Rede coaxial em projecto do tipo industrial.
Rede coaxial em projecto do tipo industrial.
Boas,
Num projecto do tipo industrial é necessário a instalação das antenas no ITED?
Cumprimentos
Num projecto do tipo industrial é necessário a instalação das antenas no ITED?
Cumprimentos
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Rede coaxial em projecto do tipo industrial.
As antenas são obrigatórias nas instalações. Pelo menos é o que a ANACOM diz. Portanto a nivel industrial também deve de ser.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Eu acho que tens de deixar apenas uma pré-instalação (tap no ATI)
não precisas de desenvolver a rede se não quiseres TV.
não precisas de desenvolver a rede se não quiseres TV.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
voces leem muito pouco o ited, ou o ited dá par aler de muitas maneiras...
o obrigatorio é a pat, nao as antenas em determinadas ocasiões.
a pat sim é sempre obrigatorio, independentemente do nr de frações.
o obrigatorio é a pat, nao as antenas em determinadas ocasiões.
a pat sim é sempre obrigatorio, independentemente do nr de frações.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, também acho que andam a ler muito pouco.
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484085
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484123
Portanto prestado o devido esclarecimento, as antenas tem de ser colocadas e a funcionar para poder ser certificado o NQ2A, e para uso profissional só é obrigatório instalação até ao ATI, a partir do ATI é opcional!!
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484085
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484123
Portanto prestado o devido esclarecimento, as antenas tem de ser colocadas e a funcionar para poder ser certificado o NQ2A, e para uso profissional só é obrigatório instalação até ao ATI, a partir do ATI é opcional!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
se n tens matv, n tens antena...
n entendi se tavas a corroborar aquilo que eu disse ou nao
mas se n tens matv nao vais montar antenas certo?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, NQ2A engloba MATV e CATV portanto para funcionar tem de ter antenas!!luisinho Escreveu:se n tens matv, n tens antena...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Apesar de pessoalmente não concordar com essa obrigatoriedade, parece-me que têm mesmo de ser montadas.
A única excepção que me lembro é quando a câmara municipal não permite a sua instalação, como se passa em algumas zonas históricas, tendo essa justificação de constar do projecto.
Cumprimentos
A única excepção que me lembro é quando a câmara municipal não permite a sua instalação, como se passa em algumas zonas históricas, tendo essa justificação de constar do projecto.
Cumprimentos
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Eu nesse caso, colocaria á mesma, pois a camara não tem autoridade para disfazer o que esta no manual.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Blog Pessoal
Dou alguns exemplos: A zona dentro das muralhas de Óbidos e os centros históricos de Palmela e da Covilhã. Noutros só permitem a colocação de antenas, apenas uma por edifício e em local o menos visível possivel, nos casos em que não haja rede por cabo (julgo ser o caso da zona histórica de Bragança).
Nestes casos creio que tem havido bom senso por parte dos certificadores e da Anacom, não obrigando à instalação de antenas desde que haja acesso a serviço por cabo. Por exemplo em Óbidos o fornecimento do pacote básico do operador por cabo é suportado pela câmara, sendo gratuito para os utilizadores.
Não estou a ver a câmara de Óbidos ou Palmela, depois de terem financiado a passagem para cabo de toda uma zona para fazer desparecer as antenas, deixarem montar lá uma antena. Era multa na certa, uma vez que o regulamento municipal assim o prevê.
Já não sei se foi a Anacom ou um certificador que questionei sobre esta situação, e a resposta que obtive foi que deveria mencionar no projecto, nomeadamente na ficha técnica, que não seriam instaladas antenas por imposição da câmara e, de preferência, anexar declaração da câmara ou cópia da parte do regulamento municipal onde constasse tal imposição.
Neste caso a instalação de PAT deixa de fazer sentido, mas não sei se se poderá prescindir dela.
Nestes casos creio que tem havido bom senso por parte dos certificadores e da Anacom, não obrigando à instalação de antenas desde que haja acesso a serviço por cabo. Por exemplo em Óbidos o fornecimento do pacote básico do operador por cabo é suportado pela câmara, sendo gratuito para os utilizadores.
Não estou a ver a câmara de Óbidos ou Palmela, depois de terem financiado a passagem para cabo de toda uma zona para fazer desparecer as antenas, deixarem montar lá uma antena. Era multa na certa, uma vez que o regulamento municipal assim o prevê.
Já não sei se foi a Anacom ou um certificador que questionei sobre esta situação, e a resposta que obtive foi que deveria mencionar no projecto, nomeadamente na ficha técnica, que não seriam instaladas antenas por imposição da câmara e, de preferência, anexar declaração da câmara ou cópia da parte do regulamento municipal onde constasse tal imposição.
Neste caso a instalação de PAT deixa de fazer sentido, mas não sei se se poderá prescindir dela.