Som ambiente

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Som ambiente

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
Só gostava de saber se alguém já legalizou um sistema de som ambiente em loja comercial? Eu ando a tentar legalizer um sistema e tenho que correr para 2 entidades diferentes, conheço estabelecimentos que possuem som ambiente e televisões e nunca tiveram legalizados. Já alguém teve chatices por não estarem legalizados nas devidas entidades competentes? Obrigado
_Faisca
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Som ambiente

Mensagem por Mário »

Por vezes andam aí à procura dos direitos de autor. Cafés e não só, e multam o pessoal. Ou seja, se é estabelecimento comercial tem que pagar os direitos, seja CD, rádio, televisão etc...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que a maioria das lojas do nosso comércio, independentemente da area de negócio, não estará legalizada no que diz respeito à difusão de imagens/som
Mas claro, como diz o ditado "com o mal dos outros podemos nós bem" o melhor é não arriscar.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:Boas
Penso que a maioria das lojas do nosso comércio, independentemente da area de negócio, não estará legalizada no que diz respeito à difusão de imagens/som
Mas claro, como diz o ditado "com o mal dos outros podemos nós bem" o melhor é não arriscar.

Não se paga já a taxa para o audiovisual na fatura da luz?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Duzia12 Escreveu:

Só os particulares. É como o lixo, se é doméstico pagas, mas os contaminados pagas para outros.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, 2.25€ mês+Iva para empresas e particulares abastecidos em BTN.
Se não estou em erro, é o Dec. Lei 169A/2005 de 3 Outubro.

Duzia12 Escreveu:

Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

Boas

Para sistemas PA(Public Adress), a divulgação de som e imagem coberta por direitos de autor, terá que estar legalizada, penso que o melhor será contratar os serviços de empresas online que oferecem esse tipo de produto, uma especie de biblioteca onde se compra pacotes de musica e video mensais, renovaveis, no valor já incluis as as taxas á SPA.

Para efeitos de televisão terá que contratar os serviços de um distribuidora de sinal(MEO, ZON, etc...)

penso que é o melhor metodo, pois não acredito que uma SONAE, DOLCE VITA ou outro grande espaço não esteja legal
Jaime Reis
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas,
o problema é que se fosse só os direitos de autor, temos também que legalizar os artistas e produtores na PassMúsica. Estamos a falar de um valor anual perto dos 200 euros e trata-se de uma pequena loja que vende bijutarias. A cliente quer legalizar e nós estámos cá para satisfazer a vontade do cliente só acho um valor exagerado para quatro colunas no tecto e uma central da Efapel para mudar as emissoras. Outra coisa se a cliente quiser colocar um Tv na loja para ver as novelas :), também tem que pagar, isto se for por cabo/fibra ou parabólica, se fot Tdt não é necessário, enfim, é as leis que temos. Obrigado colegas
_Faisca
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

Num certo edificio onde trabalhei instalou-se um sistema do Bosch, topo de gama, e no final contratou essa dita firma online, empresa portuguesa, legal,.... apenas se pagou os tais pacotes, fazia-mos o download para o disco mensalmente, podia-mos mudar as que quiséssemos dentro do pacote contratado, o valor já incluia as taxas todas....

Eles forneciam os certificados para a fiscalização.... nunca existiu qualquer problema, já não estou lá mas sei por colegas que ainda usam o mesmo serviço
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em tempos penso que existiam rádios que ofereciam esses pacotes de serviços devidamente legalizados.
Em anexo ficam valores.

jaimereis Escreveu:Num certo edificio onde trabalhei instalou-se um sistema do Bosch, topo de gama, e no final contratou essa dita firma online, empresa portuguesa, legal,.... apenas se pagou os tais pacotes, fazia-mos o download para o disco mensalmente, podia-mos mudar as que quiséssemos dentro do pacote contratado, o valor já incluia as taxas todas....

Eles forneciam os certificados para a fiscalização.... nunca existiu qualquer problema, já não estou lá mas sei por colegas que ainda usam o mesmo serviço
Anexos
comercio_geral.pdf
(86.43 KiB) Transferido 128 vezes
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas,
mas andei me a imformar e para legalizar tem que ser na Sociedade portuguesa de autores e na Passmúsica. Não vou andar a perder mais tempo, já me imformei o que será necessário e os respetivos preços e vou apresentar à cliente. Obrigado
_Faisca
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

por curiosidade, fui consultar a tabela de preços da SPA e fiquei parvo para vida... em todos os aspectos, desde os preços praticados até à diversidade de condicionantes. Agora não admira que o pessoal fuja... aquilo parece um antro de "chupistas". No fundo fico sem saber o papel das distribuidoras de filmes e musicas no meio...
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas,
eu acho que a maior parte dos estabelecimentos nen televisão e mesmo som ambiente estão legais, acho que a fiscalização neste tipo de situações deve ser quase nula. Tantas lojas fiz com som ambiente e ao longo destes anos os meus clientes nunca tiveram fiscalizações nen ninguém que os incomodasse. Mas mais vale prevenir que remediar.
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Também fiz várias lojas de rua e em centros comerciais, apesar de informar os clientes dessa obrigatoriedade, estão-se nas tintas para o assunto, e com a legalização do CCTV é igual, se as coisas estvam mal, com a crise agora ficaram pior, e nem querem houvir falar nessas obrigatoriedades, instale que depois trata-mos, claro que depois de estar a funcionar, tudo cai no esquecimento, e em caso de fiscalização ainda se vão tentar desculpar dizendo que o instalador é que não os informou.
_faisca Escreveu:boas,
eu acho que a maior parte dos estabelecimentos nen televisão e mesmo som ambiente estão legais, acho que a fiscalização neste tipo de situações deve ser quase nula. Tantas lojas fiz com som ambiente e ao longo destes anos os meus clientes nunca tiveram fiscalizações nen ninguém que os incomodasse. Mas mais vale prevenir que remediar.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas colega,
no caso do cctv eles andam andam no terreno e aplicam fortes sanções a quem não cumpra embora a maior parte dos casos são denúncias de clientes ou vizinhos que sabem que o sistema não cumpre a lei. Eu em conversa telefónica com a SPA, perguntei se andavam no terreno e que tipo de multas aplicavam para quem não tivesse legalizado, foi-me dito que a primeira visita ao estabelecimento é para obrigar o cliente a desinstalar o sistema que não está legalizado, após a próxima visita e o sistema ainda estiver em funcionamento as sanções serão diferentes. Acho também que nestes casos só se for mesmo denúncia pois no terreno não vejo nada nen ouço falar. A higiene e segurança é que anda no terreno a verificar diversos estabelecimentos, por um lado acho bem pois muitos estabelecimentos não têem as minimas condições mas existem outras situações que acho uma barbaridade o que exigem fazer, enfim temos que ir ao compasso da crise :).
_Faisca
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”