular :!: A da impedância de limitação é dada pelo fabricante (depende do sistema que optar no Projeto). No caso da Schneider a impedância de limitação é de 1500 ohm (a 50Hz).
É que nestes exemplos, eles dão valores às resistências de fase e do condutor de protecção...
Tem apenas a impedância e por sua vez a corrente de fuga, não estou a ver como chego às restantes!!??
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Cálculo da resistência de um condutor:

R = ró x L/S

ró -> resistividade

A resistividade é a 70ºC para o PVC e a 90ºC para o XLPE.

Não esquecer ao calcular a corrente de defeito no valor da tensão subtrair a queda de tensão a montante (antes do IT) e multiplicar por um fator c, em que:

-> c=0.80 para canalizações com origem no Q.E. quando se desconhecem os parâmetros da rede de distribuição a montante;

-> C=0.95 para canalizações com origem no Q.G.B.T. (instalações dotadas de Posto de Transformação).

Isto é uma aproximação do valor da tensão no momento do defeito.

O que está aqui referido está tudo na folha de cálculo que calcula os comprimentos máximos, apenas com a diferença que em vez de calcular o comprimento máximo, quer calcular a corrente de defeito, se ver bem as fórmulas da folha de cálculo vai perceber.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:Cálculo da resistência de um condutor:

R = ró x L/S

ró -> resistividade

A resistividade é a 70ºC para o PVC e a 90ºC para o XLPE.

Não esquecer ao calcular a corrente de defeito no valor da tensão subtrair a queda de tensão a montante (antes do IT) e multiplicar por um fator c, em que:

-> c=0.80 para canalizações com origem no Q.E. quando se desconhecem os parâmetros da rede de distribuição a montante;

-> C=0.95 para canalizações com origem no Q.G.B.T. (instalações dotadas de Posto de Transformação).

Isto é uma aproximação do valor da tensão no momento do defeito.

O que está aqui referido está tudo na folha de cálculo que calcula os comprimentos máximos, apenas com a diferença que em vez de calcular o comprimento máximo, quer calcular a corrente de defeito, se ver bem as fórmulas da folha de cálculo vai perceber.
Mas no que vi pode saber-se a corrente de defeito pelo normal Id = U0 / R em que R é o somatório das resistências do circuito certo?
Neste caso a impedância do CPI a Schneider deve dar por defeito não? E a resistência de terra tem um valor que pode ser atribuído por nós não?
Daí poderemos depois calcular por exemplo a tensão de contacto...
Ou estarei a pensar mal?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

A impedância de limitação é uma coisa e o CPI é outra :!:

Ver o meu comentário anterior para ver qual o valor de tensão a aplicar no cálculo.

Quanto mais resistência adicionar no cálculo menor é a corrente por isso considere um caso hipotético mais desfavorável que será apenas a resistência do condutor de fase, do condutor de proteção e da impedância de limitação mais nada :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”