Ligação de cabos em paralelo a tribloco
Ligação de cabos em paralelo a tribloco
Saudações caros amigos,
Podem por favor dizer-me como vejo a limitação de número de cabos em paralelo que posso ligar a um tribloco?
Por exemplo, quantos cabos de LSVAV 4*185 mm^2 posso ligar num tribloco T2 de 400A?
Coloco em anexo um catálogo de triblocos, para o caso de ajudar.
Cumprimentos
Podem por favor dizer-me como vejo a limitação de número de cabos em paralelo que posso ligar a um tribloco?
Por exemplo, quantos cabos de LSVAV 4*185 mm^2 posso ligar num tribloco T2 de 400A?
Cumprimentos
- Anexos
-
- Catálogo triblocos.pdf
- Catálogo de triblocos.
- (3.06 MiB) Transferido 482 vezes
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Ligação de cabos em paralelo a tribloco
Olá "Freddy".Freddy Escreveu:Saudações caros amigos,
Cumprimentos
No PDF que postas-te tens lá a secção mínima e máxima que os parfusos dos triblocos suportam e se não me engano na coluna à direita as dimensões das barras que podem lá ser ligadas, ou seja, em vez de ligares directamente o cabo ao parafuso, ligas o(s) cabos na barra.
Confirma com o fabricante, é o mais acertado. Já falei uma vez com eles e são simpáticos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Olá amigo.
Desde já agradeço a sua resposta, mas preciso de mais alguma ajuda.
Dos dados que são apresentados eu consigo saber que terminal posso aplicar ao cabo para aparafusar lá.
Neste caso terminais entre 25 e 240 mm^2, correcto?
Mas não estou a ver como consigo saber quantos terminais consigo colocar no mesmo parafuso, ou consigo?
Por exemplo, consigo ligar 2 cabos de 185 mm^2?
Acerca do barramento, essa seria a minha segunda questão, estes cabos que saem do tribloco seriam para alimentar outro armário.
Aqui coloco a mesma questão, consigo aparelhar dois cabos de 185 mm^2 no mesmo parafuso?

Dos dados que são apresentados eu consigo saber que terminal posso aplicar ao cabo para aparafusar lá.
Mas não estou a ver como consigo saber quantos terminais consigo colocar no mesmo parafuso, ou consigo?
Acerca do barramento, essa seria a minha segunda questão, estes cabos que saem do tribloco seriam para alimentar outro armário.
Aqui coloco a mesma questão, consigo aparelhar dois cabos de 185 mm^2 no mesmo parafuso?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "Freddy"
Pergunta na "ISO-Sigma Energia e Gestão" que são os representantes
Cump.
Mário
Pergunta na "ISO-Sigma Energia e Gestão" que são os representantes
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Em cada parafuso, só deve apertar um terminal, independentemente da secção do cabo/terminal.
O que já tenho visto, é apertar uma pequena barra de cobre no parafuso, e mais abaixo essa pequena barra, passa a ter 2 furos, então aí aperta os 2 terminais.
Essas pequenas barras de cobre são feitas de acordo com a amperagem do tribloco num quadrista.
Mas se consultar o representante, eles lhe dirão a melhor forma de fazer essa ligação.
Em cada parafuso, só deve apertar um terminal, independentemente da secção do cabo/terminal.
O que já tenho visto, é apertar uma pequena barra de cobre no parafuso, e mais abaixo essa pequena barra, passa a ter 2 furos, então aí aperta os 2 terminais.
Essas pequenas barras de cobre são feitas de acordo com a amperagem do tribloco num quadrista.
Mas se consultar o representante, eles lhe dirão a melhor forma de fazer essa ligação.
Freddy Escreveu:Olá amigo.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
E isso é permitido fazer?ENERGY Escreveu:Boas
Por acaso nunca vi isso em triblocos e não estou a imaginar como é possível.
Isto porque nos triblocos mais recentes, com protecção, fazer acrescentos implica que a protecção provavelmente não tapará os terminais.
E também, independentemente de ter protecção, se os furos forem alinhados na vertical os terminais terão que ficar ligeiramente de lado, o que, além de poder ser reprovado, poderá dificultar as ligações nos triblocos adjacentes.
Se ficarem desalinhados já a largura total poderá também dificultar as ligações nos triblocos adjacentes. Se tiver protecção, ser não for construção de origem, será praticamente impossível.
O que sempre se fez até 2010, eu incluído, nos armários fiscalizados pela EDP, foi colocar em paralelo um máximo de dois cabos - fisicamente, um tribloco não comporta mais - com os terminais em posição oposta.
Neste momento, não sei se a EDP permite ligar dois cabos em paralelo, mas creio que sim.
Nota - O que escrevi só é válido para armários normalizados pela EDP, claro. Não sei se é o caso.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Sim a ligação de cabos com os terminais opostos, será sempre mais eficaz, é apenas um unico ponto de aperto, melhor que a engenhoca da ponta de barra de cobre.
Sim a ligação de cabos com os terminais opostos, será sempre mais eficaz, é apenas um unico ponto de aperto, melhor que a engenhoca da ponta de barra de cobre.
LOTAN Escreveu:E isso é permitido fazer?ENERGY Escreveu:Boas
Por acaso nunca vi isso em triblocos e não estou a imaginar como é possível.
Isto porque nos triblocos mais recentes, com protecção, fazer acrescentos implica que a protecção provavelmente não tapará os terminais.
E também, independentemente de ter protecção, se os furos forem alinhados na vertical os terminais terão que ficar ligeiramente de lado, o que, além de poder ser reprovado, poderá dificultar as ligações nos triblocos adjacentes.
Se ficarem desalinhados já a largura total poderá também dificultar as ligações nos triblocos adjacentes. Se tiver protecção, ser não for construção de origem, será praticamente impossível.
O que sempre se fez até 2010, eu incluído, nos armários fiscalizados pela EDP, foi colocar em paralelo um máximo de dois cabos - fisicamente, um tribloco não comporta mais - com os terminais em posição oposta.
Neste momento, não sei se a EDP permite ligar dois cabos em paralelo, mas creio que sim.
Nota - O que escrevi só é válido para armários normalizados pela EDP, claro. Não sei se é o caso.
Cpts.
Energy
Energy
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá "Freddy".Freddy Escreveu:Olá amigo.
Para estas questões as respostas dos instaladores que obtives-te acima são as melhores, pois são eles que estão no terreno e sabem as dificuldades e truques para o que queres.
Como projectista gostava de saber o porque de precisares de colocar 2 cabos em paralelo. Pode haver outras soluções.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Mais uma vez agradeço todas as opiniões.
Posso concluir então que o máximo são 2 cabos por terminal do tribloco?
________
Em resposta à última pergunta.
Estou aqui a tentar responder ao desafio de um amigo.
Como alimentar 500 kVA a 400 metros de distância cumprindo as normas?
De momento a minha ideia é dividir isto por 3 ramais, mas ainda assim...
Posso concluir então que o máximo são 2 cabos por terminal do tribloco?
________
Em resposta à última pergunta.
Estou aqui a tentar responder ao desafio de um amigo.
Como alimentar 500 kVA a 400 metros de distância cumprindo as normas?
De momento a minha ideia é dividir isto por 3 ramais, mas ainda assim...
Olá "Freddy".
Para estas questões as respostas dos instaladores que obtives-te acima são as melhores, pois são eles que estão no terreno e sabem as dificuldades e truques para o que queres.
Como projectista gostava de saber o porque de precisares de colocar 2 cabos em paralelo. Pode haver outras soluções.
Viva,
Sim, não estou esquecido.
Na minha opinião a melhor solução, é dividir a carga por vários ramais, devidamente espaçados (+ de 1 metro), e em cada ramal, ter cabos em paralelo.
Concorda?
Sim, não estou esquecido.
Na minha opinião a melhor solução, é dividir a carga por vários ramais, devidamente espaçados (+ de 1 metro), e em cada ramal, ter cabos em paralelo.
Concorda?
Duzia12 Escreveu:Iça ??
Não esquecer o fator de agrupamento dos cabos!!
É muito bem apontado o seu reparo.
Mas eu não estou a ver isto a resolver-se sem dividir os ramais.
Tem alguma sugestão?
Mas eu não estou a ver isto a resolver-se sem dividir os ramais.
Tem alguma sugestão?
Duzia12 Escreveu:Tem de ver se compensa fazer 3 valas ou aumentar as secções.
Sim, pensei o mesmo. 
Esqueci-me de dizer que para o caso não podemos considerar essa solução.
É para considerar a instalação de um gerador com saída em BT para alimentar os tais 500 kVA.
Para o efeito será apenas o gerador a alimentar a carga e a esta distância.

Esqueci-me de dizer que para o caso não podemos considerar essa solução.
É para considerar a instalação de um gerador com saída em BT para alimentar os tais 500 kVA.
Para o efeito será apenas o gerador a alimentar a carga e a esta distância.