Armanzem agricola

Responder
destruidor007
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2010, 23:30

Armanzem agricola

Mensagem por destruidor007 »

Bom dia estou com umas duvidas em questão á instalação eletrica de um armanzém agricola onde já existia corrente monofásia só k agora quero passar para trifásica, nesse armanzém tem uma casa de banho onde a instalação está feita por dentro da parede onde tem uma luz no tecto e uma luz no espelho k vou manter o restante instalação vou fazer toda nova .
Ao pedir alteração vai ter k ser certificado pla certiel,como vai ser dispensa agricola vou colocar o minimo de tomadas, duas monofásicas, uma tomada de encravamento trifásica,uma armadura de emergência,duas armaduras 2x58w estanques,um quadro exterior estanque,e vou fazer a instalação com tudo Vd e cabo XV.
A minha duvida como já algum tempo k estou afasto da electricidade, se me poderem ajudar para fazer tudo conforme a lei em vigor .Em questão ao tubo VD posso fazer as curvas com o cabo á vista ou tem que ser com o proprio tubo,a luz de emergência tem k ser um circuito separado da iluminação, as luzes podem levar interruptor ou tem k se ligar no disjuntor, e em questão ao diferencial mediante a leitura resistência de terra posso meter um30MA . cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Armanzem agricola

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tubo VD em braçadeiras com o cabo nas curvas à vista.
Armadura de emergência ligada no circuito de iluminação local.
Armaduras ligadas com interruptor local, ou interruptor no Q.E.
ID de 30mA, sim.
Cpts.
Energy
tonifaria
Curioso
Curioso
Registado: 06 ago 2011, 16:24

Mensagem por tonifaria »

ENERGY Escreveu:Boas
ID de 30mA, sim.
Boas,
"ENERGY"
a armadura de emergencia liga-se a uma caixa de iluminação local, como se trata-se de mais uma armadura? quando digo armadura de emergencia estou a referir-me a um letreiro de saida.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim, a armadura de emergencia (letreiro de saída) deve ser ligada no circuito que alimenta a iluminação normal desse local.

tonifaria Escreveu:
ID de 30mA, sim.
Boas,
"ENERGY"
a armadura de emergencia liga-se a uma caixa de iluminação local, como se trata-se de mais uma armadura? quando digo armadura de emergencia estou a referir-me a um letreiro de saida.
Cpts.
Energy
tonifaria
Curioso
Curioso
Registado: 06 ago 2011, 16:24

Mensagem por tonifaria »

obrigado tinha a ideia que seria um circuito à parte. talvez por ter trabalhado em obras onde tinha vários circuitos de iluminação e circuitos próprios para iluminação de emergencia, mas isso de ter a ver com a lotação e o tipo de edificio, no meu caso foi escolas e hospitais entre outros.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não perde nada em dar uma vista de olhos pelas RTIEBT, para ficar mais atualizado e tirar estas suas dúvidas.
A iluminação de emergência nos hospitais, quando por lá passei, era ligada nos quadros elétricos de emergência.

tonifaria Escreveu:obrigado tinha a ideia que seria um circuito à parte. talvez por ter trabalhado em obras onde tinha vários circuitos de iluminação e circuitos próprios para iluminação de emergencia, mas isso de ter a ver com a lotação e o tipo de edificio, no meu caso foi escolas e hospitais entre outros.
Cpts.
Energy
destruidor007
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2010, 23:30

Mensagem por destruidor007 »

Obrigado a todos k responderam ao topico assim ja estou mais esclarecido.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Queria aqui chamar a atenção para o tipo de iluminação de emergência; que se for blocos autónomos, é considerada iluminação de emergência do tipo C, logo deverá ser instalado o respetivo telecomando, a não ser que possa optar por iluminação de emergência do tipo D (Lanternas portáteis) e neste caso dispensa o telecomando.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Dependendo da lotação do armazém, poderá ser ou não obrigatório a instalação de iluminação de evacuação, e anti-pânico, e aí sim o emprego do respetivo telecomando.
Nos casos em que não seja obrigatório a instalação de iluminação de evacuação, se o instalador instalar 1/2 armaduras emergência, fica obrigado à instalação do telecomando?

Josecalado Escreveu:Queria aqui chamar a atenção para o tipo de iluminação de emergência; que se for blocos autónomos, é considerada iluminação de emergência do tipo C, logo deverá ser instalado o respetivo telecomando, a não ser que possa optar por iluminação de emergência do tipo D (Lanternas portáteis) e neste caso dispensa o telecomando.

Cumprs.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Dependendo da lotação do armazém, poderá ser ou não obrigatório a instalação de iluminação de evacuação, e anti-pânico, e aí sim o emprego do respetivo telecomando.
Nos casos em que não seja obrigatório a instalação de iluminação de evacuação, se o instalador instalar 1/2 armaduras emergência, fica obrigado à instalação do telecomando?
Olá "Energy".

Sempre que houver blocos autónomos (armaduras de emergência) tem de se colocar Telecomando, independentemente se for edifício com público ou sem público.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se um beneficio cria de imediato uma obrigação, nos casos em que não é obrigatório a sua instalação (armaduras de emergência) o melhor é não instalar, logo não se instala telecomando, que na maioria dos casos, nem serve para nada, só serve para o cliente gastar dinheiro.
Faz-me lembrar o caso, das remodelações dos Serviços Comuns, em que no inicio era obrigatorio fazer coluna montante, e respetivas instalações afetas a estes serviços, as administrações de alguns prédios, vivendo com pouco dinheiro, com esta obrigatoriedade acabavam por não fazer nada, deixando muitas instalações em grande degradação, hoje já assim não é, o cliente pode fazer por exemplo a Coluna montante, e quando poder faz a remodelação dos Serviços Comuns, ou vice-versa, logo não faz sentido, que querendo benefeciar à instalação, com a montagem de 1 armadura de emergência, fique de imediato obrigado à instalação do respetivo telecomando.
As RTIEBT são para cumprir, mas obrigações deste tipo sem nexo, não faz sentido, e leva a prejuisos para o cliente/utente, etc.
angel_of_diablo Escreveu:
Olá "Energy".

Sempre que houver blocos autónomos (armaduras de emergência) tem de se colocar Telecomando, independentemente se for edifício com público ou sem público.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Se um beneficio cria de imediato uma obrigação, nos casos em que não é obrigatório a sua instalação (armaduras de emergência) o melhor é não instalar, logo não se instala telecomando, que na maioria dos casos, nem serve para nada, só serve para o cliente gastar dinheiro.
Faz-me lembrar o caso, das remodelações dos Serviços Comuns, em que no inicio era obrigatorio fazer coluna montante, e respetivas instalações afetas a estes serviços, as administrações de alguns prédios, vivendo com pouco dinheiro, com esta obrigatoriedade acabavam por não fazer nada, deixando muitas instalações em grande degradação, hoje já assim não é, o cliente pode fazer por exemplo a Coluna montante, e quando poder faz a remodelação dos Serviços Comuns, ou vice-versa, logo não faz sentido, que querendo benefeciar à instalação, com a montagem de 1 armadura de emergência, fique de imediato obrigado à instalação do respetivo telecomando.
As RTIEBT são para cumprir, mas obrigações deste tipo sem nexo, não faz sentido, e leva a prejuisos para o cliente/utente, etc.
angel_of_diablo Escreveu:
Olá "Energy".

Infelizmente também concordo que actualmente os telecomandos não servem de grande coisa.
Acho que deviam ter incluida a função de desligar as lâmpadas permanentes quando colocados em repouso sem ter necessidade de recorrer a relés ou contactores no quadro.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Os telecomandos não são uma invensão recente, existem à muitos anos, só que a maioria do pessoal, por não ver beneficios para a instalação e seus clientes, nunca os utilizava.
Entretanto os lobies do material elétrico, conseguiram coloca-los de novo em circulação, estão a conseguir os seus objetivos, faturar, faturar, a custa de um equipamento que na maioria dos casos nada beneficia o cliente.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Concordo com as opiniões dos colegas e acrescento que existe legislação feita para emperrar o sistema, salvaguardando os interesses dos grupos que pressionam os legisladores, quantas instalações de pequena dimensão com dois ou três blocos autónomos ficaram por aprovar porque não estava instalado o telecomando e para cumprir o exigido quando não foi previsto a passagem de condutores para fazer o telecomando, e até ultrapassar essa não conformidade além do tempo e do valor, qual é o benefício para o utilizador? estou convencido que uma maioria sai prejudicado, em benefício de uma minoria.

Cumprs.
Responder

Voltar para “Dúvidas”