disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou mal

tonifaria
Curioso
Curioso
Registado: 06 ago 2011, 16:24

Re: disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou m

Mensagem por tonifaria »

Mário Escreveu:Boas "tonifaria"

Diz só o seguinte o nivel 5 é teu?

Cump.
Mário
na altura que eu me inscrevi coloquei o 5 mas achei que tinha varios niveis e posso ter o nivel errado.
Mas já agora porquê?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se der uma vista de olhos nesta portaria em anexo, verá que o nivél 5 estará um pouco fora do contexto, de acordo com a forma aparente como apresentou e geriu o seu tópico.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... Y4jKmbOKcw

tonifaria Escreveu:

Cump.
Mário
na altura que eu me inscrevi coloquei o 5 mas achei que tinha varios niveis e posso ter o nivel errado.
Mas já agora porquê?
Cpts.
Energy
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

De facto algo não está correto. Agora que li tudo o nível 5 está acima de mim. espero um dia lá chegar.
peço desculpa pelo meu erro, espero que não tenham pensado mal de minha parte. Nivel corrigido para um que penso ser mais adequado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
tonifaria Escreveu:
Cump.
Mário
Mas já agora porquê?
Porque sendo "5" em principio não és electricista mas electrotécnico ou não. Mas mesmo electricista, sabe que ohms são medidos sem tensão.

Para veres o que se passa, tens que medir com um mega se o isolamento está bom.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

Mario um electricista por vezes não precisa de saber de certos pormenores se nunca se viu obrigado a isso. conheço bastantes que constroem edificios há 30 anos e mal sabem utilizar um multimetro, nunca precisaram de utilizar um medidor de terra. porque por vezes isso compete ao patrão certos tipos de medidas.Alias tou farto de ir a casas/apartamentos resolver simples comutações de escada simples ou duplas com um ou mais inversores que electricistas prós e tecnicos quase engenheiros não souberam ligar!!!

Mas o mais interessante é que ninguem me soube dizer algo que me ajudasse. tinham mais interesse em saber se era nivel 1 2 5 ou 15. Para que vale isso se por vezes não sabem passar cabo resolver pormenores em obra, podem ter muita teoria mas não pratica. e neste caso vi que a vossa teoria não me deu nenhuma ajuda de modo a puder perceber o que estava a passar na dita instalação. é que tantos posts e ninguém percebeu que durante algum tempo no sabado o circuito de iluminação este apenas com fase e a meu ver o terra a fazer de neutro sem disparar o diferencial ou a não ser que por algum motivo os LEDS funcionassem só com fase. isso é que é de usar a teoria e me explicar.

Quanto a medições com multimetro, tenho visto vários posts e ninguem explica isso. se existe funções que se podem medir com os circuito em carga ou sem carga, porque por vezes pode ajudar um simples curioso a se desenrascar ou até explicar a algum electricista o que já fez na tentativa de resolver o caso.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
tonifaria Escreveu:Mario um electricista por vezes não precisa de saber de certos pormenores se nunca se viu obrigado a isso. conheço bastantes que constroem edificios há 30 anos e mal sabem utilizar um multimetro, nunca precisaram de utilizar um medidor de terra. porque por vezes isso compete ao patrão certos tipos de medidas.Alias tou farto de ir a casas/apartamentos resolver simples comutações de escada simples ou duplas com um ou mais inversores que electricistas prós e tecnicos quase engenheiros não souberam ligar!!!

Mas o mais interessante é que ninguem me soube dizer algo que me ajudasse. tinham mais interesse em saber se era nivel 1 2 5 ou 15. Para que vale isso se por vezes não sabem passar cabo resolver pormenores em obra, podem ter muita teoria mas não pratica. e neste caso vi que a vossa teoria não me deu nenhuma ajuda de modo a puder perceber o que estava a passar na dita instalação. é que tantos posts e ninguém percebeu que durante algum tempo no sabado o circuito de iluminação este apenas com fase e a meu ver o terra a fazer de neutro sem disparar o diferencial ou a não ser que por algum motivo os LEDS funcionassem só com fase. isso é que é de usar a teoria e me explicar.

Quanto a medições com multímetro, tenho visto vários posts e ninguém explica isso. se existe funções que se podem medir com os circuito em carga ou sem carga, porque por vezes pode ajudar um simples curioso a se desenrascar ou até explicar a algum electricista o que já fez na tentativa de resolver o caso.
Se um electricista (electricista é oficial) não sabe como funciona um multímetro, ((multimetro é um aparelho de medida para diversas medidas, ex. ohms, voltes, amperes (normalmente até 10 amp.)) uma pinça amperimétrica, que são os equipamentos básicos, para qualquer electricista, então estamos mal de conhecimentos, como electricista. Se estivermos a falar de técnicos electricistas, aí já terá que saber como funciona, um medidor de terras, megaohimetro, e dependendo da area de actuação, um analisador de energia, osciloscópio etc.

Eu antes de responder vou ver o perfil, e tento dar a resposta em relação aos conhecimentos que são apresentados.
Se é electricista nível 1 sabe o elementar de electricidade, nível 3 já tem que saber, um que seja 4 ou até mesmo 3 em principio é técnico de electricidade. Eu de ITED estou fora, não pesco nada, de máquinas aí já podes perguntar á vontade.

A verdade, é que todos juntos é que sabemos alguma coisita.

Voltando à avaria.
Se com o neutro desligado a lampada acendia, como é possivel acender só com um fio ligado? Possivelmente terá o terra a dar passagem. Ou a instalação é trifásica? é que se é, vamos falar de outras situações.

Tens que medir (sem tensão) em ohms, se tens passagem entre o neutro e a terra.
Se tens passagem entre o terra e a fase.

Depois falamos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

Pois falas muito e lês pouco. posso ter alguns anos de experiencia profissional e formação mas nunca ninguém me explicou nada sobre multimetros, alias na formação dada houve pessoas que uns com boas notas porque adoram decorar materia e outros que nunca entenderam quase nada daquilo apenas passaram e estão no mesmo nivel que eu e nem sequer chegam à minha beira porque adoro electricidade e procuro saber mais por interesse proprio.
Em 2010 estive na construção dos apartamentos que pertencem ao hotel Conrad em Almacil precisamente em quinta do lago e vi um electricista dar baile a um engenheiro electrotécnico da empresa orko(http://www.orko.pt/portfolio.asp). A experiencia também conta!!!o saber também mas só juntos é que se consegue ver a realidade das situações.
Mas estou aqui apenas para tirar duvidas e dar parte da minha experiência em certos casos. Sei que aqui tem gente para ajudar pois tenho visto posts em várias areas da electricidade e vejo que tem gente que sabe muito, mas tu Mario estás mais concentrado na minha qualificação e no facto do que um electricista tem de saber ou não para exercer a sua função.
Acho que para a próxima mando msg privada para um ou dois do forum e espero que me ajudem. porque toda a gente lê e critica e poucos têm ideia de ajudar.
Obrigado!!!
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
tonifaria Escreveu:Pois falas muito e lês pouco (se é a tua opinião. Não sabes o que leio, nem sobre o que leio). posso ter alguns anos de experiencia profissional e formação mas nunca ninguém me explicou nada sobre multimetros, (se nunca te ensinaram nas formações é de lamentar a situação que existe neste País, a nivel de formadores e formandos, é claro que não pode estar tudo dentro do mesmo saco.) alias na formação dada houve pessoas que uns com boas notas porque adoram decorar materia e outros que nunca entenderam quase nada daquilo apenas passaram e estão no mesmo nivel que eu e nem sequer chegam à minha beira porque adoro electricidade e procuro saber mais por interesse proprio.(há quem queira aprender, e quem está a passar o tempo)
Em 2010 estive na construção dos apartamentos que pertencem ao hotel Conrad em Almacil precisamente em quinta do lago e vi um electricista dar baile a um engenheiro electrotécnico da empresa (há electricistas e electricistas, como há engenheiros e engenheiros) orko(http://www.orko.pt/portfolio.asp). A experiencia também conta!!!o saber também mas só juntos é que se consegue ver a realidade das situações. (é verdade)
Mas estou aqui apenas para tirar duvidas e dar parte da minha experiência em certos casos. Sei que aqui tem gente para ajudar pois tenho visto posts em várias areas da electricidade e vejo que tem gente que sabe muito, mas tu Mario estás mais concentrado na minha qualificação e no facto do que um electricista tem de saber ou não para exercer a sua função.(eu não estou preocupado contigo, se sabes ou não sabes é contigo. Preocupo-me sim, é haver electricistas que não saibam trabalhar com um multímetro, e com outros aparelhos básicos que fazem parte da função do electricista. Pensa que digo, usa o multimetro na escala de ohms e vê se dá continuidade entre a fase e a terra, e o "membro da comunidade" pega no multimetro faz o que descrevi e vai parar ao hospital com uma mão queimada, porque o multímetro ardeu. Eu sou culpado ou não, teria que dizer que tem que ter a tensão desligada?
Eu pensei que "ele" sabia usar um multimetro. Nem pus em causa a categoria do aparelho.
Pensei errado.
A electricidade mata.
Acidentes com a corrente electrica existem e vão continuar a existir.)

Acho que para a próxima mando msg privada para um ou dois do forum e espero que me ajudem. porque toda a gente lê e critica e poucos têm ideia de ajudar.(o forum é para partilhas)
Obrigado!!!
A Azul

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui o pessoal, dá umas dicas, e quem está do outro lado, deve no conjunto das dicas, ver o que melhor serve para resolver o seu problema (avária).
Videntes aqui, penso não haver, portanto não estamos a visualizar a sua instalação, por isso tal como os médicos por vezes precisam de mandar fazer exames para ver qual a doença do seu doente, no seu caso até chegar à avaria, teria de ir fazendo testes, não acha, já boa vontade teve o pessoal que o tentou ajudar com as suas dicas à borlix.
Quando vai por exemplo a um gabinete de advogados para um aconselhamento juridíco, paga e não bufa, no minimo 100€, aqui leva opiniões de borla, e ainda reclama, mesmo que as dicas não tenham sido suficientemente esclarecedoras para a resolução da sua questão, deveria era agradecer, e não reclamar.
Os conhecimentos de muitos aqui, custaram dinheiro em formações, muitos anos de prática, portanto nem sempre todos estão disponivéis para oferecer de imediato, todos os seus conhecimentos a quem aparece por aqui de rumpante no "supermercado" a querer exigir de borla, soluções para os seus problemas.
Quanto ao mistério da lampâda, pode sempre pedir ao fabricante para lhe explicar em pormenor esse mistério, com certeza ele vai ser mais prestavél que o pessoal aqui no forum :D

tonifaria Escreveu:Mario um electricista por vezes não precisa de saber de certos pormenores se nunca se viu obrigado a isso. conheço bastantes que constroem edificios há 30 anos e mal sabem utilizar um multimetro, nunca precisaram de utilizar um medidor de terra. porque por vezes isso compete ao patrão certos tipos de medidas.Alias tou farto de ir a casas/apartamentos resolver simples comutações de escada simples ou duplas com um ou mais inversores que electricistas prós e tecnicos quase engenheiros não souberam ligar!!!

Quanto a medições com multimetro, tenho visto vários posts e ninguem explica isso. se existe funções que se podem medir com os circuito em carga ou sem carga, porque por vezes pode ajudar um simples curioso a se desenrascar ou até explicar a algum electricista o que já fez na tentativa de resolver o caso.
Cpts.
Energy
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Ao ler este post fiquei com uma dúvida que não ficou respondida. Para fazer a leitura se existe passagem entre o neutro e terra dá para fazer leitura com um multimetro e com o quadro "ligado" ou é melhor desligar e utilizar um aparelho próprio?
L.Sousa
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

com um multimetro, com a energia ligada só se faz um tipo leitura, medição de tensão(VOLT), para medir a corrente(Ampere), primeiro desliga a electricidade, coloca-se o aparelho em serie com a linha, escolhe-se a função de Ampere, na escala correcta, e liga-se a electricidade(aqui entra a vantagem das pinças amperimetricas, como é um toro que abraça a linha, não há necessidade de desligar nada)

NÂO se usa tensão em mais nenhum tipo de leitura...

- continuidades
- Resistências
- Indutâncias
- ........não descrevo mais se não já estaríamos a falar num topo de gama, e normalmente só o pessoal da industria os usa...
Jaime Reis
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Bom dia!

"Tens que medir (sem tensão) em ohms, se tens passagem entre o neutro e a terra.
Se tens passagem entre o terra e a fase."

Não devemos ter sempre um valor entre a terra e o neutro?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

BLima Escreveu:Bom dia!

"Tens que medir (sem tensão) em ohms, se tens passagem entre o neutro e a terra.
Se tens passagem entre o terra e a fase."

Não devemos ter sempre um valor entre a terra e o neutro?

Cumps,
Bruno

se for um valor resistivo...medição em OHm, esse tem que ser infinito, mas como normalmente um multimetro normal não tem capacidade de medida para defeitos de isolamento, usa-se um mega-ohmimetro.... mas esta medição é sempre com a energia desligada...

a medição de valor ohmico num sistema TT em carga, é dificil pois ai se esta a provocar um defeito de isolamento,provocando quase de imediato o diferencial, e estorricando o aparelho se for entre fase e terra

para medir a terra em relação ao neutro terá que usa um medidor de terras, pois ao fim ao cabo o neutro é em si uma terra(num regime TT)

se procurar se existe tensão entre o neutro e o terra, sim, existe sempre um valor baixo, mas existe um valor....se num sistema trifasico este for muito elevado significa uma grande desiquilibrio nas fases ou harmonicos na rede etc...situação a corrigir o mais breve possivel...
Última edição por jaimereis em 21 set 2013, 11:21, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

jaimereis Escreveu:com um multimetro, com a energia ligada só se faz um tipo leitura, medição de tensão(VOLT), para medir a corrente(Ampere), primeiro desliga a electricidade, coloca-se o aparelho em serie com a linha, escolhe-se a função de Ampere, na escala correcta, e liga-se a electricidade(aqui entra a vantagem das pinças amperimetricas, como é um toro que abraça a linha, não há necessidade de desligar nada)

NÂO se usa tensão em mais nenhum tipo de leitura...

- continuidades
- Resistências
- Indutâncias
- ........não descrevo mais se não já estaríamos a falar num topo de gama, e normalmente só o pessoal da industria os usa...

jaimereis obrigado pelo alerta eu sei que a tensão é medida assim aliás também estou para comprar uma dessas pinças pois o meu multimetro apenas lÊ até 10A e tenho que "abrir" o circuito para fazer as leituras em série, apesar de não ser electricista nem nada que se pareça sou curioso e acabo por fazer tudo (o que sei) aqui em casa e em casa dos meus familiares nada mais, comprei um multimetro que já é True RMS e agora queria também comprar uma pinça que também fosse True RMS (pelo que investiguei) são os mais exactos. A minha dúvida é se sendo o terra sem tensão e o neutro também sem tensão(ou estarei errado?) se não poderia fazer essa leitura com o quadro ligado.
L.Sousa
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

se quer medir tensão entre o neutro e o terra, sim, é com quadro ligado....mas deve ser baixa, muito baixa, se for alta tem de certeza um mau terra...
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”