dúvidas muitas

Responder
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mar 2012, 16:43
Been thanked: 2 times

dúvidas muitas

Mensagem por joelpereira1990 »

Boas se alguém me puder ajudar em algumas dúvidas agradeço ....

Uma instalação eléctrica em que a moradia vai levar pladur basta embeber o tubo até a entrada do teto
Falso e ai deixar a ponta do tubo e o cabo ligar directamente nos focos ou terei de terminar o tubo numa caixa de aplique ?

Terei de equipotencializar a estrutura do teto falso sendo ele todo fechado sem acesso ou posso não equipotencializar?

Numa casa de banho para ligar a terra a um postigo posso retirar de uma tomada ou tem de vir direto do quadro ...

A que altura se colocam as tomadas da cozinha e da casa de banho ? E quantas costumam colocar ?
Qual a altura para os comutadores nos quartos junto a mezinhas..

O quadro tem sempre de ficar junto a porta de entrada ?

Obrigado e desculpem o testamento lol :-)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: dúvidas muitas

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:Boas se alguém me puder ajudar em algumas dúvidas agradeço ....

Uma instalação eléctrica em que a moradia vai levar pladur basta embeber o tubo até a entrada do teto
Falso e ai deixar a ponta do tubo e o cabo ligar directamente nos focos ou terei de terminar o tubo numa caixa de aplique ?

Se os focos tiverem ligadores de repicagem, pode repicar de foco em foco, se não, tem de usar caixas de derivação.

Terei de equipotencializar a estrutura do teto falso sendo ele todo fechado sem acesso ou posso não equipotencializar?

Se for teto em pladur não, se for metálico tem de equipotencializar.

Numa casa de banho para ligar a terra a um postigo posso retirar de uma tomada ou tem de vir direto do quadro ...

Pode ligar a terra a partir da tomada

A que altura se colocam as tomadas da cozinha e da casa de banho ?

Tomadas na cozinha normalmente a 1.20mts na zonz de bancadas, restante é normal, 0.30cm, nos wcs 1.40mts, etc.

E quantas costumam colocar ?

Refere-se à cozinha ou ao wc?, na cozinha as necessárias, nos wcs, apenas as indispensavéis.

Qual a altura para os comutadores nos quartos junto a mezinhas..

Tudo depende da altura das mesinhas, entre 0.70cm e 100cm e do gosto do clente ou decorador.

O quadro tem sempre de ficar junto a porta de entrada ?

Não.

Obrigado e desculpem o testamento lol :-)
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

um acrescento (justificativo) à resposta "não" dos quadros eléctricos:
O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação eléctrica e, tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada de energia.
Ok não obriga, mas aja bom senso. Não o vamos meter na cozinha, que nem uma porta para o exterior tem, nem tão pouco o vamos meter dentro do roupeiro do corredor ou do hall de entrada...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A informação do colega"nelmindo" faz todo o sentido, pois eu já vi quadros dentro de roupeiros no hall de entrada, dentro da arrecadação em que uma pessoa mal se pode mexer, etc. etc.
E isto demonstra o desleixo de alguns colegas, ou de alguns clientes que depois da instalação executada e certificada, colocam lá os roupeiros porque dá geito, e sempre tapa a porta do quadro elétrico que não gostam de ver.
Ainda à dias atrás numa reparação de uma avária em Lisboa, numa loja na Av. Almirante Reis, descobri que o Q.E estava por detrás de uma linha de parteleiras com produtos expostos, para chegar ao Q.E foi preciso começar a retirar os produtos, e desmontar as parteleiras do tipo handy, logo em caso de incêndio ou outro risco, o melhor é fugir e esquecer.
Na verdade o bom senso precisa-se, tanto da parte do instalador, como do utilizador.

nelmindo Escreveu:um acrescento (justificativo) à resposta "não" dos quadros eléctricos:
O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação eléctrica e, tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada de energia.
Ok não obriga, mas aja bom senso. Não o vamos meter na cozinha, que nem uma porta para o exterior tem, nem tão pouco o vamos meter dentro do roupeiro do corredor ou do hall de entrada...
Cpts.
Energy
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mar 2012, 16:43
Been thanked: 2 times

Mensagem por joelpereira1990 »

E que numa moradia que estou a executar não tem hall de entrada entra.se directamente pela cozinha e fiquei um pouco a rasca :-)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nesse caso nada a fazer, pode instalar na cozinha no local acessivél e mais proximo da porta, observando as RTIEBT.

joelpereira1990 Escreveu:E que numa moradia que estou a executar não tem hall de entrada entra.se directamente pela cozinha e fiquei um pouco a rasca :-)
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

joelpereira1990 Escreveu:E que numa moradia que estou a executar não tem hall de entrada entra.se directamente pela cozinha e fiquei um pouco a rasca :-)
Deves de estar a fazer uma reconversão da habitação. Porque actualmente não é permitido sem hall.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na reconversão a C.M.L penso que ainda aceita, alias a C.M.L tem vários edificios relativamente recentes com tipologia do tipo Kitchenette.

Mário Escreveu:
Deves de estar a fazer uma reconversão da habitação. Porque actualmente não é permitido sem hall.

Cump.
Mário
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”