Neutro à Terra provoca disparo do diferencial, tensão no N.

Responder
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Neutro à Terra provoca disparo do diferencial, tensão no N.

Mensagem por Duzia12 »

Fiz o teste e como a tensão terra neutro era de 10 V, ao ligar numa tomada o Neutro ao Terra o diferencial disparou.

Esta é uma das muitas avarias que muitos técnicos desconhecem!!

Terra do prédio 14 Ohms Terra de Serviço 6 Ohms I=10/20= 0,5 A logo 500 mA

Normalmente a tensão no neutro dá-se pelas fugas à terra na iluminação pública e é frequente o disparo do diferencial ao "ligar a iluminação" "à hora x", por causa de na instalação a jusante houver falta de isolamento entre neutro e terra ou ligação direta.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Re: Neutro à Terra provoca disparo do diferencial, tensão n

Mensagem por Josecalado »

Sempre que exista diferença de potencial entre N e T e desde que seja ultrapassada a sensibilidade do diferencial é normal verificar-se o disparo do diferencial, desde que exista defeito de isolamento na instalação, mas note que o valor da tensão entre N e T está também dependente das condições de funcionamento do transformador (muitas vezes no limite da carga e com grandes desiquilíbrios) e quando liga a iluminação pública que em redes extensas é uma carga significativa ligada a uma única fase.

Cumprs.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo fale por si! muitos técnicos desconhecem? ou o amigo é especial?.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

DEUS AMIGO Escreveu:Amigo fale por si! muitos técnicos desconhecem? ou o amigo é especial?.

Muitos mais de 50% desconhecem.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Sim, alguns sabem que dispara, mas não sabem explicar porquê.
Outros efectivamente nem sabem que se neutro e terra tocarem, dispara o diferencial... mas isso é história para outro dia.
Há muitos mesmo, acredite.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Será possivél ainda existirem assim tantos eletricistas/Técnicos, que não saibam que numa instalação protegida por IDs, se encostar um condutor de neutro e terra, o ID vai disparar.
Talvez sejam eletricistas/Técnicos de passar cabos, montar esteiras, substituir lampâdas, na verdade existem muitos destes no nosso mercado.

nelmindo Escreveu:Sim, alguns sabem que dispara, mas não sabem explicar porquê.
Outros efectivamente nem sabem que se neutro e terra tocarem, dispara o diferencial... mas isso é história para outro dia.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:Boas
Será possivél ainda existirem assim tantos eletricistas/Técnicos, que não saibam que numa instalação protegida por IDs, se encostar um condutor de neutro e terra, o ID vai disparar.
Talvez sejam eletricistas/Técnicos de passar cabos, montar esteiras, substituir lampâdas, na verdade existem muitos destes no nosso mercado.

nelmindo Escreveu:Sim, alguns sabem que dispara, mas não sabem explicar porquê.
Eu de minha parte, é desses mesmo, os "xegamistos"...
Faz lembrar os antigos funcionários da EDP, que alguns por serem funcionários dessa empresa, eram considerados (por eles próprios) os gurus da electricidade... e tecnicamente eram um bocado fracos. Agora já nem tanto, mas ainda continuam a haver resíduos desses...
Ainda foi este ano, um teimava comigo numa barragem, que havia as pelton, bolbo, francis e as kaplan... e eu dizia, não, quando muito pelton, francis e kaplan. As bolbo são um caso particular das kaplan e ele, não, não e não... mas pronto, lá deixei a bicicleta reduzi-me à minha insignificância de mero electricista...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu considero que ando todos os dias numa constante aprendizagem, mas também existe quem assim não pense.
Pessoal com objetivos de vida, e que trabalhe em instalações elétricas, dificilmente não saberá, que se encostar o neutro à terra o ID vai disparar.
Hoje em dia, até os ajudantes mais manhosos nas obras, estão sempre com essa brincadeira.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Eu considero que ando todos os dias numa constante aprendizagem, mas também existe quem assim não pense.
Pessoal com objetivos de vida, e que trabalhe em instalações elétricas, dificilmente não saberá, que se encostar o neutro à terra o ID vai disparar.
Hoje em dia, até os ajudantes mais manhosos nas obras, estão sempre com essa brincadeira.
Mas poderá haver situações em que encostando o neutro à terra o ID pode não disparar para isso basta não existir diferença de potencial entre eles, logo alguns eletricistas ficam baralhados porque umas vezes dispara outras não.

Cumprs.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Numa obra de 112 apartamentos,10 blocos que acompanhei na vistoria o neutro e toda a estrutura está ligada a terra única já que tem menos que 1 Ohms, o potencial entre neutro e terra é zero, e esse tipo de avarias não acontece. Terra do PT.
Última edição por Duzia12 em 14 ago 2013, 19:40, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "Josecalado"

Perante a situação que descreve, como atuar?

Josecalado Escreveu:
Mas poderá haver situações em que encostando o neutro à terra o ID pode não disparar para isso basta não existir diferença de potencial entre eles, logo alguns eletricistas ficam baralhados porque umas vezes dispara outras não.

Cumprs.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tem de a jusante do DCP o neutro estar separado do terra.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

O neutro sendo condutor activo do circuito deverá estar isolado ou com resistência elevada em relação à terra, porque as condições de carga da rede podem influenciar o potencial em relação ao condutor de terra. se procedermos a medidas de tensão entre N e T podemos verificar valores variáveis ao longo do dia e se existir uma tensão de 5 a 7 V e se houver uma deficiência de isolamento do N, é normal o ID disparar mas se a tensão se situar entre 1 ou 2 V e se não ultrapassar a sensibilidade do ID este não dispara, mas de qualquer modo um defeito de isolamento deve ser corrigido.

Cumprs.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Duzia12 Escreveu:
DEUS AMIGO Escreveu:Amigo fale por si! muitos técnicos desconhecem? ou o amigo é especial?.

Muitos mais de 50% desconhecem.
não acredito que mais de 50% não saibam ...
se até eu sei , e há bué que sei disso ...
e aprendi isso no centro de formação de burrologia do cenfic
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”