Posição do botão
Posição do botão
Olá boa-tarde. Trago aqui mais uma pergunta se calhar descabida e sem qualquer interesse mas mesmo assim é uma dúvida que me assiste. Eu vejo que na maioria senão em todas as instalações elétricas feitas por eletricistas os botões para ligar as lâmpadas habitualmente ficam na posição desligado na posição para baixo ligando carregando na parte de cima. eu não gosto nada disso acho que esteticamente não fica nada bem por isso todos os que instalo ligam-se carregando para baixo. Existe alguma norma que os obrigue a estar em determinada posição ou é à vontade do freguês? outra pergunta o interruptor deve estar sempre a desligar a fase e não o neutro não é?
Obrigado.
Obrigado.
L.Sousa
Re: Posição do botão
Duzia12 Escreveu:Os interruptores ou Comutadores de Lustre, não!!
Não percebi, não o que? Não deverão estar em determinada posição, ou não deverão a ficar a desligar na fase?
L.Sousa
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
a posição é uma questão pessoal, imagine por exemplo o comutador de escada, desliga para cima ou desliga para baixo??????
sim, deve sempre cortar as partes activas(fase)
Jaime Reis
No caso dos comutadores de escada sei que é aleatório mas é engraçado que a maioria ou quase todos os interruptores simples estão desligados para baixo.jaimereis Escreveu:a posição é uma questão pessoal, imagine por exemplo o comutador de escada, desliga para cima ou desliga para baixo??????
L.Sousa
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Na sua grande maioria o pessoal instala os interruptores/comutadores lustre a ligar para cima, o que eu penso ser o mais correto.
Se esteticamente não gosta de os ver ligar nessa posição, usa botões de pressão com telerruptores, e ai tem sempre tudo a ligar para o lado que quer.
Na sua grande maioria o pessoal instala os interruptores/comutadores lustre a ligar para cima, o que eu penso ser o mais correto.
Se esteticamente não gosta de os ver ligar nessa posição, usa botões de pressão com telerruptores, e ai tem sempre tudo a ligar para o lado que quer.
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:Boas
Pois eu já reparei nisso mas por ver que quase todos o fazem é que perguntei se era alguma imposição. Eu até acho mais benéfico o contrário pois é só colocar a mão e deixar exercer o peso da gravidade ou seja de baixo para cima,(tal como gosto) aqui em caso virei todos. Para serem coerentes deveriam ligar tb os interruptores de pressão ao contrário e ai a maioria da vezes já os vejo a ligar (como eu gosto) de cima para baixo. Mas assunto mais que esclarecido, é à vontade do freguês mesmo. Obrigado.
L.Sousa
-
- Team Apoio
Boas
Mas os botões de pressão ja os deixo a ligar para baixo.
L.Sousa Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Pois eu já reparei nisso mas por ver que quase todos o fazem é que perguntei se era alguma imposição. Eu até acho mais benéfico o contrário pois é só colocar a mão e deixar exercer o peso da gravidade ou seja de baixo para cima,(tal como gosto) aqui em caso virei todos. Para serem coerentes deveriam ligar tb os interruptores de pressão ao contrário e ai a maioria da vezes já os vejo a ligar (como eu gosto) de cima para baixo. Mas assunto mais que esclarecido, é à vontade do freguês mesmo. Obrigado.
Cpts.
Energy
Energy
Se deixa a ligar para baixo confirma o que eu disse que a maioria tb o faz. Agora pergunto se os faz nesses botões porque não os faz num interruptor/comutador de lustre? (não precisa de responder claro!) Eu coloco todos a ligad de cima para baixo e nunca tinha percebido porque a maioria senão todos os eletricistas colocavam ao contrário. Mas a pergunta está esclarecida.
L.Sousa
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
[quote="L.Sousa"]Se deixa a ligar para baixo confirma o que eu disse que a maioria tb o faz. Agora pergunto se os faz nesses botões porque não os faz num interruptor/comutador de lustre? (não precisa de responder claro!) Eu coloco todos a ligad de cima para baixo e nunca tinha percebido porque a maioria senão todos os eletricistas colocavam ao contrário. Mas a pergunta está esclarecida.
[quote="ENERGY"]Boas
Porque ainda não fabricaram os botões de pressão, segundo as normas dos electricistas. Ligado para cima.
Já foi debatido no forum o porquê de ligar para cima.
Já foi acordado por nós que ligado é para cima.
A azul
Cump.
Mário
[quote="L.Sousa"]Se deixa a ligar para baixo confirma o que eu disse que a maioria tb o faz. Agora pergunto se os faz nesses botões porque não os faz num interruptor/comutador de lustre? (não precisa de responder claro!) Eu coloco todos a ligad de cima para baixo e nunca tinha percebido porque a maioria senão todos os eletricistas colocavam ao contrário. Mas a pergunta está esclarecida.
[quote="ENERGY"]Boas
Porque ainda não fabricaram os botões de pressão, segundo as normas dos electricistas. Ligado para cima.
Já foi debatido no forum o porquê de ligar para cima.
Já foi acordado por nós que ligado é para cima.
A azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boas
Apenas deixo os botões de pressão a ligar para baixo, pois quando fazemos pressão na tecla penso que dá mais jeito pressionar para baixo, a restante aparelhagem liga sempre para cima.
Já pensou, quando compra um equipamento, um eletrodoméstico, para que lado ligam os interruptores, para que lado ligam os disjuntores no seu Q.E, nos automóveis alguns comandos ligam para que lado, etc,???
Na sua profissão os equipamentos que utiliza no seu dia a dia para que lado ligam?
Claro que quando vai comprar algum equipamento não vai dizer ao fornecedor que só o compra se vier equipado com o botão a ligar para baixo, caso contrário fica inestético, já pensou no assunto.
"Se deixa a ligar para baixo confirma o que eu disse que a maioria tb o faz. Agora pergunto se os faz nesses botões porque não os faz num interruptor/comutador de lustre? (não precisa de responder claro!) Eu coloco todos a ligad de cima para baixo e nunca tinha percebido porque a maioria senão todos os eletricistas colocavam ao contrário. Mas a pergunta está esclarecida"
Apenas deixo os botões de pressão a ligar para baixo, pois quando fazemos pressão na tecla penso que dá mais jeito pressionar para baixo, a restante aparelhagem liga sempre para cima.
Já pensou, quando compra um equipamento, um eletrodoméstico, para que lado ligam os interruptores, para que lado ligam os disjuntores no seu Q.E, nos automóveis alguns comandos ligam para que lado, etc,???
Na sua profissão os equipamentos que utiliza no seu dia a dia para que lado ligam?
Claro que quando vai comprar algum equipamento não vai dizer ao fornecedor que só o compra se vier equipado com o botão a ligar para baixo, caso contrário fica inestético, já pensou no assunto.
"Se deixa a ligar para baixo confirma o que eu disse que a maioria tb o faz. Agora pergunto se os faz nesses botões porque não os faz num interruptor/comutador de lustre? (não precisa de responder claro!) Eu coloco todos a ligad de cima para baixo e nunca tinha percebido porque a maioria senão todos os eletricistas colocavam ao contrário. Mas a pergunta está esclarecida"
Cpts.
Energy
Energy
Longe de mim querer iniciar uma guerra aqui até porque não tenho sequer conhecimentos cientificos na area, mas em relação aos aparelhos aqui em casa aquecedores a oleo por exemplo eles estão na posição off em cima carregando para baixo para ficarem on. Como descrevi no meu perfil sou enfermeiro e trabalho em Blocos operatórios e a maioria dos aparelhos (electrobisturis, aspiradores, ultrasónicos, etc) ligam tb para baixo até porque o próprio botão costuma ter inscrito o on e off ou 0 e I. Tal como acha que dá mais jeito carregar para baixo no botão de pressão eu tb acho que dá mais jeito ligar para baixo ("mariquices" minhas) e como tal troquei todos aqui em casa e em todas as aparelhagens que o permitem tb o faço. Por isso se um dia encontrarem um comutador de lustre ao contrário pensei logo se não terei sido eu

Vá não quero mesmo levantar aqui guerras nenhumas como me foi dito que é igual e sei que é importante a uniformização de procedimentos, no entanto não tenho que concordar com eles e se em minha casa onde eu e os meus somos os utilizadores e não havendo outro inconveniente decidi colocar como acho que fica melhor.
Última edição por L.Sousa em 21 set 2013, 22:31, editado 1 vez no total.
L.Sousa
Não percebi, quer explicar-se melhor?Duzia12 Escreveu:Conclusão:
Anda meio mundo a enganar meio mundo, são os dois polos..........
L.Sousa
-
- Team Apoio
Boas
Da minha parte, aqui não à guerras, pois não deixo aqui o botão de pressão artilhado

Apenas estamos a debater ideias, e tenho o bom senço de houvir as ideias dos outros participantes no tópico, claro que depois de filtar, só aproveito para consumo o que interessa, e mais estou sempre em constante aprendizagem
Da minha parte, aqui não à guerras, pois não deixo aqui o botão de pressão artilhado

Apenas estamos a debater ideias, e tenho o bom senço de houvir as ideias dos outros participantes no tópico, claro que depois de filtar, só aproveito para consumo o que interessa, e mais estou sempre em constante aprendizagem

Longe de mim querer iniciar uma guerra aqui até porque não tenho sequer conhecimentos cientificos na area, mas em relação aos aparelhos aqui em casa aquecedores a oleo por exemplo eles estão na posição off em cima carregando para baixo para ficarem on. Como descrevi no meu perfil sou enfermeiro e trabalho em Blocos operatórios e a maioria dos aparelhos (electrobisturis, aspiradores, ultrasónicos, etc) ligam tb para baixo até porque o próprio botão costuma ter inscrito o on e onn ou 0 e I. Tal como acha que dá mais geito carregar para baixo no botão de pressão eu tb acho que dá mais jeito ligar para baixo ("mariquices" minhas) e como tal troquei todos aqui em casa e em todas as aparelhagens que o permitem tb o faço. Por isso se um dia encontrarem um comutador de lustre ao contrário pensei logo se não terei sido eu.
Vá não quero mesmo levantar aqui guerras nenhumas como me foi dito que é igual e sei que é importante a uniformização de procedimentos, no entanto não tenho que concordar com eles e se em minha casa onde eu e os meus somos os utilizadores e não havendo outro inconveniente decidi colocar como acho que fica melhor.
Cpts.
Energy
Energy