ITED OBRIGATORIO?

Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

ITED OBRIGATORIO?

Mensagem por Mestreclima »

Podem tirar a duvida? (podia ler o manual, podia mas não era a mesma coisa. :lol: )

Tenho uma obra, restauro de armazem para lenha em que o cliente foi obrigado a fazer projecto.
È um espaço com 300m2, vai ter wc, balneario/vestiario (6m2) e sala /escritorio, o restante do espaço é armazem e zona para trabalho(corte ) com 20m2.

É obrigatório ter ITED?
O projecto tem ITED mas só tem dois pares de cobre e um coaxial para a sala/escritorio.
Tendo projecto não tem que ter Fibra e zona ZAP?
Há maneira de retirar o projecto ITED?
Cump.

Rochinha
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: ITED OBRIGATORIO?

Mensagem por Varejo »

Boas, ZAP só em obrigatório em habitações.

Um armazém mesmo em ITED2 a fibra pode ir só até ao ATI.

19. Perante uma alteração da arquitetura de rede, quer seja por via da reconstrução, alteração ou remodelação de um edifício, ou fogo, posso aplicar as prescrições técnicas previstas para o projeto inicial?

Não. As prescrições que devem suportar as referidas alterações à arquitetura de rede são as previstas no Manual ITED.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063971
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:Boas, ZAP só em obrigatório em habitações.

Um armazém mesmo em ITED2 a fibra pode ir só até ao ATI.ir ao ATI?, a fibra só se mete do ATI a uma zona zap!? Estamos a falar de residencias.

19. Perante uma alteração da arquitetura de rede, quer seja por via da reconstrução, alteração ou remodelação de um edifício, ou fogo, posso aplicar as prescrições técnicas previstas para o projeto inicial?

Não. As prescrições que devem suportar as referidas alterações à arquitetura de rede são as previstas no Manual ITED.

Cump.

Rochinha
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Perguntas para quê, diz que o armazém tem projeto, logo cumpra-o na sua execução.
Nada de misturar habitação com armazéns, e o projetista foi pago para pensar e projetar de acordo com os regulamentos, no entanto errar é humano.
Se o projeto lhe levanta dúvidas técnicas, deve-as esclarece-las por escrito com o projetista, uma vez que é o instalador.

Mestreclima Escreveu:Podem tirar a duvida? (podia ler o manual, podia mas não era a mesma coisa. :lol: )

Tenho uma obra, restauro de armazem para lenha em que o cliente foi obrigado a fazer projecto.
È um espaço com 300m2, vai ter wc, balneario/vestiario (6m2) e sala /escritorio, o restante do espaço é armazem e zona para trabalho(corte ) com 20m2.

É obrigatório ter ITED?
O projecto tem ITED mas só tem dois pares de cobre e um coaxial para a sala/escritorio.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Mestreclima Escreveu:Podem tirar a duvida? (podia ler o manual, podia mas não era a mesma coisa. :lol: )

É obrigatório ter ITED?
eu chamo a sua atenção para o caminho de cabos ...
ou seja mesmo em esteira de fracas os cabos de ited vão só na esteira ou passam dentro de um tubo nessa mesma esteira ?

na obra que fiz eu não vi esta duvida esclarecida ... também era uma publica privada ...

mas fiquei com a sensação que deveria ir em tubo mesmo em esteira ... foi o que o gajo do isq disse mas como é obvio foi abafado porque na inauguração a tv tinha que estar a bombar
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Mestreclima Escreveu:

Um armazém mesmo em ITED2 a fibra pode ir só até ao ATI.ir ao ATI?, a fibra só se mete do ATI a uma zona zap!? Estamos a falar de residencias.

Boas, eu respondi em relação a um armazém não a residência, acho que foi essa a pergunta do tópico "armazém"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

[quote="ENERGY"]Boas
Perguntas para quê, diz que o armazém tem projeto, logo cumpra-o na sua execução.
Nada de misturar habitação com armazéns, e o projetista foi pago para pensar e projetar de acordo com os regulamentos, no entanto errar é humano.
Se o projeto lhe levanta dúvidas técnicas, deve-as esclarece-las por escrito com o projetista, uma vez que é o instalador.

Boas, Sim sou instalador mas o meu ramo principal é ar condicionado. Devido ao decrescimo de trabalho voltei a recorrer de serviços electricidade e canalização e ITED.
Tenho recebido ajuda e tenho tentado ajudar neste FORUM respondendo as perguntas que aqui são colocadas.
Como diz errar é humano, o projectista não o conheço e está de ferias ate o dia 2. A questão aqui remetida è tambem para esclarecimento proprio pois a responsabilidade não é só do projectista.
Já mencionaram que teria que passar fibra até ao ATI, que não está no projecto.
Cump.

Rochinha
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:
Mestreclima Escreveu:

Boas, eu respondi em relação a um armazém não a residência, acho que foi essa a pergunta do tópico "armazém"!
Desculpe, possivelmente não me fiz entender. As intalações que já fiz foram sempre residenciais, e ai só passo a fibra do ATI á zona zap.
Diz que ´so devo passar a Fibra até ao ATI ( CMU-ATI). É que não está no projecto.
Cump.

Rochinha
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

se a anacom zeinal bava tivesse um gabinete de apoio tudo isto seria mais fácil ...
só eu sei o que passei na outra obra que tive ...
muitas noitinhas sem dormir ...
um gajo acordava a pensar nisto e naquilo ...

mas não , a anacom zeinal bava , é boa é para extorquir dinheiro ao instalador de 4 em 4 anos ...
isso são eles bons ...
agora sessões de esclarecimentos e etc ... tá quieto ...
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

É obrigatório ter ITED?
Olá "Mestreclima".

Se existe projecto ITED é porque o cliente solicitou telecomunicações para o Armazém, logo terá de o executar.
Pelas áreas que menciona, parece-me bem a quantidade de tomadas projectadas.
A ZAP só se aplica e é obrigatória em fracções residênciais.
A existência de fibra num estabelecimento deste tipo só seria obrigatória caso houvesse 2 PD's (Bastidor e ATI's) e/ou tomadas de fibra óptica. Como não é o caso, não existe distribuição de cabo de fibra. No entanto o ATI ou Bastidor terá de ter um RC-FO (primário).

Se existe projecto, não existe alternativa a não ser executá-lo.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Olá "Mestreclima".

Se existe projecto ITED é porque o cliente solicitou telecomunicações para o Armazém, logo terá de o executar.
Pelas áreas que menciona, parece-me bem a quantidade de tomadas projectadas.
A ZAP só se aplica e é obrigatória em fracções residênciais.
A existência de fibra num estabelecimento deste tipo só seria obrigatória caso houvesse 2 PD's (Bastidor e ATI's) e/ou tomadas de fibra óptica. Como não é o caso, não existe distribuição de cabo de fibra. No entanto o ATI ou Bastidor terá de ter um RC-FO (primário).

Se existe projecto, não existe alternativa a não ser executá-lo.[/quote]

Boas, obrigado pelo esclarecimento. No entanto como em muitos casos o cliente não fazia ideia que iria levar ITED.
As obras seriam principalmente para substituir o telhado de chapa e ripas e por isolamento acustico por o armazem estar no meio de casas.
Já tive comentarios de remodulações e até mesmo acrescimos em que o projectista fez uma declaração em que devido ao elevado custo e o cliente não tinha condições ficava isento de alterar o existente RITA.
Acham possivel?
Caso o cliente não queira o ITED acham possivel anular o projeto?
Cump.

Rochinha
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

"Já tive comentarios de remodulações e até mesmo acrescimos em que o projectista fez uma declaração em que devido ao elevado custo e o cliente não tinha condições ficava isento de alterar o existente RITA.
Acham possivel?"

"o projectista fez uma declaração em que devido ao elevado custo e o cliente não tinha condições ficava isento" e em anexo à declaração o projetista deve colocado o IRS e uma declaração da segurança social em como o cliente recebe o RSI, como comprovativo... Like :mrgreen:

Boas, acho possível em remodelações, edifícios novos não acredito!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas

Já tinha reparado que o seu forte era o ar condicionado, passando à questão colocada,
Se no projeto não consta fibra, não a vai ter de instalar, tem apenas de cumprir o que consta do projeto ITED.
Em relação à isenção de projeto, em obras de remodelação, por vezes é possivél, o projetista pode tentar.

Mestreclima Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Boas, Sim sou instalador mas o meu ramo principal é ar condicionado. Devido ao decrescimo de trabalho voltei a recorrer de serviços electricidade e canalização e ITED.
Tenho recebido ajuda e tenho tentado ajudar neste FORUM respondendo as perguntas que aqui são colocadas.
Como diz errar é humano, o projectista não o conheço e está de ferias ate o dia 2. A questão aqui remetida è tambem para esclarecimento proprio pois a responsabilidade não é só do projectista.
Já mencionaram que teria que passar fibra até ao ATI, que não está no projec, derivado a vários fatoresto.
Cpts.
Energy
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado a todos.
Cump.

Rochinha
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

As únicas maneiras de isentar de projecto/execução ITED, é verificar se cumprem o disposto nos Artigos 60º e 61º da lei...

Relativamente ao 61º, considero que se o requerente juntar uma declaração onde diga que de facto as instalações existentes são aptas a funcionar correctamente, então, tudo bem.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”