Casa Rural - Baixada

imweb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2013, 08:50

Casa Rural - Baixada

Mensagem por imweb »

Bom dia,

É a primeira vez que estou a pedir uma baixada nova, e após alguma pesquisa, tenho ainda dúvidas.

Situação:
Ligação à rede eléctrica de uma casa rural (basicamente são dois pisos amplos com 20 m^2 em que o primeiro está recuperado).

Até agora tenho previsto o seguinte:
  • Portinhola P50 + Caixa Contador + Caixa Terras
  • Quadro distribuição + Quadro do disjuntor de entrada
Dúvidas:
  • A base de fusíveis e os consumíveis são do meu âmbito?
  • O Contador é do meu âmbito?
  • O Quadro do disjuntor de entrada pode ser à face?
  • Colocando um luminária+tomada no piso R/C é obrigatório colocar quadro parcial?

Estou inscrito na Ordem dos Engenheiros (Membro Estagiário), tenho que estar associado a mais algum organismo para poder assinar a ficha electrotécnica?

Obrigado.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Casa Rural - Baixada

Mensagem por Josecalado »

imweb Escreveu:Bom dia,

É a primeira vez que estou a pedir uma baixada nova, e após alguma pesquisa, tenho ainda dúvidas.

Situação:
Ligação à rede eléctrica de uma casa rural (basicamente são dois pisos amplos com 20 m^2 em que o primeiro está recuperado).

• Portinhola P50 + Caixa Contador + Caixa Terras
Dúvidas:
  • A base de fusíveis e os consumíveis são do meu âmbito? Sim
  • O Contador é do meu âmbito? Não
  • O Quadro do disjuntor de entrada pode ser à face? Sim desde que alojado em caixa própria.
  • Colocando um luminária+tomada no piso R/C é obrigatório colocar quadro parcial?
O quadro geral deve ficar localizado na junto à entrada principal do edifício, o quadro parcial no 1º piso.[/color

Estou inscrito na Ordem dos Engenheiros (Membro Estagiário), tenho que estar associado a mais algum organismo para poder assinar a ficha electrotécnica? Penso que só com a incrição na Ordem dos Engenheiros pode assinar, mas haverá aqui colegas que poderão confirmar.

Obrigado.

Respostas a azul.

Cumprs.
imweb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por imweb »

Obrigado pelas respostas.
Josecalado Escreveu:

[*]Colocando um luminária+tomada no piso R/C é obrigatório colocar quadro parcial?[/list] O quadro geral deve ficar localizado na junto à entrada principal do edifício, o quadro parcial no 1º piso.[/color

Respostas a azul.

Cumprs.

Ok. Mas esta tipologia (quadro parcial por piso) é obrigatório ou é opção de quem instala?

Relativamente ao disjuntor de entrada também sou eu que tem de comprar?

Obrigado.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

imweb Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Josecalado Escreveu:

[*]Colocando um luminária+tomada no piso R/C é obrigatório colocar quadro parcial?[/list] O quadro geral deve ficar localizado na junto à entrada principal do edifício, o quadro parcial no 1º piso.[/color

Respostas a azul.

Cumprs.

Ok. Mas esta tipologia (quadro parcial por piso) é obrigatório ou é opção de quem instala?

Relativamente ao disjuntor de entrada também sou eu que tem de comprar?

Obrigado.

O DCP (Disjuntor de Controlo de Potência) quem instala é o Distribuidor. A "tipologia" quadro geral + parcial é obrigatória (R.T.I.E.B.T.).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Situação:

• Portinhola P50 + Caixa Contador + Caixa Terras A Portinhola acho que deve ser P-100 mas..
Dúvidas:

Estou inscrito na Ordem dos Engenheiros (Membro Estagiário), tenho que estar associado a mais algum organismo para poder assinar a ficha electrotécnica?

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Também sou da opinião de que a portinhola deve ser uma P100, porque no futuro pode ser necessário algum aumento de potência, e a P50 obriga a novas obras.

Duzia12 Escreveu:

Situação:

• Portinhola P50 + Caixa Contador + Caixa Terras A Portinhola acho que deve ser P-100 mas..
Dúvidas:

Obrigado.
Cpts.
Energy
imweb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por imweb »

Assim sendo vou colocar a caixa P100 :)

Obrigado pela ajuda.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

A EDP já não coloca Portinlolas de 50A/220V. so P100A
Agora tem de arranjar um empreiteiro para fazer o ramal, (EDP só recebe custos de ligação)
Contador no exterior!
Limitador no Interior.
Quadro junto á entrada.
Quadro parcial 1º piso.
Terra obrigatório.
imweb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por imweb »

Considerando que a casa só tem una divisão, posso ter um quadro com espaço para o disjuntor da EDP e una fila para as minhas saídas, ou é sempre obrigatório um parcial?

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode apenas ter o Quadro Geral, com espaço para limitador da EDP, e espaço para as respetivas proteções (disjuntores, IDs) dos circuitos a criar.
Como a casa é pequena e de um só piso, não existe necessidade (obrigatoriedade) de instalar um quadro parcial.
imweb Escreveu:Considerando que a casa só tem una divisão, posso ter um quadro com espaço para o disjuntor da EDP e una fila para as minhas saídas, ou é sempre obrigatório um parcial?

Obrigado
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Pela pergunta do autor do tópico " imweb " da-me a intender que são dois pisos? ou sera duas casas de r/c ? se forem independentes aconselho o quadro parcial!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade se são 2 pisos, independentemente de serem pequenos ou não, deve instalar um quadro geral e um quadro parcial.
Se forem 2 frações terreas independentes, também deve instalar 2 quadros elétricos.
DEUS AMIGO Escreveu:Pela pergunta do autor do tópico " imweb " da-me a intender que são dois pisos? ou sera duas casas de r/c ? se forem independentes aconselho o quadro parcial!
Cpts.
Energy
ricardofilipelopes
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2008, 20:54

Mensagem por ricardofilipelopes »

Boas
desculpa dizer isto, mas como é que é possivel um enginheiro estár a fazer uma pergunta destas.
Por acaso não tiveste a sorte igual a um colega teu que depois de terminar o curso, conseguiu ir trabalhar para o LIQ de Águeda e como já sabia tudo reprovou-me uma obra por não ter o fio terra ligado a um cadeeiro contruido tutalmente em madeira, mas no entanto espero ser teu colega porque também estudei e espero concluir o curso no ISEC e dessa forma aconcelhote a ligar para o LIQ e assim tirares as duvidas e conforme a informação que te derem faz, mas não te esqueças de tirar o nome do Eng. que te atender não corras o risco de te esclarecerem e outro Eng. do LIQ te chamar mentiroso por dares a informação que te deram, (isto já me aconteceu)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ricardofilipelopes Escreveu:Boas
desculpa dizer isto, mas como é que é possivel um enginheiro estár a fazer uma pergunta destas.
Por acaso não tiveste a sorte igual a um colega teu que depois de terminar o curso, conseguiu ir trabalhar para o LIQ de Águeda e como já sabia tudo reprovou-me uma obra por não ter o fio terra ligado a um cadeeiro contruido tutalmente em madeira, mas no entanto espero ser teu colega porque também estudei e espero concluir o curso no ISEC e dessa forma aconcelhote a ligar para o LIQ e assim tirares as duvidas e conforme a informação que te derem faz, mas não te esqueças de tirar o nome do Eng. que te atender não corras o risco de te esclarecerem e outro Eng. do LIQ te chamar mentiroso por dares a informação que te deram, (isto já me aconteceu)
Reprovou por não ligar ou por o não o ter junto do candeeiro?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

ricardofilipelopes Escreveu:Boas
^

Olha o Português!!!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”