disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou mal

tonifaria
Curioso
Curioso
Registado: 06 ago 2011, 16:24

disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou mal

Mensagem por tonifaria »

Boas caros colegas, ontem fui ver uma avaria porque um pintor colocou, na sexta-feira, uns focos LED 4,5W comprados pela sua cliente. Ela pediu se eles os colocava e ele aceitou. ele disse que ficou tudo bem a funcionar.
Mas ontem a cliente ficou sem luz e ele pediu-me para ir lá ver. vi que havia uma passagem entre neutro e terra, no quadro então desliguei-os e identifiquei o circuito, mas como não dava jeito desliguei o neutro e não o terra.
liguei os dijuntores e estava tudo bem até ligar um interruptor desse circuito e o Interruptor Diferencial (ID) disparou. desliguei o circuito no dij. e pensando que era um dos 5 focos mal ligado comecei a desligar. por estranho que pareça só liguei um foco a luz ficar a dar bem apenas desligando no ultimo. Pensei que fosse o cabo ou a lampada LED. Mas troquei e estava tudo bem. mas só se tivesse as 5 lampadas é que foi abaixo.
Como não tinha muito tempo fui ao quadro e desliguei o circuito para a senhora ficar com corrente nas tomadas e com luz na outra parte do apartamento.
No entanto fiquei a pensar se eu logo no inicio desliguei o neutro não devia de estar a dar, só se houver uma passagem á terra do neutro e a terra fez de neutro.
Será que alguém me pode dizer algo sobre isto?
Faria
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: disparo de diferencial, desliguei o neutro e funcionou m

Mensagem por Duzia12 »

Medir a resistência entre neutro e terra.
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

Basta medir com um multimetro ou será preciso um mega porque já vi um post parecido no forum.
Já agora pode-se medir ( Homs) neutro e terra no barramento com os circuitos ligados?
e que valores devo obter?
Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

tonifaria Escreveu:Boas caros colegas, ontem fui ver uma avaria porque um pintor colocou, na sexta-feira, uns focos LED 4,5W comprados pela sua cliente. Ela pediu se eles os colocava e ele aceitou. ele disse que ficou tudo bem a funcionar.
Mas ontem a cliente ficou sem luz e ele pediu-me para ir lá ver. vi que havia uma passagem entre neutro e terra, no quadro então desliguei-os e identifiquei o circuito, mas como não dava jeito desliguei o neutro e não o terra.
liguei os dijuntores e estava tudo bem até ligar um interruptor desse circuito e o Interruptor Diferencial (ID) disparou. desliguei o circuito no dij. e pensando que era um dos 5 focos mal ligado comecei a desligar. por estranho que pareça só liguei um foco a luz ficar a dar bem apenas desligando no ultimo. Pensei que fosse o cabo ou a lampada LED. Mas troquei e estava tudo bem. mas só se tivesse as 5 lampadas é que foi abaixo.
Como não tinha muito tempo fui ao quadro e desliguei o circuito para a senhora ficar com corrente nas tomadas e com luz na outra parte do apartamento.
No entanto fiquei a pensar se eu logo no inicio desliguei o neutro não devia de estar a dar, só se houver uma passagem á terra do neutro e a terra fez de neutro.
Faria

Boas
Se diz que o problema está na ligação entre o 4º e o 5º projetor, deveria verificar essas ligações elétricas, e o estado dos condutores, reapertos etc.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ora nem mais ....

ENERGY Escreveu:
tonifaria Escreveu:Boas caros colegas, ontem fui ver uma avaria porque um pintor colocou, na sexta-feira, uns focos LED 4,5W comprados pela sua cliente. Ela pediu se eles os colocava e ele aceitou. ele disse que ficou tudo bem a funcionar.
Faria

Boas
Se diz que o problema está na ligação entre o 4º e o 5º projetor, deveria verificar essas ligações elétricas, e o estado dos condutores, reapertos etc.
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

Se reparar, eu disse que troquei. posso ter me explicado mal mas eu retirei o 5º substitui pelo 4 e estava bom. já agora retirei o cabo e vi as continuidades dele e tb vi que estava tudo bem com ele.
Mas o que me deixou mais incomodado com isto tudo foi o facto de ter desligado o neutro desse circuito e as lampadas terem dado. normalmente desliga-se o terra até encontrar a solução. mas pela forma como o quadro estava ligado era mais fácil desligar o neutro.
E no final mesmo com 4 focos desligou o ID, então como a senhora estava com um pouco de pressa eu desliguei o circuito e deixei a casa com corrente nas tomadas e no outro circuito de luz.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
As lampâdas de Leds, são de 12V ou 230V?

tonifaria Escreveu:Se reparar, eu disse que troquei. posso ter me explicado mal mas eu retirei o 5º substitui pelo 4 e estava bom. já agora retirei o cabo e vi as continuidades dele e tb vi que estava tudo bem com ele.
Mas o que me deixou mais incomodado com isto tudo foi o facto de ter desligado o neutro desse circuito e as lampadas terem dado. normalmente desliga-se o terra até encontrar a solução. mas pela forma como o quadro estava ligado era mais fácil desligar o neutro.
E no final mesmo com 4 focos desligou o ID, então como a senhora estava com um pouco de pressa eu desliguei o circuito e deixei a casa com corrente nas tomadas e no outro circuito de luz.
Cpts.
Energy
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

230V
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

Visto que a montagem foi feita por um pintor, logo pessoal sem conhecimentos para tal, penso que o melhor seja rever toda a instalação dos projetores.
Porque a avaria até pode nem ser da instalação dos projetores, é desligar o circuito da caixa de derivação e verificar se o ID dispara.
Os suportes podem não ligar corretamente nas lampâdas, cabos mal apertados nas derivações, havendo maus contatos na instalação, pode ao ligar haver inself, e ser o suficiente para disparar o ID etc

tonifaria Escreveu:230V
Cpts.
Energy
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

obrigado a todos os que atenderam ao meu problema, penso que terça feira vou lá com o pintor para perceber o que andou a fazer, uma vez que houve uma pequena alteração no apartamento e pode estar aí uma fuga de corrente. Assim que resolver o problema deixo aqui um comentario sobre o que se passou.
Obrigado.
Faria
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Ficamos a aguardar o prometido comentário.

tonifaria Escreveu:obrigado a todos os que atenderam ao meu problema, penso que terça feira vou lá com o pintor para perceber o que andou a fazer, uma vez que houve uma pequena alteração no apartamento e pode estar aí uma fuga de corrente. Assim que resolver o problema deixo aqui um comentario sobre o que se passou.
Obrigado.
Faria
Cpts.
Energy
tonifaria
Curioso
Curioso

Mensagem por tonifaria »

Bem aquilo ficou a dar.
Para a senhora ficar com luz durante o fim de semana eu tinha desligado o circuito de iluminação( retirei o fio do dijuntor e o neutro já estava desligado desde que me apercebi que havia uma passagem neutro-terra).
Hoje desliguei o terra e confirmei que ainda havia essa passagem neutro-terra, de seguida o pintor disse-me que um dos focos de um quarto estava a piscar de modo a que até cansava os olhos. logo de seguida fui a esse quarto e retirei a lampada, verifiquei se havia alguma passagem( não havia) deixei os fios soltos. de seguida voltei ao quadro e verifiquei que já não havia a dita passagem.
Liguei os fios no quadro voltei ao quarto liguei os fios num ligador tipo WAGO mas em ligar o suporte do foco e ficou tudo a dar. pensei é do suporte do foco mas esse já tinha confirmado, pensei será da lampada? coloco o suporte troco a lampada por uma que sabia estar boa e ficou tudo a dar. Lembrei-me que no corredor tinha retirado um foco e faltaria recolocar a ele e ao cabo. porque até foi nesse local onde sabado tinha feito a luz ir abaixo. verifiquei outra vez o cabo ele estava bom. coloquei a dita lampada e ela piscava mas sempre a dar. coloquei nesse lugar outra lampada e aquilo ficou 5 estrelas. a senhora veio lá gostou, levou a lampada para trocar e o pintor ficou aliviado.
Agora eu não reparei em nenhum estrago em nenhum dos fios, não vi nada de anormal nos suportes dos focos até porque não havia passagem nenhuma entre nenhum dos pontos de ligação. poderia ser noutro fio do dito quarto que ao mexer afastasse e deixasse de fazer a dita passagem? durante mais 2 horas liguei e desliguei como se habitasse ali e até por vezes algum tempo deixei ligado as varias lampadas e nunca foi abaixo.
Espero que amanha não dê barraca porque até nem sei o que fazer mais.
Já a conteceu a alguém algo do estilo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "tonifaria"

Diz só o seguinte o nivel 5 é teu?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O 5 ao contrário é o 2 !!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A forma como alguns tópicos são por vezes apresentados, demonstram de imediato alguns conhecimentos/desconhecimentos dos autores.
Também acontece que por vezes alguns utilizadores aparecem aqui de mancinho com uns tópicos a pedir ajuda, mas é para testar os utilizadores do forum e criar a confusão, porque depois com a troca de informações, verifica-se que até sabem bem mais do que mostraram inicialmente.

Duzia12 Escreveu:O 5 ao contrário é o 2 !!!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”