Interruptores no interior de WC
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Interruptores no interior de WC
A dúvida é mesmo essa:
Podem-se colocar interruptores (p/iluminação) no interior de WC's com duche?
Bem como os interruptores dos estores eléctricos?
Naturalmente, eu julgo que sim, desde que com índices de protecção adequados...
A questão vem da análise duma planta da futura casa dum amigo, que me pediu para fazer um esboço das localizações de interruptores, tomadas, etc... e tem uma WC pequena, com duche, num canto (curva 90º) do corredor, onde o acesso é uma porta de correr (tipo cassete), pois o corredor é muito estreito, e a WC é muito pequena.
Á falta de local na parede do corredor para pôr os interruptores (pois, olhando de frente para a porta do WC, à sua esquerda só há um pilar de betão, e á direita da porta é a parede com a dimensão única da cassete que vai envolver a porta...), e uma vez que se ficarem do lado oposto do corredor não faz sentido, pensei em localizar os mesmos dentro da WC.
Isto é possível?
Grato pela ajuda
A questão vem da análise duma planta da futura casa dum amigo, que me pediu para fazer um esboço das localizações de interruptores, tomadas, etc... e tem uma WC pequena, com duche, num canto (curva 90º) do corredor, onde o acesso é uma porta de correr (tipo cassete), pois o corredor é muito estreito, e a WC é muito pequena.
Á falta de local na parede do corredor para pôr os interruptores (pois, olhando de frente para a porta do WC, à sua esquerda só há um pilar de betão, e á direita da porta é a parede com a dimensão única da cassete que vai envolver a porta...), e uma vez que se ficarem do lado oposto do corredor não faz sentido, pensei em localizar os mesmos dentro da WC.
Isto é possível?
Grato pela ajuda
Learning is the goal!!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Interruptores no interior de WC
O colega Duzia quando diz "respeite os volumes de segurança", colega Gemini deve ter atenção de que cada volume tem caracteristicas especiais e quando menor o valor númerico, mais rigidas são as condições dos equipamentos a instalar lá. Por isso, desde que respeite isso, pode instalar os interruptores que pretende.
Veja as regras técnicas.
Veja as regras técnicas.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Olá "gemini".gemini Escreveu:A dúvida é mesmo essa:
Isto é possível?
Grato pela ajuda
O único local onde podes colocar o interruptor, alimentado a 230V e circuito de iluminação da casa de banho com ID de 30 mA, é a 60 cm de distância da borda de fora da banheira.
Em relação ao IP, segundo as RTIEBT indicão IPX1, que qualquer aparelhagem completa tem. Eu recomendo e projecto sempre IP44 (um kit que se instala nos comandos e tomadas) nestes locais.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
Grato pelas respostas.
Eu, como disse no 1º post, julgava que sim, desde que com índices de protecção adequados, de acordo com as RTIEBT.
A pergunta surgiu porque é uma situação pouco comum, pois, normalmente, 1º acendemos a luz, e depois entramos nas WC.
Aqui vai ser ao contrário: 1º entramos nas WC, e depois acendemos a luz.
Ao fim e ao cabo, é apenas isso...
Ok, pode fechar então
Eu, como disse no 1º post, julgava que sim, desde que com índices de protecção adequados, de acordo com as RTIEBT.
A pergunta surgiu porque é uma situação pouco comum, pois, normalmente, 1º acendemos a luz, e depois entramos nas WC.
Aqui vai ser ao contrário: 1º entramos nas WC, e depois acendemos a luz.
Ao fim e ao cabo, é apenas isso...
Ok, pode fechar então

Learning is the goal!!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Além do que já foi referido se não tiver mesmo hipótese, e se tiver que meter o interruptor nos volumes 1 ou 2, poderá recorrer a TRS (12V~) (Interruptores comandados por cordão isolante), é o que permite as RTIEBT, não é facil entender o porquê desta exigência mas como temos de cumprir!
Cumprs.
Cumprs.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Esses interruptores ou botões de pressão usavam-se antigamente para chamar a empregada, com campainha de12 V ou quadro de alvos!!!!!!!!!!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Ainda são usados esses botões de cordão, e são usados nos wcs de deficientes, para fazer a sinalização de chamada.
Mas o colega "gemini" também pode utilizar nesse wc um detetor de movimento, e esquece a questão do interruptor, ou compra um plafom já com detetor incorporado.
Ainda são usados esses botões de cordão, e são usados nos wcs de deficientes, para fazer a sinalização de chamada.
Mas o colega "gemini" também pode utilizar nesse wc um detetor de movimento, e esquece a questão do interruptor, ou compra um plafom já com detetor incorporado.
Duzia12 Escreveu:Esses interruptores ou botões de pressão usavam-se antigamente para chamar a empregada, com campainha de12 V ou quadro de alvos!!!!!!!!!!
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Obrigado pelas sugestões, mas, de longe, o cordão vai ficar fora de hipótese
contudo, o detector integrado poder uma hipótese...

contudo, o detector integrado poder uma hipótese...
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Eu estava a pensar que os interruptores em W.C. e cozinhas teriam ser da parte for a dos mesmos? o que eu menti aos meus clientes irrrrrra a informar que teriam ser de fora!