Ar Condicionado

Responder
lucho8sm
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2013, 01:34

Ar Condicionado

Mensagem por lucho8sm »

Boas gostaria que alguém me disse-se como hei de fazer o dimensionamento duns escritórios para terem Ar Condicionado para uma empresa aqui dum conhecido meu.

São cerca 6 gabinetes com 12m^2 cada um, e a recepcção com cerca de 7m^2
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Ar Condicionado

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se fizer por aqui no forum uma pesquisa, vai encontrar algumas respostas para a sua questão, tanto em split, como em conduta
Aqui fica um anexo para ilucidar melhor, como dimensionar instalações de Ar Condicionado.

lucho8sm Escreveu:Boas gostaria que alguém me disse-se como hei de fazer o dimensionamento duns escritórios para terem Ar Condicionado para uma empresa aqui dum conhecido meu.

Anexos
Apostila_ar_condicionado.pdf
(1.56 MiB) Transferido 140 vezes
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

depende muito da exposição solar, mas, em condições "normais", para escritorios, considera-se 150W/m^2(potencia termica)
Jaime Reis
lucho8sm
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2013, 01:34

Mensagem por lucho8sm »

ENERGY Escreveu:Boas
Se fizer por aqui no forum uma pesquisa, vai encontrar algumas respostas para a sua questão, tanto em split, como em conduta
Aqui fica um anexo para ilucidar melhor, como dimensionar instalações de Ar Condicionado.

lucho8sm Escreveu:Boas gostaria que alguém me disse-se como hei de fazer o dimensionamento duns escritórios para terem Ar Condicionado para uma empresa aqui dum conhecido meu.

Já tive a ver o ficheiro pdf e ajudou-me muito , e então basta só fazer aqueles cálculos?
São simples basta saber qual a carga térmica total e escolher um ar condicionado consoante carga térmica total
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Se... não houver muitas perdas térmicas 9.000 Btu´s chegam (cada). Mas de preferência põe multi-split (uma unidade exterior e sete interiores). Tens que verificar se quem fica do lado norte, quer frio ou quente, e não esquecer que eles querem temperatura mais baixa que elas. Não esquecer, iluminação, computadores, impressoras, fotocopiadora, nº de pessoas, aberturas de porta, etc..

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”