Botão Simples / Botão NA + NF

RuiMachado
Curioso
Curioso
Registado: 14 ago 2013, 11:58

Botão Simples / Botão NA + NF

Mensagem por RuiMachado »

Qual é a diferença entre um Botão Simples e um Botão NA + NF ?!!

Tenho uma ligação que quero fazer que seria com Botões Simples, mas tudo o que aparece agora são Botões NA + NF!!!
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: Botão Simples / Botão NA + NF

Mensagem por angel_of_diablo »

RuiMachado Escreveu:Qual é a diferença entre um Botão Simples e um Botão NA + NF ?!!

Tenho uma ligação que quero fazer que seria com Botões Simples, mas tudo o que aparece agora são Botões NA + NF!!!
Olá "RuiMachado".

Um botão simples significa que só tem uma tecla, podendo ter internamente 1 ou 2 contactos.
Um botão NA+NF pode ser simples ou duplo, consoante tenha uma tecla (activa os 2 contactos em simultâneo) ou duas (activa os 2 contactos em separado).
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não sei a que botão se está a referir, mas um botão de pressão, quando no estado de repouso, pode ser considerado NA e quando pressionado NF, ou vice versa.
RuiMachado Escreveu:Qual é a diferença entre um Botão Simples e um Botão NA + NF ?!!

Cpts.
Energy
RuiMachado
Curioso
Curioso

"Um botão simples significa que só tem uma tecla, podendo ter internamente 1 ou 2 contactos.
Um botão NA+NF pode ser simples ou duplo, consoante tenha uma tecla (activa os 2 contactos em simultâneo) ou duas (activa os 2 contactos em separado)."

Qualquer 1 dos botões é simples (1 tecla)...só que 1 só tem uma saída....o outro por ser NA+NF tem 2!!! Não sei se me estou a fazer entender :)

Por norma o botao de pressão está no estado NA e quando carregamos passa a NF e assim sucessivamente!!!
O botao NA+NF é a mesma coisa só que tem a saida NA e outra NF!!

A questão é que tenho uma instalação para um telerruptor, e fiz a passagem entre 4 botões a 2 fios...uso apenas uma saída?!! tipo NF?!! (penso que o efeito será o mesmo ou não?!!)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nesse caso do botão de pressão NA+NF escolhe o contato de saída que quiser, e ao pressionar vai ligar/desligar o telerruptor, em qualquer um dos 4 pontos, isto se tiver os 4 botões instalados.
RuiMachado Escreveu:"Um botão simples significa que só tem uma tecla, podendo ter internamente 1 ou 2 contactos.
Um botão NA+NF pode ser simples ou duplo, consoante tenha uma tecla (activa os 2 contactos em simultâneo) ou duas (activa os 2 contactos em separado)."

Qualquer 1 dos botões é simples (1 tecla)...só que 1 só tem uma saída....o outro por ser NA+NF tem 2!!! Não sei se me estou a fazer entender :)

Por norma o botao de pressão está no estado NA e quando carregamos passa a NF e assim sucessivamente!!!

A questão é que tenho uma instalação para um telerruptor, e fiz a passagem entre 4 botões a 2 fios...uso apenas uma saída?!! tipo NF?!! (penso que o efeito será o mesmo ou não?!!)
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

RuiMachado Escreveu:A questão é que tenho uma instalação para um telerruptor, e fiz a passagem entre 4 botões a 2 fios...uso apenas uma saída?!! tipo NF?!! (penso que o efeito será o mesmo ou não?!!)
O efeito do NF não é o mesmo do NA.

Tem de usar o contacto NA.

Apenas se tem escrito neste tópico NA e NF, mas pelas suas perguntas só consigo supor que não sabe o que estes acrónimos significam, caso contrário elas nem se colocavam.

Seria conveniente indicar se sim ou não para assim se orientar melhor as respostas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como o "RuiMachado diz ter tirado um curso de eletrotecnia à uns anos, com certeza mesmo que muito vagamente, já deve ter houvido falar em contatos NA/NF.
Contato NA (contato normalmente aberto)
Contato NF (contato normalmente fechado)
Neste caso como já foi dito, utiliza nas ligações do botão, o contato NA, e cada vez que pressionar o botão, este vai ligar/desligar o telerruptor.
Cpts.
Energy
RuiMachado
Curioso
Curioso

LOTAN Escreveu:
RuiMachado Escreveu:A questão é que tenho uma instalação para um telerruptor, e fiz a passagem entre 4 botões a 2 fios...uso apenas uma saída?!! tipo NF?!! (penso que o efeito será o mesmo ou não?!!)
O efeito do NF não é o mesmo do NA.

Tem de usar o contacto NA.

Apenas se tem escrito neste tópico NA e NF, mas pelas suas perguntas só consigo supor que não sabe o que estes acrónimos significam, caso contrário elas nem se colocavam.

Seria conveniente indicar se sim ou não para assim se orientar melhor as respostas.
ENERGY Escreveu:Boas
Nesse caso do botão de pressão NA+NF escolhe o contato de saída que quiser, e ao pressionar vai ligar/desligar o telerruptor, em qualquer um dos 4 pontos, isto se tiver os 4 botões instalados.

RuiMachado Escreveu:"Um botão simples significa que só tem uma tecla, podendo ter internamente 1 ou 2 contactos.

Pois, fiquei na ideia que teria que ligar apenas o fio no contacto NA, sendo que assim ficaria a funcionar como um botao simples, já que neste momento muitas séries de aparelhagem de comando apenas têm os botões de pressão NA + NF e a solução a adotar seria essa.

Vou fazer então como disse e ver como corre!

Obrigado pela ajuda!!!
RuiMachado
Curioso
Curioso

Como o "RuiMachado diz ter tirado um curso de eletrotecnia à uns anos, com certeza mesmo que muito vagamente, já deve ter houvido falar em contatos NA/NF.
Neste caso como já foi dito, utiliza nas ligações do botão, o contato NA, e cada vez que pressionar o botão, este vai ligar/desligar o telerruptor.

Sim, quanto aos acrónimos não eram problema!
A minha duvida surgiu porque ainda assim ainda não vi qual o caso onde se use o NA e o NF :)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
As várias marcas de aparelhagem existentes no mercado, têm botões de pressão simples, quer seja Legrand, Efapel, etc, tanto para montagem interior como para exterior.
Portanto nada de dificuldade, é simples e vai-lhe correr bem, é como se estivesse a encostar um fio no outro, já está. :D
Cpts.
Energy
RuiMachado
Curioso
Curioso

As várias marcas de aparelhagem existentes no mercado, têm botões de pressão simples, quer seja Legrand, Efapel, etc, tanto para montagem interior como para exterior.
Portanto nada de dificuldade, é simples e vai-lhe correr bem, é como se estivesse a encostar um fio no outro, já está. :D
As dúvidas até nem foram muitas...a tubagem está toda passada, agora estou no enfiamento...para uma moradia tipo "T2" sem nada de especial até está a correr tudo bem...falta acabar de enfiar e passar para as respectivas ligações!

Quanto aos botões de pressão simples...a série Niloé da Legrand tem os botões simples (NA+NF) :) só agora quando fiz a encomenda do material é que surgiu essa dúvida...assim como consegui colocar num módulo um "comutador de escada + botão (NA+NF")!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
No botão com um contato NA+NF poderia para além de comandar o telerruptor, utilizar por exemplo o contato NF para ligar um sinalizador, entre muitas outras opções.

RuiMachado Escreveu:

Sim, quanto aos acrónimos não eram problema!
A minha duvida surgiu porque ainda assim ainda não vi qual o caso onde se use o NA e o NF :)
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá "Energy".

Corrija-me se tiver enganado, mas usando o contacto NF não torna o funcionamento mais estranho e a instalação ligeiramente mais complexa.

Passo a explicar o meu ponto de vista.

Se usar o contacto NF, não pode ligar os 4 botões de pressão em paralelo, pois ao carregar num deles os outros 3 ficam na mesma a alimentar o telerruptor, logo não existe uma odem de comando ao mesmo;

Sobra a ligação em série, que já po si é ligeiramente mais chata. Com esta ligação, existe a meu ver 2 poblemas:
1) O telerruptor está sempre alimentado, logo um consumo (pequeno mas existente) para o resto da vida;
2) Só quando larga o botão é que as luzes acendem. Como não ligam logo ao carregar no botão, uma pessoa pode ter tendência a dar uma 2ª ordem, voltando a apagar as luzes.

Estou certo ou muito errado?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".

Corrija-me se tiver enganado, mas usando o contacto NF não torna o funcionamento mais estranho e a instalação ligeiramente mais complexa.

Se usar o contacto NF, não pode ligar os 4 botões de pressão em paralelo, pois ao carregar num deles os outros 3 ficam na mesma a alimentar o telerruptor, logo não existe uma odem de comando ao mesmo;

Sobra a ligação em série, que já po si é ligeiramente mais chata. Com esta ligação, existe a meu ver 2 poblemas:
1) O telerruptor está sempre alimentado, logo um consumo (pequeno mas existente) para o resto da vida;
2) Só quando larga o botão é que as luzes acendem. Como não ligam logo ao carregar no botão, uma pessoa pode ter tendência a dar uma 2ª ordem, voltando a apagar as luzes.

O botão com contato NF não é necessariamente para ser usado com telerruptor. Há muito outras utilizações interessantes com o NF de um botão e não é de certeza para telerruptores (há telerruptores que não aguentam regime de funcionamento 100%. O mesmo se aplicam a automáticos de escada. Ver características).
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".

O ENERGY não escreveu para se usar o NF para comandar o telerruptor mas para se aproveitar o NF para um sinalizador, por exemplo.

É sempre uma opção.

Como o nelmindo referiu, o telerruptor não pode estar permanentemente actuado, independentemente de a ligação série teoricamente funcionar.
Responder

Voltar para “Dúvidas”