Caixas terminais!
-
- Curioso
- Registado: 04 nov 2011, 11:58
- Profissão: Electricista nivel 4
Caixas terminais!
Olá, tenho algumas duvidas sobre caixas terminais a que a certiel se refere, para placas vitro e fornos na cozinha ???
sei que circuitos directos para determinados equipamentos mais potentes é o mais utilizado com as tomadas normais, mas qd se referem a caixas terminais para fornos e placas vitro fico com duvidas em relação a isto!!
que caixas se referem eles??
alguem me podera esclarecer melhor esta duvida. Obrigado
sei que circuitos directos para determinados equipamentos mais potentes é o mais utilizado com as tomadas normais, mas qd se referem a caixas terminais para fornos e placas vitro fico com duvidas em relação a isto!!
APV
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Caixas terminais!
Boas
Normalmente são circuitos diretos que terminam numa caixa quadrada e os condutores terminam ou em lidadores ou placas de bornes, para posterior ligação do cabo de alimentação ao equipamento, fogão, placa vitrocerâmica, etc....
Normalmente são circuitos diretos que terminam numa caixa quadrada e os condutores terminam ou em lidadores ou placas de bornes, para posterior ligação do cabo de alimentação ao equipamento, fogão, placa vitrocerâmica, etc....
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Caixas terminais, como o próprio nome indica, são para terminar uma tubagem ou cablagem.
O dimensionamento das caixas terminais, será de acordo com a tubagem e cablagem, que ligarão em ligadores ou placas de bornes.
Penso que neste seu caso para uma alimentação de um forno, ou placa de vitroceramica, será tubo de 20/25mm com condutores de secção minima de 4mm, a terminar numa caixa de derivação de 80x80x40 para montagem interior, ou exterior de acordo com a instalação executada.
O cabo para alimentar a placa ou forno pode sair da caixa (interior) através de bucim na tampa, ou deixar um tubo a sair da caixa, se for caixa estanque com montagem exterior sai diretamente o cabo da caixa com bucim.
Caixas terminais, como o próprio nome indica, são para terminar uma tubagem ou cablagem.
O dimensionamento das caixas terminais, será de acordo com a tubagem e cablagem, que ligarão em ligadores ou placas de bornes.
Penso que neste seu caso para uma alimentação de um forno, ou placa de vitroceramica, será tubo de 20/25mm com condutores de secção minima de 4mm, a terminar numa caixa de derivação de 80x80x40 para montagem interior, ou exterior de acordo com a instalação executada.
O cabo para alimentar a placa ou forno pode sair da caixa (interior) através de bucim na tampa, ou deixar um tubo a sair da caixa, se for caixa estanque com montagem exterior sai diretamente o cabo da caixa com bucim.
apvalente Escreveu:Olá, tenho algumas duvidas sobre caixas terminais a que a certiel se refere, para placas vitro e fornos na cozinha ???
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Outra coisa, não se ponham a ligar os exaustores a essa caixa, fazendo "uma puxada" e terminando numa tomada, para a ficha do exaustor. A instalação para a caixa terminal, não está dimensionada para proteger esse troço que alimenta a tomada. Já vi isso a acontecer e isso é uma não conformidade.
-
- Team Apoio
Boas
Claro esse circuito é um circuito direto, destinando-se apenas a alimentar a placa, ou o forno.
Se quer alimentar o exaustor, repica do circuito das tomadas de bancada, e não dos circuitos destinados a alimentar maquinas.
Claro esse circuito é um circuito direto, destinando-se apenas a alimentar a placa, ou o forno.
Se quer alimentar o exaustor, repica do circuito das tomadas de bancada, e não dos circuitos destinados a alimentar maquinas.
nelmindo Escreveu:Outra coisa, não se ponham a ligar os exaustores a essa caixa, fazendo "uma puxada" e terminando numa tomada, para a ficha do exaustor. A instalação para a caixa terminal, não está dimensionada para proteger esse troço que alimenta a tomada. Já vi isso a acontecer e isso é uma não conformidade.
Cpts.
Energy
Energy
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Aproveitando que falaram nos exautores (e no caso de moradias), peço que me esclareçam o seguinte, pois posso estar a fazer, por excesso, em projecto.
Os exaustores devem:
1) Ter uma ligação directa ao quadro e termina numa caixa terminal;
2) Ter uma ligação directa ao quadro e terminar numa tomada;
3) Terminar numa tomada ligada a um circuito de tomadas da cozinha.
Os exaustores devem:
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
Boas
O que é normal e corrente na construção civil, é ligar o exaustor no circuito de tomadas da cozinha, visto que se trata de um equipamento de baixo consumo, e está em conformidade com as RTIEBT.
O que é normal e corrente na construção civil, é ligar o exaustor no circuito de tomadas da cozinha, visto que se trata de um equipamento de baixo consumo, e está em conformidade com as RTIEBT.
angel_of_diablo Escreveu:Aproveitando que falaram nos exautores (e no caso de moradias), peço que me esclareçam o seguinte, pois posso estar a fazer, por excesso, em projecto.
Os exaustores devem:
Cpts.
Energy
Energy
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Obrigado pelas respostas "Duzia12 e Energy".
Realmente estava a fazer por excesso.
Sempre a aprender.
Sempre a aprender.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- nelmindo
- Team Apoio
Atenção que não é trabalho mal feito. Afinal, não é um equipamento fixo? Há quem faça um circuito dedicado para o frigorífico, um para o exaustor, um para o fogão, um para o forno, um para o micro-ondas e um para cada umas das máquinas de lavar se estiverem no mesmo local. O pessoal depois assusta-se é com o tamanho do quadro, mas isso são outros quinhentos...angel_of_diablo Escreveu:Obrigado pelas respostas "Duzia12 e Energy".
Sempre a aprender.
Mas também há quem agrupe, por exemplo nas maquinas de lavar e secar roupa, colocam um só circuito, passando depois por um comutador inversor de 16A e finaliza em duas tomadas. Na prática duas tomadas para equipamentos fixos, mas nunca funcionam em simultâneo. Depois há essa que o pessoal faz regularmente, que é interligar a tomada do exaustor com a de usos gerais, a do micro-ondas com o frigorífico e outras combinações são possíveis.
-
- Team Apoio
Boas
Um exaustor de parede, gaveta ou ilha, em média pode consumir entre 200/500W, portanto não vejo razão para se fazer um circuito direto para este equipamento, senão teria-mos de fazer também um circuito por exemplo para o esquentador ventilado etc, etc.
Agora sou contra a ideia de fazer um unico circuito para 2 máquinas, utilizando o inversor de máquina, porque a maioria dos clientes tem 6.9Kvas instalados e não pode usufruir dessa potência, ligando as 2 máquinas em simultaneo.
Deve-se tentar saber previamente os equipamentos que cada cliente vai ligar na cozinha, para podermos distribuir corretamente os circuitos.
Um exaustor de parede, gaveta ou ilha, em média pode consumir entre 200/500W, portanto não vejo razão para se fazer um circuito direto para este equipamento, senão teria-mos de fazer também um circuito por exemplo para o esquentador ventilado etc, etc.
Agora sou contra a ideia de fazer um unico circuito para 2 máquinas, utilizando o inversor de máquina, porque a maioria dos clientes tem 6.9Kvas instalados e não pode usufruir dessa potência, ligando as 2 máquinas em simultaneo.
Deve-se tentar saber previamente os equipamentos que cada cliente vai ligar na cozinha, para podermos distribuir corretamente os circuitos.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
Cuidado com os esquentadores ventilados e bombas circuladoras de água de aquecimento central. Há quem interprete as regras à letra e obrigam a instalar circuitos independentes, a 2,5mm2, mesmo sendo potências ridiculamente baixas.ENERGY Escreveu:Boas
E por outro lado já vi exaustores a serem alimentados a 1,5mm2 dedicado e nada se passou por parte da Certiel.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Até agora o que tenho feito para cozinhas de habitação é deixar 4 alimentações directas ao quadro (exaustor, forno, placa e MLL). Os restantes equipamentos divididos em 2 ou 3 circuitos de tomadas.
Máquinas de lavar roupa nunca encontrei nas plantas da cozinha, mas punha directo ao quadro, não juntava com a MLL.
O exaustor deixava uma saída de cabos pois tinha a ideia que não traziam ficha, mas tenho visto que ultimamente até trazem. Menos um circuito directo...
Máquinas de lavar roupa nunca encontrei nas plantas da cozinha, mas punha directo ao quadro, não juntava com a MLL.
O exaustor deixava uma saída de cabos pois tinha a ideia que não traziam ficha, mas tenho visto que ultimamente até trazem. Menos um circuito directo...
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
Boas
Agora que vai passar a deixar de fora o circuito direto para o exaustor, pode passar esse circuito para o frigorifico, pois é um equipamento que as pessoas quando vão de férias necessitam de deixar ligado, e assim podem deixar toda os restantes circuitos desligados, é uma ideia que muitos clientes agradecem.
Agora que vai passar a deixar de fora o circuito direto para o exaustor, pode passar esse circuito para o frigorifico, pois é um equipamento que as pessoas quando vão de férias necessitam de deixar ligado, e assim podem deixar toda os restantes circuitos desligados, é uma ideia que muitos clientes agradecem.
angel_of_diablo Escreveu:Até agora o que tenho feito para cozinhas de habitação é deixar 4 alimentações directas ao quadro (exaustor, forno, placa e MLL). Os restantes equipamentos divididos em 2 ou 3 circuitos de tomadas.
Cpts.
Energy
Energy