w.c

Responder
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mar 2012, 16:43
Been thanked: 2 times

w.c

Mensagem por joelpereira1990 »

Boas..existe algum problema se a tomada no w.c ficar a menos de 1.40? Ah alguma distância mínima do lavatório ?

Qual o tubo para enterrar da portinhola ao quadro eléctrico? Esse tubo leva boquilha ?
Outra questão que acham de numa moradia a iluminação do w.c ser accionado por um sensor de presença será prático e usual?

Cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: w.c

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:Boas..existe algum problema se a tomada no w.c ficar a menos de 1.40? Ah alguma distância mínima do lavatório ?

Não, mas deve imperar o bom senso, quanto ao afastamento da torneira.

Qual o tubo para enterrar da portinhola ao quadro eléctrico?

Se vai enterrar o tubo, tem Erfe/Isogris

Esse tubo leva boquilha ?

Segundo as regras da boa arte, deve levar boquilha.

Outra questão que acham de numa moradia a iluminação do w.c ser accionado por um sensor de presença será prático e usual?

Tudo depende do gosto do cliente, e dos hábitos de uso.

Cumps
Cpts.
Energy
RuiMachado
Curioso
Curioso
Registado: 14 ago 2013, 11:58

Mensagem por RuiMachado »

joelpereira1990 Escreveu:Boas..existe algum problema se a tomada no w.c ficar a menos de 1.40? Ah alguma distância mínima do lavatório ?

Qual o tubo para enterrar da portinhola ao quadro eléctrico? Esse tubo leva boquilha ?

Cumps
O ideal é adaptar o IP da tomada...ou seja, em caso de duvidas o melhor é colocar uma tomada IP55 ou IP44...penso que aí já não terá problemas, sendo que o regulamente fala na distância entre as tomadas e a banheira/base (penso eu!!!)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já agora para complementar, as tomadas até podem ser instaladas no volume 2, desde que alimentadas por transformador de separação da CII.
Mas o ideal será após os 0.60mts contados a partir do bordo da banheira, e aí já podem ser tomadas normais com alveolos protegidos, IP 44 ou superior, e proteção ID minima de 0.03mA.
RuiMachado Escreveu:

Cumps
O ideal é adaptar o IP da tomada...ou seja, em caso de duvidas o melhor é colocar uma tomada IP55 ou IP44...penso que aí já não terá problemas, sendo que o regulamente fala na distância entre as tomadas e a banheira/base (penso eu!!!)
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

0,03 A e não 0,03 mA ou 30 mA
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:

Não, mas deve imperar o bom senso, quanto ao afastamento da torneira.

Qual o tubo para enterrar da portinhola ao quadro eléctrico?

Se vai enterrar o tubo, tem Erfe/Isogris

Esse tubo leva boquilha ?

Segundo as regras da boa arte, deve levar boquilha.

Tudo depende do gosto do cliente, e dos hábitos de uso.

Cumps

em relação ao tubo não pode ser anelado - vermelho de 40 ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
"Duzia12", bem observado e corrigido.

Duzia12 Escreveu:0,03 A e não 0,03 mA ou 30 mA
Cpts.
Energy
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mar 2012, 16:43
Been thanked: 2 times

Mensagem por joelpereira1990 »

Ok obrigado...quanto ao tubo julgo que o mínimo e o de 50 ou 63 ou estou enganado?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se não estou em erro o diametro minimo do tubo é 32mm, mas tudo depende da potência a instalar, da secção dos condutores, ou cabos a utilizar.

joelpereira1990 Escreveu:Ok obrigado...quanto ao tubo julgo que o mínimo e o de 50 ou 63 ou estou enganado?
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”