Terra das ITED
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Terra das ITED
Olá a todos.
Não sei se este tema já foi discutido aqui. Caso sim, peço que me indiquem o tópico.
Tenho um estabelecimento industrial constituído por 3 edifícios, todos da mesma empresa e no memso recinto.
Todos os 3 edifícios têm terras de protecção (de electricidade) independentes.
No ITED como faço com a terra de preotecção:
1) A terra de protocção dos outros 2 edifícios ligam na terra geral de ITED do Bastidor do edifício 1;
2) Os bastidores de cada edifício ligam na respectiva terra de protecção (da electricidade)?
3) Outra solução.
Cumprimentos a todos.
Não sei se este tema já foi discutido aqui. Caso sim, peço que me indiquem o tópico.
Tenho um estabelecimento industrial constituído por 3 edifícios, todos da mesma empresa e no memso recinto.
Todos os 3 edifícios têm terras de protecção (de electricidade) independentes.
No ITED como faço com a terra de preotecção:
1) A terra de protocção dos outros 2 edifícios ligam na terra geral de ITED do Bastidor do edifício 1;
2) Os bastidores de cada edifício ligam na respectiva terra de protecção (da electricidade)?
3) Outra solução.
Cumprimentos a todos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Terra das ITED
Existe ligação de infraestruturas de eletricidade entre os edifícios? E em relação às infraestruturas de ITED existe ligação entre edifícios?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá "joaoosvaldo".joaoosvaldo Escreveu:Existe ligação de infraestruturas de eletricidade entre os edifícios? E em relação às infraestruturas de ITED existe ligação entre edifícios?
Relativamente à Electricidade, cada edifício está ligado directamente ao Q.PT., com cabo em alumínio sem terra, logo cada edifício tem terra local.
Relativamente às ITED, todos os edifícios terão um Bastidor a ser ligado ao edifício principal (escritórios) com os cabos das 3 tecnologias (coaxial, pares de cobre e fibra).
Agora não sei como fazer com a terra das ITED, principalmente por causa do cabo coaxial.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Não tem anel de terra, garanto.ENERGY Escreveu:Boas
Será que esses edificios não partilham do mesmo anel de terras?
Pois o projecto eléctrico é nosso e os edifícios não estão lado a lado para o fazer, por questões sanitárias.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Eu que sou leigo nesta matéria, opontaria para que cada bastidor seja ligado na terra de cada edificio, pois penso que em cada edificio, todas as instalações devem estar ligadas ao mesmo sistema de terras.
Eu que sou leigo nesta matéria, opontaria para que cada bastidor seja ligado na terra de cada edificio, pois penso que em cada edificio, todas as instalações devem estar ligadas ao mesmo sistema de terras.
angel_of_diablo Escreveu:Não tem anel de terra, garanto.ENERGY Escreveu:Boas
Será que esses edificios não partilham do mesmo anel de terras?
Pois o projecto eléctrico é nosso e os edifícios não estão lado a lado para o fazer, por questões sanitárias.
Cpts.
Energy
Energy
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
ENERGY Escreveu:Boas
Também sou da mesma opinião, mas pensando no cabo coaxial que tem uma malha que será ligada a 2 terras distintas.
Não poderá ficar com uma queda de tensão entre extremidades?
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Bem pensado, é aqui que entra o trabalho da engenharia, e que o pessoal nas obras por vezes não dá valor.
Que tal consultar o fabricante do coaxial, para ver a opinião deles, teka, televês, etc.
Bem pensado, é aqui que entra o trabalho da engenharia, e que o pessoal nas obras por vezes não dá valor.
Que tal consultar o fabricante do coaxial, para ver a opinião deles, teka, televês, etc.
angel_of_diablo Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Também sou da mesma opinião, mas pensando no cabo coaxial que tem uma malha que será ligada a 2 terras distintas.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Nestes casos, onde há previsão de existrir correntes de loop, recomenda-se só ligar a malha numa das terminações.angel_of_diablo Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
concordo com o nelmindo, muitos fabricates de equipamentos, nomeadamente, do tipo caudalimetros e outros material de medida em que se usa cabos blindados a malha a recomendação é de só ligar uma das pontas á terra, exactamente devido á corrente que se cria e pode influenciar a própria leitura...
...penso que no caso de comunicações se deva proceder no mesmo modo, principalmente em distancia elevadas...
...penso que no caso de comunicações se deva proceder no mesmo modo, principalmente em distancia elevadas...
Jaime Reis
Já tive casos semelhantes. Coloquei a questão aos técnicos da ANACOM e a resposta foi que o RTIEBT prevalece sempre sobre o Manual ITED. Logo se existem terras distintas, cada bastidor deve ser ligado à terra correspondente. Contudo fizeram a ressalva que no caso de ser possivel também poderiam ser todas interligadas como o Manual ITED pede. Assim, penso que é um pouco à consideração de cada um sendo que deve prevalecer sempre o RTIEBT.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Menos um problema que me moía a cabeça algum tempo.
Obrigado a todos.
Obrigado a todos.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)