Compressor preso

André Charrua
Curioso
Curioso
Registado: 14 jul 2008, 21:38

Compressor preso

Mensagem por André Charrua »

Boas

É possível "soltar" compressor de um grupo de refrigeração ou ar condicionado que se encontre preso, com um condensador de maior capacidade ou com dois condensadores?? nunca o fiz, já ouvi falar de quem o tenha feito mas isso em conversa de café...por isso posto aqui esta situação se alguém aqui do fórum já passou por alguma situação desse tipo que tenha resolvido assim ou de outra forma...

Melhores cumprimentos...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Compressor preso

Mensagem por nelmindo »

André Charrua Escreveu:Boas

É possível "soltar" compressor de um grupo de refrigeração ou ar condicionado que se encontre preso, com um condensador de maior capacidade ou com dois condensadores?? nunca o fiz, já ouvi falar de quem o tenha feito mas isso em conversa de café...por isso posto aqui esta situação se alguém aqui do fórum já passou por alguma situação desse tipo que tenha resolvido assim ou de outra forma...

Melhores cumprimentos...
Sim há quem faça isso, mas quando um compressor fica preso, é sinal que a morte dele está breve. Basta pensar um pouco, porque é que ele bloqueou? Há fabricantes de material para ar-condicionado que vende o condensador chamado "booster" para isso, que às vezes não é mais do que um banco de condensadores em paralelo para tentar soltar o compressor.

https://www.arnoldservice.com/beta/supc ... capacitor/
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

André Charrua
Curioso
Curioso

Sim tem logica dar para soltar assim, mas de o fim dele estar perto também e até mais porque se ficou preso é sinal que a mecânica não deve já estar nas melhores condições e poderá voltar a acontecer de novo logo de seguida...

obrigado pela ajuda amigo
bom feriado :)
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

não quero parecer chico-esperto, mas quando andava nas assistências, e surgia essa situação , por vezes uma marretada resultava, em algumas situações.....
......mas como foi aqui dito, é compressor com dias contados...
Jaime Reis
André Charrua
Curioso
Curioso

jaimereis Escreveu:não quero parecer chico-esperto, mas quando andava nas assistências, e surgia essa situação , por vezes uma marretada resultava, em algumas situações.....
......mas como foi aqui dito, é compressor com dias contados...

isso foi feito...ainda levou 3 ou 4 mas n resultou :(
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Se a prisão se deveu a falta de gás, sim por vezes dá para desbloquear, mas se prendeu por velhice (desgaste usual) então, outro para o lugar desse.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Silvercc
Curioso
Curioso
Registado: 17 jul 2013, 21:58

Mensagem por Silvercc »

até posso estar a dizer uma grande barbaridade e desculpem se for o caso, mas aquilo não pode também ter falta de lubrificação ou o rolamento gripado? ainda este fim de semana estive de volta do meu AC e afinal, aquilo que pensava que era o compressor era afinal o condensador, o que também pode ser o problema.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

Silvercc Escreveu:até posso estar a dizer uma grande barbaridade e desculpem se for o caso, mas aquilo não pode também ter falta de lubrificação ou o rolamento gripado? ainda este fim de semana estive de volta do meu AC e afinal, aquilo que pensava que era o compressor era afinal o condensador, o que também pode ser o problema.
são compressores hermeticos, sem manutenção ou reparação...quando se avariam , substituem-se...quanto ao condensador, sim de facto pode até tratar-sse dessa situação...
Jaime Reis
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jaimereis Escreveu:
Silvercc Escreveu:até posso estar a dizer uma grande barbaridade e desculpem se for o caso, mas aquilo não pode também ter falta de lubrificação ou o rolamento gripado? ainda este fim de semana estive de volta do meu AC e afinal, aquilo que pensava que era o compressor era afinal o condensador, o que também pode ser o problema.
são compressores hermeticos, sem manutenção ou reparação...quando se avariam , substituem-se...quanto ao condensador, sim de facto pode até tratar-sse dessa situação...
Aqui em Portugal e em outros países, sim faz-se isso, substitui-se por novo. Em África e na América latina os compressores herméticos são reparáveis até à exaustão...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Tenho um conhecido na Argentina, onde um dos trabalhos dele é a recuperação de herméticos (reconstroi), desde a bobinagem, mecânica e até os pinta, em todo o tipo de compressor de "frio"

Existe uma grande diferença monetária entre a Europa, com a América do sul e África.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

sim , acredito, tem a ver com o valor de mão laboral, neste país á beira mar plantado é impossivel...
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se calhar pelo valor que aparecem os compressores novos no mercado, não compensa a reconstrução dos herméticos, digo eu que não sou da area.
Porque neste momento de crise, se fosse viavél a reconstrução, já alguém teria agarrado a ideia, e a posto em prática
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

essa situação em portugal é impensável, não compensa monetariamente
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em tempos reconstruia-se e reparava-se muita coisa, mas as mentalidades foram evoluindo para uma sociedade consumista, e hoje em dia quase nada se repara sem ser com equipamentos novos, se bem que algumas mentalidades com falta de liquidez, já estejam a tentar inverter a situação.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”