Análise de motor trifásico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Análise de motor trifásico
Boas
Quando estamos a medir um motor eléctrico (45kw) e a pinça não pára quieta com os amperes, o que pode ser?
Depois instalei o analisador da Fluke (434 logger) e verifiquei que os kW andam entre os 42 e 53 e os amp. ficam entre 79 e 94. Harmónicos não há, e a tensão está muito certinha varia só 0.3 decimais. Isto medido na entrada do estrela triângulo.
Cump.
Mário
Quando estamos a medir um motor eléctrico (45kw) e a pinça não pára quieta com os amperes, o que pode ser?
Depois instalei o analisador da Fluke (434 logger) e verifiquei que os kW andam entre os 42 e 53 e os amp. ficam entre 79 e 94. Harmónicos não há, e a tensão está muito certinha varia só 0.3 decimais. Isto medido na entrada do estrela triângulo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
Re: Análise de motor trifásico
Boas,
Qual é o tipo de accionamento, tipo de aplicação ?.
Cumprimentos
Nelson
Nelson
- Mário
- Team Apoio
Boas
Para a semana vou fazer outro tipo de análise.
Cump.
Mário
Compressor Alternativo de dois estágios, transmisão por correias trapezoidais, motor 45Kw rotor em curto-circuito, arranque estrela-triangulo.Nelson_1492 Escreveu:Boas,
Para a semana vou fazer outro tipo de análise.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
os contactores estarão a fazer bom contacto???
num compressor de um cliller, tive uma situação parecida, a tensão certinha , mas oscilação estranha nos amperes...por vezes disparava, muito raramente, o termico...
...substitui os contactores e ficou tudo normalizado...
num compressor de um cliller, tive uma situação parecida, a tensão certinha , mas oscilação estranha nos amperes...por vezes disparava, muito raramente, o termico...
...substitui os contactores e ficou tudo normalizado...
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva!
Já me aconteceu igual. Ao medir a queda de tensão nos contactos do contactor via cerca de 50V. Mudei-os e resolveu o problema.
Porém, era um pouco diferente do que está aqui reportado, a corrente por fases era estável, mas havia uma que tinha menos que as outras duas.
Eu medi-a a tensão directamente nos terminais do motor. Pode haver algum mau contacto e provocar uma queda de tensão e consequentemente a variação na corrente. Ao entre a saída do contactor e os terminais do motor.
Os enrolamentos do motor estão com o mesmo valor de resistência?
Cumps,
Bruno
Já me aconteceu igual. Ao medir a queda de tensão nos contactos do contactor via cerca de 50V. Mudei-os e resolveu o problema.
Porém, era um pouco diferente do que está aqui reportado, a corrente por fases era estável, mas havia uma que tinha menos que as outras duas.
Eu medi-a a tensão directamente nos terminais do motor. Pode haver algum mau contacto e provocar uma queda de tensão e consequentemente a variação na corrente. Ao entre a saída do contactor e os terminais do motor.
Os enrolamentos do motor estão com o mesmo valor de resistência?
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Mário
- Team Apoio
Boas
Mais informação, duas imagens.
A imagem "WP_20130820 A.rar" é com analisador, onde se pode verificar as "três correntes" a variarem.
A imagem "WP_20130820_093741Z.rar" é com o osciloscopio, em o canal "A" em tensão simples, e o "D" em corrente.
Cump.
Mário
Mais informação, duas imagens.
A imagem "WP_20130820 A.rar" é com analisador, onde se pode verificar as "três correntes" a variarem.
A imagem "WP_20130820_093741Z.rar" é com o osciloscopio, em o canal "A" em tensão simples, e o "D" em corrente.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- WP_20130820 A1.rar
- (3.26 MiB) Transferido 107 vezes
-
- WP_20130820_093741Z.rar
- (6.49 MiB) Transferido 113 vezes
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva!
Parece uma variação na carga aplicada ao motor. Será que as correias estão a patinar? Há algum problema no equipamento, para ter sido feita esta análise?
Cumps,
Bruno
Parece uma variação na carga aplicada ao motor. Será que as correias estão a patinar? Há algum problema no equipamento, para ter sido feita esta análise?
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Funcionamento normal, não se verifica ruído anormal, nem em vazio nem em carga total, nas duas situações os amperes não param quietos.nelmindo Escreveu:O barulho/ruído provocado pelo motor é constante ou também existe flutuação +/- sincronizada com as flutuações da corrente?
A máquina roda com 500 rpm e o motor é de 4 polos
Que recorde, nunca tinha tido um caso em que a tensão fica estável e só os amp. é que flutuam.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Caso a máquina tenha uma garantia em vigor/contrato de assistência, convinha reportar ao fabricante. Em todo o caso, o responsável da fábrica, ou quem de direito, deve ser alertado para esta situação, pois se avariar, pode alegar que nada foi dito ou feito.
Há alguma máquina, com características semelhantes, que se possa comparar? O que diz o fabricante? É normal para eles?
Atentamente,
Bruno
Há alguma máquina, com características semelhantes, que se possa comparar? O que diz o fabricante? É normal para eles?
Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
As máquinas têm muitos anos de serviço (o motor eléctrico é dos anos 70).BLima Escreveu:Caso a máquina tenha uma garantia em vigor/contrato de assistência, convinha reportar ao fabricante. Em todo o caso, o responsável da fábrica, ou quem de direito, deve ser alertado para esta situação, pois se avariar, pode alegar que nada foi dito ou feito.
Atentamente,
Bruno
Por não ser normal é que se anda nesta situação.
Cump.
Mário
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O rotor não terá algum anel ou barra partida? O circuito pode estar interrompido e pela frequência que muda a corrente parece-se com o escorregamento do motor.Mário Escreveu:As máquinas têm muitos anos de serviço (o motor eléctrico é dos anos 70).BLima Escreveu:Caso a máquina tenha uma garantia em vigor/contrato de assistência, convinha reportar ao fabricante. Em todo o caso, o responsável da fábrica, ou quem de direito, deve ser alertado para esta situação, pois se avariar, pode alegar que nada foi dito ou feito.
Atentamente,
Bruno
Por não ser normal é que se anda nesta situação.
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
[/quote]
O rotor não terá algum anel ou barra partida? O circuito pode estar interrompido e pela frequência que muda a corrente parece-se com o escorregamento do motor.[/quote]
Por exclusão de partes, estou à espera de motor para teste. Aí se é do motor...(alguém vai à vida).
Cump.
Mário
O rotor não terá algum anel ou barra partida? O circuito pode estar interrompido e pela frequência que muda a corrente parece-se com o escorregamento do motor.[/quote]
Por exclusão de partes, estou à espera de motor para teste. Aí se é do motor...(alguém vai à vida).
Cump.
Mário