Projecto eléctrico de uma Discoteca
Projecto eléctrico de uma Discoteca
Caros colegas, sigo com entusiasmo este forum e vejo-me agora tentado a solicitar a vossa ajuda. Foi-me proposta a realizalção de um projecto eléctrico para uma Discoteca. è a primeira instalação do género que vou projectar e estou um bocadinho perdido. Gostaria de saber se algum de vocês já fez um trabalho deste tipo e se me podem dar uma orientações.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Projecto eléctrico de uma Discoteca
Boas
Deves primeiro saber que é que vai projectar a iluminação da pista, quem vai efectuar a instalação do som, que vai fornecer todo o equipamento para os balcões e apartir dai avanças.
Deves primeiro saber que é que vai projectar a iluminação da pista, quem vai efectuar a instalação do som, que vai fornecer todo o equipamento para os balcões e apartir dai avanças.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Curioso
- Registado: 12 mar 2008, 22:19
Talvez dar uma olhadela noutras existentes por aí e tirar algumas ideias. Parece-me um projecto q va exigir muito do Projectista, mas, deve ser muito porreiro. Muita energia em som e luz...
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Boas
Tens sempre de colocar iluminação emergência, iluminação de circulação, letreiros de saida.
Quanto ao numero de circuitos para cada um tipo de iluminação tens que consultar o regulamento.
Tens sempre de colocar iluminação emergência, iluminação de circulação, letreiros de saida.
Quanto ao numero de circuitos para cada um tipo de iluminação tens que consultar o regulamento.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
Se há projecto electrico, nao será dificil...será apenas segui-lo.
ou entao podes começar por ler isto
ou entao podes começar por ler isto
O que é o DMX ???
Para quem nunca ouviu tal expressão, passo a explicar que o DMX é um protocolo digital para comando de equipamentos de iluminação profissional.
Ao contrário das instalações eléctricas convencionais onde cada cabo de energia lida/desliga os equipamentos, nos sistemas de iluminação profissional durante o tempo de funcionamento os equipamentos estão permanentemente ligados e são controladosremotamente através de uma consola de iluminação que lhes envia o sinal DMX.
QUE CABO UTILIZO PARA O DMX ?
O cabo para transporte de DMX é um cabo de 2 condutores e malha com capacidade de transporte de sinais digitais de até 120 a 150ohms.
E QUE FICHAS COLOCO NA PONTA DO CABO ?
O DMX liga com fichas XLR de 3 ou 5 Pinos, deve-se sempre que possível utilizar fichas de 5 pinos para evitar conexões erradas com cabos de áudio que na maioria das vezes cria grandes estragos em ambos os equipamentos.
No entanto muitos fabricantes optam por fichas XLR de 3 pinos por serem mais baratas e ai temos de trabalhar com cuidado quando da ligação dos equipamentos.
COMO É QUE COMANDO VARIOS APARELHOS APENAS POR UM CABO ?
O DMX é um protocolo digital, logo passa um variado leque de informação no mesmo cabo.
O protocolo DMX têm 512 Canais disponíveis para serem utilizados pelos diferentes equipamentos.
Cada equipamento utiliza um número de canais correspondente ás funções que efectua, a baixo vou tentar exemplificar a forma de funcionamento do DMX nas maquinas...
Maquina Fumos (1 Canal) > Endereçada ao Canal 1
Canal 1 > Deita o Fumo
Strobe (3 Canais) > Endereça no Canal 2
Canal 2 > Brilho da Lâmpada
Canal 3 > Velocidade do Flash
Canal 4 > Duração do Flash
Moving Head (6 Canais) > Endereça no Canal 5
Canal 5 > PAN
Canal 6 > TILT
Canal 7 > Cores
Canal 8 > Dimmer
Canal 9 > Shuter
Canal 10 > Gobos
Etc, etc, etc...
E é desta forma que funcionam os sistemas de iluminação profissional.
PORQUE UTILIZAR O DMX E NÃO OS SISTEMAS ANALÓGICOS CONVENCIONAIS ?
É aqui que temos a grande diferença entre DMX e comunicação analógica, antes tinha-mos um sinal para cada aparelho ou função destes, dai para se ligar 512 canais precisava-mos de 513 fios, sendo um para cada canal e 1 sinal de controle.
Já com o sinal DMX isso não ocorre, através de 1 par de fios o controlador ou mesa consegue controlar todos os 512 canais.
COMO É QUE ISTO FUNCIONA ?
É como se o controlador ou mesa enviasse o aviso...
"Ei, 45 quero você a 50% e você 508 quero você a 37%" e eles através do único cabo obedecessem.
Como é que fazem isso?
Através da comunicação digital ou seja 0 e 1, só que com somente com esses 2 estados só teríamos a lâmpada ligada ou desligada,
então, mandamos uma série com 8 sinais ou bits, e podemos ter 256 combinações que vão desde 00000000 (0%, desligado) até 11111111(100% ou ligado a potência total)
e pode ter valores intermediários como 10000000 que significa 50% de intensidade.
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
O proprietário já tem uma listagem de equipamento a instalar com as respectivas potências. O sistema de som e iluminação vai ser montado por uma equipa profissional, apenas tenho de deixar em pontos estratégicos linhas com a potência que eles pedem, o resto é tudo com eles. Com o avançar do projecto vou colocando aqui a evolução do trabalho e potenciais duvidas.
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
nunca é demais deixar tubos de reserva.
pic's on the rocks
Boas amigo, sou instalador nessa área "Som, Luz e Parte Eléctrica" para salas de espectáculos
Posso dar-te algum apoio no que necessitares
Deixo-te aqui apenas algumas dicas de como deves trabalhar, para simplificares a tua vidinha
Para os equipamentos de som utiliza sempre disjuntores bipolares de 6kA, pois os arranques são intensos.
Se possível utiliza um disjuntor para cada amplificador, no caso de avaria do equipamento normalmente o disjuntor vai a baixo e se tiveres lá vários amplificadores vai dar barracada.
Na iluminação da pista aconselho-te a utilizar um sistema de distribuição em cabos multipar com um patch panel para futuras alterações, no entanto fala com os colegas da iluminação para ver o que eles necessitam.
Qualquer coisa apita que irei estar atento ao tópico,
um abraço
Posso dar-te algum apoio no que necessitares
Deixo-te aqui apenas algumas dicas de como deves trabalhar, para simplificares a tua vidinha
Para os equipamentos de som utiliza sempre disjuntores bipolares de 6kA, pois os arranques são intensos.
Se possível utiliza um disjuntor para cada amplificador, no caso de avaria do equipamento normalmente o disjuntor vai a baixo e se tiveres lá vários amplificadores vai dar barracada.
Na iluminação da pista aconselho-te a utilizar um sistema de distribuição em cabos multipar com um patch panel para futuras alterações, no entanto fala com os colegas da iluminação para ver o que eles necessitam.
Qualquer coisa apita que irei estar atento ao tópico,
um abraço
rebelocruz Escreveu:Boas
Quanto á iluminação de emergência e circulação e 100% imprescindível, no entanto hoje em dia pode-se fazer coisas bastante uteis e giras.
Por exemplo para balizar degraus de escadas podemos utilizar Strips de Leds apoiados numa pequena UPS de computador.

Quanto aos circuitos electricos o meu conselho é este...
Esqueçam que é iluminação, façam todos os circuitos a 2.5mm e com corte de fase e neutro independentes para todos.
Passo a explicar porque...
Onde hoje está instalada uma Luz Negra que consome uns miseráveis 60Wtts, amanhã pode-se lá colocar um Strob que consome 3000Wtts.
Porque cortar sempre a fase e neutro
Grande parte dos equipamentos de iluminação atingem temperaturas interiores bastante elevadas e com o tempo existe corrosão interna dos condutores, se tivermos um neutro comum "ligado no barramento" podemos ter fortes problemas de disparo de diferenciais.
Saliento que numa discoteca não é viável parar os equipamentos 10 ou 20 minutos para detectar e reparar uma avaria a meio da noite e por isso deve-se ter o máximo de controlo possível.
Caso os clientes pretendam uma instalação bem feita e com capacidades para futuros eventos deves deixar tb alguns pontos trifásicos com fichas CEE de 5x32A.
Junto ao quadro eléctrico deves ter duas tomadas auxiliares para ligação de equipamentos externos "muito utilizado em eventos e aluguer dos recintos"
Essas tomadas deveram ser de 5x32A e 5x63A
Bem já aqui ficaram mais algumas dicas que me parecem importantes
Um abraço
Agradeço imenso as dicas que me estão a dar. É deste tipo de ajuda que estou a precisar. Muito obrigado.
Sérgio se necessitares podes contactar-me por MSN "geral@solucoesaudio.com"
e caso de algum esclarecimento urgente podes contactar-me por telefone "o nº está na minha weebpage"
Um abraço
e caso de algum esclarecimento urgente podes contactar-me por telefone "o nº está na minha weebpage"
Um abraço
Muito obrigado. Vou-te adicionar ao msn e depois falamos melhor.
É desta que o projecto vai arrancar. Entregaram-me hoje os layouts e vou começar a trabalhar nele na segunda feira. Se alguem tiver mais alguma sugestão a fazer é bem vinda. Conforme for avançando no trabalho vou dando noticias para saber a vossa opinião acerca de certas opções. Muito obrigados a todos os interessados e até breve.