Que Separação entre Tomadas ITED e AC?

Responder
pauloms
Curioso
Curioso
Registado: 24 jan 2012, 02:15

Que Separação entre Tomadas ITED e AC?

Mensagem por pauloms »

Vivam,

Desculpem-me por apresentar uma questão tão básica... :oops:

QUal a separação correcta a aplicar entre uma tomada ITED mista (coaxial RG6 e Cat.6) e uma tomada AC 230V? Podem estar lado a lado ou tem-se de respeitar a separação mínima dos 20 cm entre circuitos de correntes fortes e fracas?

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Que Separação entre Tomadas ITED e AC?

Mensagem por ENERGY »

Boas
As tomadas podem e devem ficar agrupadas.
pauloms Escreveu:Vivam,

Desculpem-me por apresentar uma questão tão básica... :oops:

QUal a separação correcta a aplicar entre uma tomada ITED mista (coaxial RG6 e Cat.6) e uma tomada AC 230V? Podem estar lado a lado ou tem-se de respeitar a separação mínima dos 20 cm entre circuitos de correntes fortes e fracas?

Obrigado
Cpts.
Energy
pauloms
Curioso
Curioso

Mensagem por pauloms »

Ok, óptimo! Vou colocá-las lado a lado.

MAis uma questão. Queria colocar num muro exterior uma tomada AC (circuito individual, com disjuntor) e uma tomada RJ45. Tomadas AC IP65 ou IP67 há-as em quantidade. E quanto às RJ45? Alguém me pode indicar algum modelo?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

pauloms Escreveu:Ok, óptimo! Vou colocá-las lado a lado.

MAis uma questão. Queria colocar num muro exterior uma tomada AC (circuito individual, com disjuntor) e uma tomada RJ45. Tomadas AC IP65 ou IP67 há-as em quantidade. E quanto às RJ45? Alguém me pode indicar algum modelo?
Olá "pauloms".

Sem chicote ligado na tomada (ou seja, com a tampa fechada) tens a plexo da legrand (IP55) ou Estanque 48 + Quadro45 da Efapel (IP65).

Com chicote ligado na tomada (ou seja, com a tampa aberta) tens a plexo da legrand (IP44).

Acho que já vi com IP mais alto com chicote ligado, mas não me lembro onde.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
As tomadas no exterior, expostas às intempéries, no meu entender deve-se instalar apenas as estritamente necessárias, independentemente do seu IP, com o passar do tempo, não há IP que resista, e depois começam os problemas.

Cpts.
Energy
pauloms
Curioso
Curioso

Mensagem por pauloms »

angel_of_diablo Escreveu:

Olá "pauloms".

Sem chicote ligado na tomada (ou seja, com a tampa fechada) tens a plexo da legrand (IP55) ou Estanque 48 + Quadro45 da Efapel (IP65).

Com chicote ligado na tomada (ou seja, com a tampa aberta) tens a plexo da legrand (IP44).

Acho que já vi com IP mais alto com chicote ligado, mas não me lembro onde.

Thanks, era mesmo isso!
pauloms
Curioso
Curioso

Mensagem por pauloms »

ENERGY Escreveu:Boas
As tomadas no exterior, expostas às intempéries, no meu entender deve-se instalar apenas as estritamente necessárias, independentemente do seu IP, com o passar do tempo, não há IP que resista, e depois começam os problemas.

Pois, parece fazer sentido. E que tal aplicar uma pequena caixa com porta estanque, embutida no muro, e no seu interior instalar as tomadas AC e Rj45 LAN, também com IP55?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

pauloms Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Pois, parece fazer sentido. E que tal aplicar uma pequena caixa com porta estanque, embutida no muro, e no seu interior instalar as tomadas AC e Rj45 LAN, também com IP55?
Podes também fazer de outra maneira, que foi o que um arquitecto definiu num projecto que efectuei, de modo a ocultar as tomadas.

Fazes um nicho no muro e fixas as tomadas estanque no seu interior. Depois colocas uma porta forrada com o acabamento igual ao do muro.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
pauloms
Curioso
Curioso

Mensagem por pauloms »

É boa ideia! Thanks
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

[/quote]

Podes também fazer de outra maneira, que foi o que um arquitecto definiu num projecto que efectuei, de modo a ocultar as tomadas.

Fazes um nicho no muro e fixas as tomadas estanque no seu interior. Depois colocas uma porta forrada com o acabamento igual ao do muro.[/quote]

excelente dica ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para o pesssoal mais habituado a trabalhar com Arquitetos, não é nada de novo, essa ideia já é posta em prática à décadas.
São pormenores de acabamentos, que normalmente só estão visiveis em obras e remodelações, que exigem um cuidado aspeto estético.
Como são aspetos estéticos e decorativos que trazem custos adicionais, normalmente não se vêm na construção dita normal.

quero aprender Escreveu:

Fazes um nicho no muro e fixas as tomadas estanque no seu interior. Depois colocas uma porta forrada com o acabamento igual ao do muro.[/quote]

excelente dica ...[/quote]
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”