ficha electrotecnica

Responder
land94
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2012, 16:50

ficha electrotecnica

Mensagem por land94 »

boas , uma pergunta ao meus colegas da area electrica, pediram me para prencher uma ficha electrotecnica com vista a um pedido de ramal, acham que devo levar algum valor monetario por isso? ja o tinha feito e nunca me tinha ocorrido ,mas com hoje em dia tudo tem valor acho que devo levar um valor ,alguem ja o fez??

obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: ficha electrotecnica

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tudo depende do relacionamento pessoal ou comercial, a quem se vai assinar a F.E
Cpts.
Energy
land94
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2012, 16:50

Mensagem por land94 »

relacionamento puramente comercial,não ha mais ligação a não ser trabalho.

obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o relacionamento comercial é bom, eu faria repercutir o valor desse trabalho, nos futuros trabalhos.

land94 Escreveu:relacionamento puramente comercial,não ha mais ligação a não ser trabalho.

obrigado
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Bem não bem assim! vamos a ver se for em Lisboa (noutra cidade não sei) a ficha electrotécnica a pedir o novo ramal tem de levar tambem o termo de responsabilidade.
O técnico tem de arranjar uma empresa credênciada para fazer o ramal! (quem paga deve ser o dono da obra).
Não esquecer que ao passar o termo de responsabilidade é do mesmo a responsabilidade até á montagem do mesmo ramal! embora não seja o mesmo a executar o ramal.
Pergunto aceitar a fazer um pedido de ramal sem fazer a instalação? só se for um familiar mas mandou fazer a instalação a outro técnico?
Agora aceita-se opiniões.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

No meu entender deve apresentar um valor pelo trabalho/responsabilidade que vai executar.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nos tempos que correm, apresentar honorários para uma assinatura de uma F.E mesmo com termo de responsabilidade de execução, que não envolve grande risco, pois a responsabilidade é ver se a portinhola está instalada no devido lugar, e tubagem de diametro adequado para receber ramal, as ligações elétricas são da responsabilidade de quem executa o ramal.
A apresentação desses honorários ao cliente pode ser o princípio do fim, de um bom relacionamento comercial.
Eu continuo a dizer que faria repercutir um determinado valor nos trabalhos seguintes, mas cada qual, sabe as linhas com que cose.
Cpts.
Energy
electrotecnico
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Mensagem por electrotecnico »

Boas colegas

Venho aqui colocar duas questoes:

1º Se eu assinar o termo de responsabilidade de uma instalaçao no dia da vistoria da certiel tenho de estar presente na obra.

2º As caixas de mediçao de terra sao autorizadas dentro da habitaçao logo abaixo do quadro electrico.

:shock:
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

electrotecnico Escreveu:Boas colegas

1º Se eu assinar o termo de responsabilidade de uma instalaçao no dia da vistoria da certiel tenho de estar presente na obra. Tem de estar presente ou fazer-se representar por outro técnico credenciado.2º As caixas de mediçao de terra sao autorizadas dentro da habitaçao logo abaixo do quadro electrico. Pode ficar abaixo ou noutro local, mais inestético
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parece-me haver aqui alguma confusão, o termo de responsabilidade de uma instalação é uma coisa.
O pedido de certificação na Certiel é outra, e este é que obriga o Técnico a estar presente, ou se fazer representar no dia e hora marcado para a Inspeção.
A caixa medidora de terra, como já foi dito, pode ficar aonde bem entender, desde que acessivél, até pode ficar na rua.

electrotecnico Escreveu:Boas colegas

1º Se eu assinar o termo de responsabilidade de uma instalaçao no dia da vistoria da certiel tenho de estar presente na obra.

2º As caixas de mediçao de terra sao autorizadas dentro da habitaçao logo abaixo do quadro electrico.

Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”