Abastecimento via gerador

Responder
joeld
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 ago 2013, 14:36

Abastecimento via gerador

Mensagem por joeld »

E possível fazer a ligação conforme o desenho abaixo? ** Circuito 100% monofásico ***

Imagem

A rede principal tem como entrada um disjuntor para o fio fase, o neutro não passa pelo disjuntor. Tem algum problema em deixar o neutro da rede principal ligada diretamente ao gerador (conforme desenho), sem nenhuma interrupção? Quando fosse ligar o gerador, desligaria o disjutor para não entrar energia e ligaria o gerador para abastecer a casa. Supondo que tome os devidos cuidados para não ligar tudo junto, há algum problema em fazer esta ligação?

Entendo que que esta não é a maneira mais correta de fazer, acredito que o ideal seria uma chave comutadora antes do disjuntor onde selecionasse qual das entradas forneceria energia para casa, (rede geral ou gerador), porem por motivos de distancia e local não é possível.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: Abastecimento via gerador

Mensagem por angel_of_diablo »

joeld Escreveu:E possível fazer a ligação conforme o desenho abaixo? ** Circuito 100% monofásico ***

Imagem

A rede principal tem como entrada um disjuntor para o fio fase, o neutro não passa pelo disjuntor. Tem algum problema em deixar o neutro da rede principal ligada diretamente ao gerador (conforme desenho), sem nenhuma interrupção? Quando fosse ligar o gerador, desligaria o disjutor para não entrar energia e ligaria o gerador para abastecer a casa. Supondo que tome os devidos cuidados para não ligar tudo junto, há algum problema em fazer esta ligação?

Entendo que que esta não é a maneira mais correta de fazer, acredito que o ideal seria uma chave comutadora antes do disjuntor onde selecionasse qual das entradas forneceria energia para casa, (rede geral ou gerador), porem por motivos de distancia e local não é possível.
Olá "joeld".

1º: Segundo as regras não podes o neutro do Gerador ligado ao mesmo neutro da rede (entrada).
2º: Esquecendo o arranque automático, deves colocar um inversor manual a jusante do Disjuntor de Entrada. Só assim garantirás que NUNCA estará ao mesmo tempo o gerador e rede.
3º: A terra de protecção do gerador pode e deve ser ligada à terra do Quadro de Entrada.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
joeld
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joeld »

angel_of_diablo Escreveu: 2º: Esquecendo o arranque automático, deves colocar um inversor manual a jusante do Disjuntor de Entrada. Só assim garantirás que NUNCA estará ao mesmo tempo o gerador e rede.
O disjuntor não faria o mesmo que a chave inversora? Não percebi a diferença, pois os dois iriam cortar a energia principal, correto?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

É para evitar os acidentes e não permitir estar tudo em paralelo.
joeld
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joeld »

Duzia12 Escreveu:É para evitar os acidentes e não permitir estar tudo em paralelo.
O problema é que não tenho como ligar na entrada desta chave comutadora a rede de energia + gerador, pois o gerador fica longe da entrada da rede principal.

Se você reparar no desenho, percebe que o gerador é ligado longe da entrada principal de energia, e não tenho como traze-lo mais perto para ligar na chave comutadora para fazer a seleção REDE ou GERADOR. Teria que passar mais um par de fios para fazer isso, mas não tenho espaço nem lugar.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

joeld Escreveu:
Duzia12 Escreveu:É para evitar os acidentes e não permitir estar tudo em paralelo.
O problema é que não tenho como ligar na entrada desta chave comutadora a rede de energia + gerador, pois o gerador fica longe da entrada da rede principal.

Se você reparar no desenho, percebe que o gerador é ligado longe da entrada principal de energia, e não tenho como traze-lo mais perto para ligar na chave comutadora para fazer a seleção REDE ou GERADOR. Teria que passar mais um par de fios para fazer isso, mas não tenho espaço nem lugar.
Olá "joeld".

Tenho uma dúvida.

O disjuntor que falas é o limitador de potência do distribuidor?

Este disjuntor limitador pode estar no Quadro da casa ou fora desse quadro. Se não tens espaço, a meu ver só tens 2 soluções:

1) Colocar um Quadro Inversor de Rede (o mais perto possível do Quadro da Casa) onde chegará o cabo da Rede e o cabo do gerador. Este quadro irá alimentar o Quadro de Entrada da casa.
2) Susbtituir o corte geral do Quadro de Entrada da casa por um inversor manual com 3 posições (I - Rede, 0 - Desligado, II - Gerador). Um senão. Se for para vistoria, és obrigado a ter um interruptor de corte geral entre este inversor e o disjuntor limitador de potência.

Não sei se existe um inversor monofásico.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”