disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou mal

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou m

Mensagem por Duzia12 »

jaimereis Escreveu:se quer medir tensão entre o neutro e o terra, sim, é com quadro ligado....mas deve ser baixa, muito baixa, se for alta tem de certeza um mau terra...

Mas com o quadro desligado pode medir com o ohmímetro entre neutro e terra, para ver se dá passagem. Claro que o ideal era o mega, mas dá uma ideia.
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

jaimereis Escreveu:se quer medir tensão entre o neutro e o terra, sim, é com quadro ligado....mas deve ser baixa, muito baixa, se for alta tem de certeza um mau terra...
Provavelmente não me estou a explicar bem então e o seguinte com o quadro ligado, o neutro tem alguma tensão?
Se a tensão for 0v então teoricamente poderia fazer a leitura da passagem (ohms) entre o terra (com tensão de 0v) e o neutro se este tb tiver os 0v correcto?

Agora se o neutro tiver tensão ai já sei que não dá...

EDIT: Levantei-me fui buscar o multimetro e medi tensão entre o Neutro e a Terra deu 0.11 volts... Agora já sei que para medir resistência deverei desligar o quadro.. Já agora este valor é aceitável?
Última edição por L.Sousa em 21 set 2013, 12:13, editado 1 vez no total.
L.Sousa
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

sim, sim, sem duvida, com o ohmimetro fica com uma boa noção...
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

jaimereis Escreveu:sim, sim, sem duvida, com o ohmimetro fica com uma boa noção...

Se a resistência for pequena claro que mede 1 Ohms a 1 KOhms
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

viva,

É verdade, teria que ser infinito, pois ao desligar o quadro estou a cortar o neutro e daí não ter retorno pela terra de serviço.

Obrigado
jaimereis Escreveu:
BLima Escreveu:Bom dia!

"Tens que medir (sem tensão) em ohms, se tens passagem entre o neutro e a terra.
Se tens passagem entre o terra e a fase."

Não devemos ter sempre um valor entre a terra e o neutro?

Cumps,
Bruno

se for um valor resistivo...medição em OHm, esse tem que ser infinito, mas como normalmente um multimetro normal não tem capacidade de medida para defeitos de isolamento, usa-se um mega-ohmimetro.... mas esta medição é sempre com a energia desligada...

a medição de valor ohmico num sistema TT em carga, é dificil pois ai se esta a provocar um defeito de isolamento,provocando quase de imediato o diferencial, e estorricando o aparelho se for entre fase e terra

para medir a terra em relação ao neutro terá que usa um medidor de terras, pois ao fim ao cabo o neutro é em si uma terra(num regime TT)

se procurar se existe tensão entre o neutro e o terra, sim, existe sempre um valor baixo, mas existe um valor....se num sistema trifasico este for muito elevado significa uma grande desiquilibrio nas fases ou harmonicos na rede etc...situação a corrigir o mais breve possivel...
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Atenção que às vezes ao medirmos esse valor, se o quadro não estiver muito em carga esse valor pode ser baixo, mas não quer dizer que a terra seja boa! Convém aumentarmos o consumo, ligando os equipamentos, para validar esse valor.

Tive uma situação em que uma máquina industrial, quando desligada a rede tinha menos de 1V entre N-T. Quando arrancávamos com o equipamento passava para os 17V! Reforçamos a terra e passamos então a ter 1V quando fábrica estava "toda ligada" e quando estava "ao ralenti".

L.Sousa Escreveu:
Provavelmente não me estou a explicar bem então e o seguinte com o quadro ligado, o neutro tem alguma tensão?
Se a tensão for 0v então teoricamente poderia fazer a leitura da passagem (ohms) entre o terra (com tensão de 0v) e o neutro se este tb tiver os 0v correcto?

EDIT: Levantei-me fui buscar o multimetro e medi tensão entre o Neutro e a Terra deu 0.11 volts... Agora já sei que para medir resistência deverei desligar o quadro.. Já agora este valor é aceitável?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

L.Sousa Escreveu:

é considerado 0V, o que apresenta é o erro de aparelho(tolerância).....de qualquer maneira, como não existe nada perfeito, pode existir tensões baixas, muito baixas.... por exemplo aqui em casa dá-me 0.6V....
Jaime Reis
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

jaimereis Escreveu:
L.Sousa Escreveu:

é considerado 0V, o que apresenta é o erro de aparelho(tolerância).....de qualquer maneira, como não existe nada perfeito, pode existir tensões baixas, muito baixas.... por exemplo aqui em casa dá-me 0.6V....
Acho que eliminei o erro carreguei no REL para colocar a zeros. Mas até que valor de tensão é considerado normal no neutro?
L.Sousa
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Não é assim tão linear. Se o neutro em relação à terra apresentar uma tensão baixa, de por exemplo 10 V. Se a resistência entre neutro e terra for baixa, faz retorno da corrente e logo 10V/10 Ohms= 1 A e dispara o diferencial.

Para valores baixos dá para ver. Se a resistência de isolamento for alta, vários megaohms, até pode não haver disparo.

Já se sabe que o ideal é usar o mega, mas, que não tem cão, caça com gato. Se a resistência for muito baixa o ohmímetro serve no máximos alguns ohms.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”