Dimensionamento de cabos
Dimensionamento de cabos
Boas...
Um caso de um edifício com necessidade de 235KVA.
Correspondendo a canalização ao método de referência D, pelo quadro 52-C30 e verificando que a corrente admissível se tem de multiplicar por 0,8 (comentário desse quadro), necessito de um cabo com secção de 300mm2 para satisfazer todas as condições.
Que cabo me aconselham a usar? Supostamente o XAV vai até 300mm2, mas não encontro nas tabelas dos fabricantes.
Podem-me ajudar?
Correspondendo a canalização ao método de referência D, pelo quadro 52-C30 e verificando que a corrente admissível se tem de multiplicar por 0,8 (comentário desse quadro), necessito de um cabo com secção de 300mm2 para satisfazer todas as condições.
Que cabo me aconselham a usar? Supostamente o XAV vai até 300mm2, mas não encontro nas tabelas dos fabricantes.
Podem-me ajudar?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Dimensionamento de cabos
O método de referência D ainda está em estudo, ver Anexo III
Isso é In=400 A logo
Na tabela da Eurocabos aparece o XAV 300mm^2
Mas se calhar XAV 3 cabos unipolar em paralelo de 150 mm^2 chegará
Iz= 618 A ............In<=618x0,75x1,45/1,6=420 A satisfaz
XAV-R 3x(1x150)+150
Ou VAV 3x240+120
Iz=515 A ........In<=515 x 1,45 /1,6=466 A
Ver qual o mais económico
Mas para essa potência precisa de um PT-AI-250 KVA
Isso é In=400 A logo
Na tabela da Eurocabos aparece o XAV 300mm^2
Mas se calhar XAV 3 cabos unipolar em paralelo de 150 mm^2 chegará
Iz= 618 A ............In<=618x0,75x1,45/1,6=420 A satisfaz
XAV-R 3x(1x150)+150
Ou VAV 3x240+120
Iz=515 A ........In<=515 x 1,45 /1,6=466 A
Ver qual o mais económico
Mas para essa potência precisa de um PT-AI-250 KVA
Última edição por Duzia12 em 30 set 2013, 19:51, editado 10 vezes no total.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá "ngp".ngp Escreveu:Boas...
Podem-me ajudar?
Esse edifício será alimentado a partir do quê? De um PT ou de outro local (portinhola, Q.E., etc.)?
Se vier de um PT, aplicas o regulamento RSRDEE, e para essa potência um cabo XAV 3x185+95 enterrado directamente chega.
Se vier de qualquer outro ponto que não um PT, então tens de aplicar as RTIEBT. Usas o método D, e o mesmo cabo também dá. Como deverá ser enterrado directamente no solo não multiplicas por 0,8, pois esse cabo já tem protecção mecânica incorporada.
Uma resalva:
Não sei quantos metros tem essa canalização e estou a considerar o uso de fusíveis de 355A. A distância da canalização e consoante de onde esteja ligada, pode ter que ser aumentada de modo a garantir as qdt.
- Anexos
-
- Dimensionamentos.pdf
- (44.06 KiB) Transferido 356 vezes
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Não uses essa secção para canalizações deste tipo.ngp Escreveu:Realmente, não tinha visto na Eurocabos...
Haverá XAV 3x300+2G150 mm2?
São muito dificeis de passar.
300 mm2 é normalmente usado em cabo monocondutor entre o Transformador e o QGBT.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Oficial
angel_of_diablo Escreveu:Não uses essa secção para canalizações deste tipo.ngp Escreveu:Realmente, não tinha visto na Eurocabos...
Haverá XAV 3x300+2G150 mm2?
São muito dificeis de passar.
300 mm2 é normalmente usado em cabo monocondutor entre o Transformador e o QGBT.
XAV 3X185
In<=441x1,45/1,6=399 A---à tangente mais 1 menos 1 mas serve!! para In=400A
In=355 A (não sabia que havia este calibre)? Sempre a aprender!!
Última edição por Duzia12 em 30 set 2013, 21:13, editado 1 vez no total.
Vem de uma portinhola.... Pois, por isso é que uso o método B e necessito de uma secção de 300mm2...angel_of_diablo Escreveu:Olá "ngp".ngp Escreveu:Boas...
Podem-me ajudar?
Esse edifício será alimentado a partir do quê? De um PT ou de outro local (portinhola, Q.E., etc.)?
Se vier de um PT, aplicas o regulamento RSRDEE, e para essa potência um cabo XAV 3x185+95 enterrado directamente chega.
Se vier de qualquer outro ponto que não um PT, então tens de aplicar as RTIEBT. Usas o método D, e o mesmo cabo também dá. Como deverá ser enterrado directamente no solo não multiplicas por 0,8, pois esse cabo já tem protecção mecânica incorporada.
Uma resalva:
Não sei quantos metros tem essa canalização e estou a considerar o uso de fusíveis de 355A. A distância da canalização e consoante de onde esteja ligada, pode ter que ser aumentada de modo a garantir as qdt.
Mas então que tipo de cabo aconselhas a usar?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Amigo "Duzia12", estou a "apanhar navios".Duzia12 Escreveu: XAV 3X185
In<=441x1,45/1,6=399 A---à tangente mais 1 menos 1 mas serve!!
In=355 A (não sabia que havia este calibre)? Sempre a aprender!!
Que condição é essa que está a usar? E porquê à tangente?
Estou intrigado....
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Oficial
ngp Escreveu:Vem de uma portinhola.... Pois, por isso é que uso o método B e necessito de uma secção de 300mm2...angel_of_diablo Escreveu:Olá "ngp".ngp Escreveu:Boas...
Podem-me ajudar?
Uma resalva:
Se vem de uma portinhola o In=355 A ou 400 A?????????????
A potência a contratar normalizada é de 250 KVA Ib=361A In=400 A cabo ????
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
A partir de 41,4 kVA, não existe potência normalizada para contratar, quando ligada à rede pública em BT.Duzia12 Escreveu: Se vem de uma portinhola o In=355 A ou 400 A?????????????
A potência a contratar normalizada é de 250 KVA Ib=361A In=400 A cabo ????[/b][/i][/u]
Desde que haja disponibilidade da mesma pelo distribuidor, pode chegar aos 400A. Já tive conhecimento de uma instalação em que se montou uma portinhola P1000 (mil).
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
O método de referência não tem a haver com a proveniência do circuito (portinhola neste caso), mas sim do tipo de canalização.ngp Escreveu: Vem de uma portinhola.... Pois, por isso é que uso o método B e necessito de uma secção de 300mm2...
Desde a portinhola até ao Q.E., como é feita a canalização?
1) Enterrada;
2) Embebida no pavimento ou parede;
3) Outras.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Pensava que a partir de 400A, o ramal ligava diretamente no corte geral.
Pensava que a partir de 400A, o ramal ligava diretamente no corte geral.
angel_of_diablo Escreveu:A partir de 41,4 kVA, não existe potência normalizada para contratar, quando ligada à rede pública em BT.Duzia12 Escreveu: Se vem de uma portinhola o In=355 A ou 400 A?????????????
A potência a contratar normalizada é de 250 KVA Ib=361A In=400 A cabo ????[/b][/i][/u]
Desde que haja disponibilidade da mesma pelo distribuidor, pode chegar aos 400A. Já tive conhecimento de uma instalação em que se montou uma portinhola P1000 (mil).
Cpts.
Energy
Energy
Isto já gerou aqui bons conhecimentos...
Aquilo trata-se de uma urbanização com fins industriais, e o cabo é para vir enterrado desde a portinhola ao Q.G.E.
Tenho de usar o método de referência D, tal como expliquei anteriormente.
Pelos cálculos, necessito de secção 300mm2.
Que tipo de cabo me aconselhariam a usar?
Aquilo trata-se de uma urbanização com fins industriais, e o cabo é para vir enterrado desde a portinhola ao Q.G.E.
Tenho de usar o método de referência D, tal como expliquei anteriormente.
Pelos cálculos, necessito de secção 300mm2.
Que tipo de cabo me aconselhariam a usar?