tipo de cabo e como fazer

tonifaria
Curioso
Curioso
Registado: 06 ago 2011, 16:24

Re: tipo de cabo e como fazer

Mensagem por tonifaria »

Boas já estive em varias obras onde recebem bastante publico e o cabo verde vai até uma caixa e depois saí um cabo mais pequeno para a coluna( normalmente esse cabo já vem com a coluna).
Esteticamente podes utilizar uma calha branca. Quanto a leis acho que se respeitares a secção deve ser o bastante.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Re: tipo de cabo e como fazer

Mensagem por damon »

Boas,
vou fazer uma instalacao electrica de um deck no exterior para restaurante,
tenho uma duvida em relacao ao cabo a utilizar, posso por cabo FVV para iluminacao e tomadas? Em vez de XV ou VV, ate porque alguns cabos vao ter de entrar dentro dos perfis metalicos para iluminacao, e + facil enfiar...
E tambem porque tenho stock deste material :D
Esta correcto utilizar estes cabos, ou deveria ser outros? Estive a ver no regulamento, aparentemente o criterio de escolha tem a ver com intensidade.
E para exterior encontro pouca informacao.
tb tenho que alimentar aquecedores de 1500w cada, sao 4, portanto 6000w, estava a pensar passar um cabo de H07VVF 3×4mm. Sao 5m de cumprimento ate ao quadro, a queda de tensao esta correcta. Em relacao a ligacao equipotencial da estrutura, devo colocar uma terra nova com piquete terra, ou posso passar um cabo de 4mm ate ao quadro e ligar ao barramenti de terra??
aguardo resposta
abrcos
Responder

Voltar para “Dúvidas”