ITED 2 Centro Comercial

Responder
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

ITED 2 Centro Comercial

Mensagem por amfys »

Bom dia a todos.

Tenho a seguinte dúvida relativamente ao projecto ITED 2 dos centros comerciais (neste caso de pequena dimensão mas pode aplicar-se a qualquer um em princípio):

Qual será a melhor forma de terminar as interligações do ATE às lojas, ou seja, será possível terminar numa caixa tipo C1 ou C2 em que os cabos terminam em fichas (coaxial e fibra) e DDE's (par de cobre) ou terá de se instalar no mínimo um ATI?
Pergunto isto porque cada lojista vai fazer a sua instalação ITED e o mais certo é o ATI, caso exista, acabar por ser desnecessário.

Os poucos projectos ITED de centros comerciais que me passaram pelas mãos eram todos ITED 1 e por norma os cabos terminavam em fichas/DDE's numa caixa tipo C1 ou C2.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: ITED 2 Centro Comercial

Mensagem por Josecalado »

amfys Escreveu:Bom dia a todos.

Tenho a seguinte dúvida relativamente ao projecto ITED 2 dos centros comerciais (neste caso de pequena dimensão mas pode aplicar-se a qualquer um em princípio):

Qual será a melhor forma de terminar as interligações do ATE às lojas, ou seja, será possível terminar numa caixa tipo C1 ou C2 em que os cabos terminam em fichas (coaxial e fibra) e DDE's (par de cobre) ou terá de se instalar no mínimo um ATI?
Pergunto isto porque cada lojista vai fazer a sua instalação ITED e o mais certo é o ATI, caso exista, acabar por ser desnecessário.

Os poucos projectos ITED de centros comerciais que me passaram pelas mãos eram todos ITED 1 e por norma os cabos terminavam em fichas/DDE's numa caixa tipo C1 ou C2.
Eu aqui algum tempo fiz um trabalho num centro comercial em que as infraestruturas comuns pertenciam à administração do C. Comercial, eu fiz a instalação de uma das lojas e quando comecei o trabalho existia só uma C1 com coaxial e pares de cobre, ainda não tinham fibra mas teve de ser colocado um ATI (É obrigatório)

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Das várias lojas que tenho feito em Centros Comerciais, encontro sempre as cablagens a terminar numa caixa C1, cabendo depois ao logista fazer o projeto ITED da loja e executar as instalações ITED em conformidade.

amfys Escreveu:Bom dia a todos.

Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Os centros comerciais com ITED 1 são todos assim, sei porque já fiz bastantes lojas em centros comerciais.
A minha dúvida é com ITED 2. Ainda não vi nenhum e pergunto-me como estão a ser feitos.

Seguindo o manual à letra trata-se de um estabelecimento comercial com zonas colectivas devendo existir em cada fracção (loja) um ATI com interligação ao ATE com as três tecnologias.
A minha dúvida tem razão de ser porque há excepções em tudo quanto é sítio neste país e pergunto-me se os colegas que fazem centros comerciais não estarão a manter a solução de ter os cabos a terminar na caixa C1.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá "amfys".

As faq's de ITED publicadas no site da ANACOM dizem:

"7. No projeto de um edifício em que existem fogos para os quais ainda não
está decidido o tipo de utilização, como deve ser projetada a instalação
desses espaços?

Aceita-se que o projeto faça apenas referência a uma ocupação previsível dos
espaços. O projeto final será estabelecido quando ficar completamente definida a
ocupação."

Segundo isto e segundo o manual ITED 2, que obriga os cabos (das 3 tecnologias) a serem directos do ATE para cada fracção, eu faria 1 de 2 situações:

1) Se a canalização desde o ATE até às fracções (lojas) não fôr acessível devido a tectos falsos não desmontáveis, eu colocaria uma caixa de coluna por cada 2 fracções (lojas) com uma ponta de tubo para o interior da loja e deixaria cabo suficiente na caixa para mais tarde ligar ao PD no projecto final do espaço.
2) Se a canalização é acessível (por exemplo corredor técnico, tecto desmontável) só passaria cabo depois do projecto final do espaço. Em termos de tubagem deixaria uma ponta de tubo para o interior.

Em ambos os casos, o tubo dimensionado de acordo com o manual.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A caixa C1 fica já dentro da loja, numa zona que se prevê já ser zona técnica da loja, e o ATI normalmente é instalado logo ao lado da C1.
Normalmente nos Centros Comerciais, de média ou grande dimensão, as cablagens ITED andam sempre em esteiras nas zonas técnicas.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, até ver "apanho" no máximo com ITED1, faço a rede ITED2 por norma com bastidores de 42U´s a ligar à C1!

Até agora nunca vi nenhum centro comercial com ITED2 na rede coletiva, ou seja "sem fibra"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nos ultimos centros comerciais construidos/ampliados/reconstruidos na zona de Lisboa e arredores, também não me lembro de ver fibra a chegar às lojas.
No entanto tem o coaxial, que na grande maioria das lojas não faz lá falta nenhuma.
Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Exacto. A fibra até hoje ainda não vi em nenhum centro comercial.

Em princípio vou instalar ATI's porque o centro comercial é de reduzida dimensão (apenas 6 lojas). Se fosse maior instalava caixas C1 ou C2 com os cabos a terminar em fichas (coaxial e fibra) e DDE (par de cobre) e deixava uns 10m de cabo enrolado nas caixas.

Obrigado a todos pelas respostas.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”