Calculo de corrente de defeito
Calculo de corrente de defeito
Boas...
Para garantir que um circuito de segurança não dispare ao primeiro defeito, necessito de calcular uma corrente de defeito, para que não seja superior a 150mA. Alguém me sabe explicar como se calcula isso?
Já agora, como explico a maneira como este sistema se comporta após esse primeiro defeito em função da ligaçao das massas TN -> TT?
Para garantir que um circuito de segurança não dispare ao primeiro defeito, necessito de calcular uma corrente de defeito, para que não seja superior a 150mA. Alguém me sabe explicar como se calcula isso?
Já agora, como explico a maneira como este sistema se comporta após esse primeiro defeito em função da ligaçao das massas TN -> TT?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Calculo de corrente de defeito
Onde viu isso dos 150mA?
O sistema é IT e quando ocorre um 2.º defeito as condições de proteção são as mesmas que para o esquema de ligação à terra TN, ou seja, é um curto-circuito franco que tem de ser eliminado pelo dispositivo de proteção (fusíveis ou disjuntor) e o que tem de ser garantido é que não seja ultrapassado um determinado comprimento máximo da canalização para que o defeito possa ser "visto" pela proteção.
Aqui tem o ficheiro que cálcula os comprimentos máximos:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=14&t=13807
Procure no Fórum por sistema IT ou esquema de ligação à terra IT que encontra muita informação.
O sistema é IT e quando ocorre um 2.º defeito as condições de proteção são as mesmas que para o esquema de ligação à terra TN, ou seja, é um curto-circuito franco que tem de ser eliminado pelo dispositivo de proteção (fusíveis ou disjuntor) e o que tem de ser garantido é que não seja ultrapassado um determinado comprimento máximo da canalização para que o defeito possa ser "visto" pela proteção.
Procure no Fórum por sistema IT ou esquema de ligação à terra IT que encontra muita informação.
Isso dos 150mA foi o gajo do IEP que me disse que tinha de cumprir... Não percebi...joaoosvaldo Escreveu:Onde viu isso dos 150mA?
Como é que vou ler a corrente de defeito para estes casos?
O teu ficheiro está impecável, vou acrescentar isto ao projecto em causa...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Eles devem-se estar a referir na utilização de interruptor diferencial + disjuntor (ou disjuntor diferecial) de 300mA e neste caso para garantir que o diferencial não atua ao 1.º defeito não pode ser ultrapassada a corrente diferencial residual a dividir por dois (300/2).ngp Escreveu:Isso dos 150mA foi o gajo do IEP que me disse que tinha de cumprir... Não percebi...joaoosvaldo Escreveu:Onde viu isso dos 150mA?
Como é que vou ler a corrente de defeito para estes casos?
O teu ficheiro está impecável, vou acrescentar isto ao projecto em causa...
Para calcular a corrente de defeito tem de circular na malha de defeito. Ver o exemplo que está nesta apresentação:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842
Ver os seguintes tópicos:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p88493
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p59661
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p37837
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lha#p35964
Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?
Teriam que dar que valores para respeitar?
Já agora, neste caso estou a calcular isto para um quadro de segurança, este cálculo da corrente de defeito faz-se para o quadro em geral ou para todos os circuitos desse quadro?
Já agora, neste caso estou a calcular isto para um quadro de segurança, este cálculo da corrente de defeito faz-se para o quadro em geral ou para todos os circuitos desse quadro?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Está a calcular malngp Escreveu:Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?

Tem de circular na malha do 1.º defeito percorre da fonte até à carga o condutor de fase, depois percorre da carga até à impedância de limitação que está ligada à terra através do condutor de terra e depois passa pela impedância de limitação retornando à fonte.
Ou seja, percorre resistência de fase, resistência do defeito, resistência do condutor de terra (que deve estar a equipotencializar todas as cargas ligadas ao sistema IT) e resistência da impedância de limitação. Isso dá um valor reduzido na ordem dos mA.
Nota: A resistência do defeito pode desprezar porque assim até está a considerar a situação mais desfavorável, Rdefeito=0.
Uiiii... Nunca me lembro de ter dado nada deste génerojoaoosvaldo Escreveu:Está a calcular malngp Escreveu:Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?
Já agora, neste caso estou a calcular isto para um quadro de segurança, este cálculo da corrente de defeito faz-se para o quadro em geral ou para todos os circuitos desse quadro?![]()
Tem de circular na malha do 1.º defeito percorre da fonte até à carga o condutor de fase, depois percorre da carga até à impedância de limitação que está ligada à terra através do condutor de terra e depois passa pela impedância de limitação retornando à fonte.
Ou seja, percorre resistência de fase, resistência do defeito, resistência do condutor de terra (que deve estar a equipotencializar todas as cargas ligadas ao sistema IT) e resistência da impedância de limitação. Isso dá um valor reduzido na ordem dos mA.
Nota: A resistência do defeito pode desprezar porque assim até está a considerar a situação mais desfavorável, Rdefeito=0.

Por acaso não tem nenhum documento com um exemplo destes? Era muito bom, pois estou mesmo à nora

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
É normal, uma licenciatura condensada em 3 anos ou até mesmo um mestrado em mais dois, é normal que se perca muita coisa...ngp Escreveu:Uiiii... Nunca me lembro de ter dado nada deste génerojoaoosvaldo Escreveu:Está a calcular malngp Escreveu:Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?
Já agora, neste caso estou a calcular isto para um quadro de segurança, este cálculo da corrente de defeito faz-se para o quadro em geral ou para todos os circuitos desse quadro?![]()
Nota: A resistência do defeito pode desprezar porque assim até está a considerar a situação mais desfavorável, Rdefeito=0.já andei a ver naquelas tópicos anteriores, mas não tem nada muito aprofundado...
Por acaso não tem nenhum documento com um exemplo destes? Era muito bom, pois estou mesmo à nora
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não é nada de transcendentengp Escreveu:Uiiii... Nunca me lembro de ter dado nada deste génerojoaoosvaldo Escreveu:Está a calcular malngp Escreveu:Já estive a fazer esses cálculos, e a mim está a dar-me Id=232.32A. O que quer isto dizer?
Nota: A resistência do defeito pode desprezar porque assim até está a considerar a situação mais desfavorável, Rdefeito=0.já andei a ver naquelas tópicos anteriores, mas não tem nada muito aprofundado...

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842
Veja a partir da pág. 58 do pdf (tem lá as imagens com as malhas de defeito e os exemplos de cálculos).
Se estudar esses documentos, mais o ficheiro que eu fiz e que está no tópico indicado atrás e os documentos e comentários dos post's indicados também atrás acho que resolve bem o seu problema já vai dar para ter uma ideia. Pode também pedir a um comercial da Schneider para lhe dar uma solução tipo dos equipamentos a utilizar num quadro de segurança em esquema de ligação à terra IT.
Já estou a perceber melhor...
Diga-me só uma coisa: Como sei o valor da resistência de fase, resistência do defeito (sei que é 0), resistência do condutor de terra e resistência da impedância de limitação?
Diga-me só uma coisa: Como sei o valor da resistência de fase, resistência do defeito (sei que é 0), resistência do condutor de terra e resistência da impedância de limitação?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
A resistência de fase e do condutor de proteção tem de a calcularngp Escreveu:Já estou a perceber melhor...

É que nestes exemplos, eles dão valores às resistências de fase e do condutor de protecção...joaoosvaldo Escreveu:A resistência de fase e do condutor de proteção tem de a calcularngp Escreveu:Já estou a perceber melhor...
Diga-me só uma coisa: Como sei o valor da resistência de fase, resistência do defeito (sei que é 0), resistência do condutor de terra e resistência da impedância de limitação?A da impedância de limitação é dada pelo fabricante (depende do sistema que optar no Projeto). No caso da Schneider a impedância de limitação é de 1500 ohm (a 50Hz).
Tem apenas a impedância e por sua vez a corrente de fuga, não estou a ver como chego às restantes!!??
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Cálculo da resistência de um condutor:
R = ró x L/S
ró -> resistividade
A resistividade é a 70ºC para o PVC e a 90ºC para o XLPE.
Não esquecer ao calcular a corrente de defeito no valor da tensão subtrair a queda de tensão a montante (antes do IT) e multiplicar por um fator c, em que:
-> c=0.80 para canalizações com origem no Q.E. quando se desconhecem os parâmetros da rede de distribuição a montante;
-> C=0.95 para canalizações com origem no Q.G.B.T. (instalações dotadas de Posto de Transformação).
Isto é uma aproximação do valor da tensão no momento do defeito.
O que está aqui referido está tudo na folha de cálculo que calcula os comprimentos máximos, apenas com a diferença que em vez de calcular o comprimento máximo, quer calcular a corrente de defeito, se ver bem as fórmulas da folha de cálculo vai perceber.
R = ró x L/S
ró -> resistividade
Não esquecer ao calcular a corrente de defeito no valor da tensão subtrair a queda de tensão a montante (antes do IT) e multiplicar por um fator c, em que:
-> c=0.80 para canalizações com origem no Q.E. quando se desconhecem os parâmetros da rede de distribuição a montante;
-> C=0.95 para canalizações com origem no Q.G.B.T. (instalações dotadas de Posto de Transformação).
O que está aqui referido está tudo na folha de cálculo que calcula os comprimentos máximos, apenas com a diferença que em vez de calcular o comprimento máximo, quer calcular a corrente de defeito, se ver bem as fórmulas da folha de cálculo vai perceber.
Mas no que vi pode saber-se a corrente de defeito pelo normal Id = U0 / R em que R é o somatório das resistências do circuito certo?joaoosvaldo Escreveu:Cálculo da resistência de um condutor:
R = ró x L/S
ró -> resistividade
Neste caso a impedância do CPI a Schneider deve dar por defeito não? E a resistência de terra tem um valor que pode ser atribuído por nós não?
Daí poderemos depois calcular por exemplo a tensão de contacto...
Ou estarei a pensar mal?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
A impedância de limitação é uma coisa e o CPI é outra
Ver o meu comentário anterior para ver qual o valor de tensão a aplicar no cálculo.
Quanto mais resistência adicionar no cálculo menor é a corrente por isso considere um caso hipotético mais desfavorável que será apenas a resistência do condutor de fase, do condutor de proteção e da impedância de limitação mais nada

Ver o meu comentário anterior para ver qual o valor de tensão a aplicar no cálculo.
Quanto mais resistência adicionar no cálculo menor é a corrente por isso considere um caso hipotético mais desfavorável que será apenas a resistência do condutor de fase, do condutor de proteção e da impedância de limitação mais nada