Boas tarde,
Tenho um projecto final e estava a precisar duma ajuda.
Tenho que desenhar um sistema de alimentação por energia solar para um medidor de nível de água nos rios.
Este medidor possui uma sonda de nível que realiza quatro medidas por dia 15 minutos, consumindo 100 w quando esta ligada.
Diariamente realiza-se ainda uma chamada telefónica para relatar os dados e uma emissão de rádio, por razões de segurança.
Os consumos são:
-Chamada telefónica : 25 W durante 10 minutos
-Emissão de rádio: 40 w durante meia hora
-A distancia entre o campo de painéis fotovoltaico e a caixa onde se encontra o regulador é de 20 m,
-A distancia entre o regulador e o acumulador é de 2 m,
-A distancia entre o regulador e à caixa de distribuição é de 10 m,
-A distancia entre a caixa de distribuição e a linha do medidor é de 2.5 m,
-A distancia entre a caixa de distribuição e ao radio/telefone é de 5 m,
1-Calcula o numero de painéis e escolhe o fabricante
2-escolhe o regulador
3-calcula e escolhe a bateria
4-Calcula a secção dos cabos (ramo campo painéis-regulador, ramo regulador-bateria, ramo-linha rádio e telefone.
5-Procurar apoios estatais (benefícios fiscais).
Estou um pouco confuso e não consigo começar,alias nem sei por onde começar, se alguem me poder dar umas luzes ou ajudar.
Obrigada Nuno.
Projeto energia solar!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Projeto energia solar!
Nunnoo Escreveu:Boas tarde,
Tenho um projecto final e estava a precisar duma ajuda.
Tenho que desenhar um sistema de alimentação por energia solar para um medidor de nível de água nos rios.
Este medidor possui uma sonda de nível que realiza quatro medidas por dia 15 minutos, consumindo 100 w quando esta ligada.
Diariamente realiza-se ainda uma chamada telefónica para relatar os dados e uma emissão de rádio, por razões de segurança.
Os consumos são:
-Chamada telefónica : 25 W durante 10 minutos
-Emissão de rádio: 40 w durante meia hora
-A distancia entre o campo de painéis fotovoltaico e a caixa onde se encontra o regulador é de 20 m,
-A distancia entre o regulador e o acumulador é de 2 m,
-A distancia entre o regulador e à caixa de distribuição é de 10 m,
-A distancia entre a caixa de distribuição e a linha do medidor é de 2.5 m,
-A distancia entre a caixa de distribuição e ao radio/telefone é de 5 m,
1-Calcula o numero de painéis e escolhe o fabricante
2-escolhe o regulador
3-calcula e escolhe a bateria
4-Calcula a secção dos cabos (ramo campo painéis-regulador, ramo regulador-bateria, ramo-linha rádio e telefone.
5-Procurar apoios estatais (benefícios fiscais).
Estou um pouco confuso e não consigo começar,alias nem sei por onde começar, se alguem me poder dar umas luzes ou ajudar.
Obrigada Nuno.
As dúvidas se tem muitas é dificil nós também saber por onde começar.
Mas um ponto importante e mesmo muitpo importante, é saber onde isso vai ser instalado. Sem isso não pode calcular a energia solar diária disponivel, para determinar tamanhos e quantidades de paineis.
Depois é preciso saber qual a autonomia necessária, para poder calcular a quantidade de baterias, em caso de falha de sol derivado às condições climatéricas.
Qual a tensão do circuito que será alimentado? Não parece, mas isso vai definir várias coisas...
E isso de encontrar benificios estatais não sei se existem para sistemas isolados...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 mai 2013, 15:31
Olá.
Pelas informações fornecidas, vejo que tens uma demanda diária, aproximada de 0,125kWh.
Portanto, como solicitou o outro colega, será necessário saber a tensão de alimentação dessas cargas, a autonomia desejada e também o índice local de incidência de sol. Com isso, seria possível determinar a quantidade e especificação dos painéis solares e baterias necessários para atender a essa demanda.
Espero ter ajudado.
Leonel
Pelas informações fornecidas, vejo que tens uma demanda diária, aproximada de 0,125kWh.
Portanto, como solicitou o outro colega, será necessário saber a tensão de alimentação dessas cargas, a autonomia desejada e também o índice local de incidência de sol. Com isso, seria possível determinar a quantidade e especificação dos painéis solares e baterias necessários para atender a essa demanda.
Espero ter ajudado.
Leonel
Usa o PvSyst para simulares o número de paineis e bateria necessária.
Como referencia de paineis tens por exemplo a Kyocera, mas estes são dos mais caros do mercado. Há vários, BPSOLAR, Blue Sun, etc;
Reguladores de carga de bateria normalmente usa-se a STECA mas não gosto muito. Como tens uma aplicação de baixo consumo acho que vais ter de ir para a Steca.
Abraço
Como referencia de paineis tens por exemplo a Kyocera, mas estes são dos mais caros do mercado. Há vários, BPSOLAR, Blue Sun, etc;
Reguladores de carga de bateria normalmente usa-se a STECA mas não gosto muito. Como tens uma aplicação de baixo consumo acho que vais ter de ir para a Steca.
Abraço
R = U / I
Boas,
Ja acabas te o teu projeto?
Tenho algum interesse nisso também se me pudesses ajudar agradecia.
cumps
rui
Ja acabas te o teu projeto?
Tenho algum interesse nisso também se me pudesses ajudar agradecia.
cumps
rui
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 out 2013, 11:33
Bom dia!
Estou a fazer o mesmo projecto , sou estranjeiro por isso tenho dificuldades sobre partes que precise escrever
.
Ajuda-me sff encontar algume exemplo deste projecto.
Desculpa sobre erros.
Obrigado
Estou a fazer o mesmo projecto , sou estranjeiro por isso tenho dificuldades sobre partes que precise escrever

Ajuda-me sff encontar algume exemplo deste projecto.
Desculpa sobre erros.
Obrigado