ligaçao de interruptores

luis gonçalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 set 2013, 18:17

ligaçao de interruptores

Mensagem por luis gonçalves »

ola boa tarde,preciso de uma ajudinha.
tenho dois pontos de luz numa sala e quero polas acender e apagar em tres interruptores em separado,comprei tres comotores de escada so que acho que me faz falta um enversor.se me podecem andar um esquema agradecia.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: ligaçao de interruptores

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se fizer uma pesquisa aqui no forum, vai encontrar muita coisa sobre o assunto.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... m+inversor

luis gonçalves Escreveu:ola boa tarde,preciso de uma ajudinha.
tenho dois pontos de luz numa sala e quero polas acender e apagar em tres interruptores em separado,comprei tres comotores de escada so que acho que me faz falta um enversor.se me podecem andar um esquema agradecia.
Cpts.
Energy
luis gonçalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 set 2013, 18:17

Mensagem por luis gonçalves »

obrigada
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Não vai precisar dos 3 comutadores pode devolver um e trazer um inversor de grupo ou como também aqui foi dito com botões de pressão e telerruptor de seguida deixo um esquema para a utilização de telerruptor (neste esquema estão quatro botões de pressão e 4 lâmpadas, você terá 3 botões e duas lâmpadas. Escolha qual o sistema que prefere.

Imagem
L.Sousa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Prefiro o uso da comutação com inversor, dependendo do consumo e da utilização, poderá ser necessário associar ao telerruptor um contator, e depois isso já não se pode fazer na caixa de derivação normal, pois o contator não cabe lá.
Por isso pensar 2 vezes antes de tomar a decisão de qual sistema implementar, senão não ganha para telerruptores.

L.Sousa Escreveu:Não vai precisar dos 3 comutadores pode devolver um e trazer um inversor de grupo ou como também aqui foi dito com botões de pressão e telerruptor de seguida deixo um esquema para a utilização de telerruptor (neste esquema estão quatro botões de pressão e 4 lâmpadas, você terá 3 botões e duas lâmpadas. Escolha qual o sistema que prefere.

Imagem
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Esse é o esquema a 4 fios. Há a 3 fios (FLB); Fase ao comutador e ao contato; L à lâmpada e Neutro aos Botões e lâmpada.
Última edição por Duzia12 em 21 set 2013, 23:34, editado 2 vezes no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "L. Sousa"
Os esquemas são sempre muito bonitos, mas têm de ser feitos por quem anda no terreno, ou tem conhecimentos teoricos e práticos para tal, para não acontecer o erro que vemos no seu esquema.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Tinha um erro sim!!
Telerruptor.jpg
Telerruptor.jpg (128.46 KiB) Visto 1603 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, os esquemas que apresentou eram de ligação de automáticos de escada e não de telerruptores.

Duzia12 Escreveu:Tinha um erro sim!!
Telerruptor.jpg
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Duzia12 Escreveu:Esse é o esquema a 4 fios. Há a 3 fios (FLB); Fase ao comutador e ao contato; L à lâmpada e Neutro aos Botões e lâmpada.
Por acaso o apresentado é o esquema a 3 fios. Lá por chegar 4, dois deles vem do mesmo potencial, podendo ser dispensado um deles, fazem a derivação necessária no telerruptor.

A ligação a 4 fios, o botões levam com a fase e só depois é que vai à bobine do telerruptor. O outro lado da bobine, vai ao neutro.
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

ENERGY Escreveu:Boas "L. Sousa"
Os esquemas são sempre muito bonitos, mas têm de ser feitos por quem anda no terreno, ou tem conhecimentos teoricos e práticos para tal, para não acontecer o erro que vemos no seu esquema.

Energy fazendo uma avaliação do esquema que coloquei aqui e o do Dúzia não percebi a diferença. só porque no meu o A1 liga à Fase e no esquema do Duzia liga ao 1? ambos estão ligados à fase. Se bem compreendo a bobine do telerruptor necessita de fase e neutro para ser activa e o circuito dessa bobina é fechado cada vez que um dos botões de pressão é premido, activando a bobina que por sua vez liga ou desliga o contacto "interruptor" existente também dentro do telerruptor fechando ou abrindo o circuito da lampadas.
Resumindo no telerruptor fase e neutro necessários para alimentar bobina e fase (fio único para fazer a ligação com as lampadas essa parte é como num interruptor simples. O esquema pode não estar muito perceptivel mas eu entendo-o perfeitamente. Volto a referir não percebo onde está o erro..

Deixo aqui outro esquema (que espero também não estar errado) com o telerruptor e o botão de pressão:
Na imagem o fio verde é o terra que vai para lampada e o azul o neutro que vai para lampada a fase passa pelo telerruptor para ser feito o corte ou a ligação do circuito. (foi assim que interpretei)

Imagem

Podia explicar onde tenho o erro?
L.Sousa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "L.Sousa"
Quanto ao erro que verifiquei no esquema que falei, foi que tinha os botões legendados de S1 a S4, e os pontos de luz tambem legendados de L1 a L4, o que supõe que tem 4 botões, até poderia ter 10 botões, que serviriam para comandar unicamente um ponto de luz, ou vários pontos de luz, mas a ligar em simultaneo.
Agora com os 4 pontos de luz legendados, significa que ligariam separadamente, quando isso não é possivél executar com 1 só telerruptor, pois só tem 1 saida de corrente.
Neste esquema agora apresentado, não vi nada de anormal, desde que o telerruptor seja de bobine de 24V, e até projetou a linha de comando com tensão reduzida, o que demonstra saber mais do que aparenta.

L.Sousa Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas "L. Sousa"

Energy fazendo uma avaliação do esquema que coloquei aqui e o do Dúzia não percebi a diferença. só porque no meu o A1 liga à Fase e no esquema do Duzia liga ao 1? ambos estão ligados à fase. Se bem compreendo a bobine do telerruptor necessita de fase e neutro para ser activa e o circuito dessa bobina é fechado cada vez que um dos botões de pressão é premido, activando a bobina que por sua vez liga ou desliga o contacto "interruptor" existente também dentro do telerruptor fechando ou abrindo o circuito da lampadas.
Resumindo no telerruptor fase e neutro necessários para alimentar bobina e fase (fio único para fazer a ligação com as lampadas essa parte é como num interruptor simples. O esquema pode não estar muito perceptivel mas eu entendo-o perfeitamente. Volto a referir não percebo onde está o erro..

Deixo aqui outro esquema (que espero também não estar errado) com o telerruptor e o botão de pressão:
Na imagem o fio verde é o terra que vai para lampada e o azul o neutro que vai para lampada a fase passa pelo telerruptor para ser feito o corte ou a ligação do circuito. (foi assim que interpretei)

Imagem

Podia explicar onde tenho o erro?
Cpts.
Energy
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

Pois mas não foi eu que desenhei o circuito apenas o tirei da internet. Os louros não são meus! Em relação ao esquema inicial sim eu sabia que as luzes acendem todas independentemente do botão que se carregue. qualquer botão que se prima liga todas as lâmpadas. O que sei como disse é da minha pouca experiência e do facto de ser autoditacta posso garantir que não pertenço ao mundo profissional da electricidade, apenas sou muito curioso.
L.Sousa
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

:lol: :lol: :lol:
ohmico