Entradas digitais e analógicas variador de velocidade

Responder
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Been thanked: 3 times

Entradas digitais e analógicas variador de velocidade

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

tenho um variador de velocidade altivar 12 da scheinder electric, e pretendo utilizar a entrada analógica usando um potenciómetro e 2 entradas digitais, uma para aumentar a velocidade e outra para reduzir (função velocidade +/-).

Será estas 2 funções compatíveis? Qual será o comportamento do variador de velocidade?

O objectivo é com um potenciómetro duplo poder variar a velocidade em simultâneo de 2 variadores de velocidade de forma sincronizada, e com a função velocidade +/-, efectuar um ajuste de velocidade pontual num dos variadores.

Obrigado

Continuação de bom fim de semana.

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Entradas digitais e analógicas variador de velocidade

Mensagem por nelmindo »

nunomota Escreveu:Boa tarde,

tenho um variador de velocidade altivar 12 da scheinder electric, e pretendo utilizar a entrada analógica usando um potenciómetro e 2 entradas digitais, uma para aumentar a velocidade e outra para reduzir (função velocidade +/-).

Será estas 2 funções compatíveis? Qual será o comportamento do variador de velocidade?

O objectivo é com um potenciómetro duplo poder variar a velocidade em simultâneo de 2 variadores de velocidade de forma sincronizada, e com a função velocidade +/-, efectuar um ajuste de velocidade pontual num dos variadores.

Obrigado

Continuação de bom fim de semana.

Abraço

Directamente ao variador duvido que dê. É preferível usar potênciómetros à parte para fazer os micro ajustes, em série com o duplo.
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

essa fui a minha primeira solução, mas o comportamento é muito instavél. Para além disso necessito de colocar em série com esses 2 potenciómetro uma resistência para garantir um velocidade mínima.

Com as 2 entradas digitais uma para velocidade + e outra velocidade -, penso que seria uma solução muito mais estavel.

Obrigado pela ajuda.

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

nunomota Escreveu:Bom dia,

essa fui a minha primeira solução, mas o comportamento é muito instavél. Para além disso necessito de colocar em série com esses 2 potenciómetro uma resistência para garantir um velocidade mínima.

Com as 2 entradas digitais uma para velocidade + e outra velocidade -, penso que seria uma solução muito mais estavel.

Obrigado pela ajuda.

Abraço
A velocidade minima é parametrizável sem recurso a resistências adicionais. Veja o manual do variador.
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

eu sei que a velocidade mínima pode ser parametrizada no variador de velocidade (LSP). Tive que colocar uma resistência em série com os potenciómetros não sei precisar muito bem o efeito agora, mas penso que estava relacionado com a "sincronização" dos 2 potenciómetros.

Questões à parte, tal como referi no primeiro post, o objectivo era ter o potenciómetro duplo para controlar a velocidade de 2 motores da mesma forma, e con 2 entradas digitais poder realizar um ajuste fino.

Estive a ver no manual do altivar12, que é um pouco diferente do altivar312 e não tem disponível a função velocidade +/-.

Obrigado pela ajuda.

Abraço
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

está a usar os 5V internos ou usa uma fonte externa de 10V?

como diz o nelmindo pode programar nas entradas digitais os preset de velocidade, tipo 0%, 25%, 50% e 100%, mas usar as entradas digitais como incrementador de velocidade penso que não seja possivel, só por entrada analogica....., mas se está a usar dois variadores iguais, penso que pode liga-los por bus e definir ai a sincronização só com um input analogico....
Jaime Reis
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

não pretendo usar da forma "preset". Pretendia mesmo da forma incremental. Pode explicar melhor essa questão do Bus?

Os variadores são da mesma marca, Scheinder electric, mas de diferentes potências, um de 0,5 HP e outro de 1HP.

Obrigado pela ajuda.

Abraço
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

olá com esses variadores não se vai safar,

esses só permitem o ajuste em percentagem fixa como ja foi explicado antes, tente procurar outro variador que permita mais que uma entrada analogica ( ou colocação de cartas)e que permita no softawre incrementar a ref de velocidade por soma directa das entradas analogicas ou em percentagem, existem alguns em que é até possível definir a formula de calculo para a velocidade pretendida.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”