reostato

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

reostato

Mensagem por quero aprender »

malta vou inventar e colocar na secretaria um reóstato para o meu candeeiro ...
a minha questão é , ao usar um reóstato vou ter mais consumo em relação a um interruptor ?
é que o reóstato embora este não tenha led está sempre em serviço por assim dizer , estou certo ?

obrigados
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: reostato

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Sim, o reostato (resistência) vai "consumir" uma certa potência, que não vai ser aproveitada (é transformada em calor).
Atenção ao tipo de lâmpada que vais usar. E não vais ter mais consumo em comparação com o interruptor apenas, vais é "desperdiçar" parte da energia.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

rainbow Escreveu:Boa noite.

Sim, o reostato (resistência) vai "consumir" uma certa potência, que não vai ser aproveitada (é transformada em calor).
Atenção ao tipo de lâmpada que vais usar. E não vais ter mais consumo em comparação com o interruptor apenas, vais é "desperdiçar" parte da energia.
a lâmpada é uma economizadora ...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

quero aprender Escreveu:
rainbow Escreveu:Boa noite.

a lâmpada é uma economizadora ...
Se não for "dimável" não funciona e corre o risco de a avariar.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

por aquilo que andei a ver da osram dulux dá para o que eu quero ... julgo eu de que !!!
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Ao inventar, cuidado com a saúde e com o conforto visual!!!
Penso que incandescente "tipo luz dia" ou halogéneo será mais recomendável.
Para candeeiro as lâmpadas economizadoras embora tenham um período de vida útil superior tem uma restituição de cor inferior.
Cumps,
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

quero aprender Escreveu:malta vou inventar e colocar na secretaria um reóstato para o meu candeeiro ...
a minha questão é , ao usar um reóstato vou ter mais consumo em relação a um interruptor ?
é que o reóstato embora este não tenha led está sempre em serviço por assim dizer , estou certo ?

obrigados
Ola quero aprender,

vou responder considerando reostato como aquilo que ele é - resistencia variável - e não ao que chamam por vezes aos variadores de intensidade luminosa.

Geralmente não é adequado usar reostatos para controlar cargas devido á sua ineficiencia energetica.
Aconpamhando o que se passa com os consumos da lampada e do reostato quando variamos o reostato:

1)Resistencia do reostato igual á resistencia da lampada

Neste caso o consumo total é igualmente dividido entre a lampada e o reostato, ou seja 50% energia é desperdiçada.

2)Resistencia do reostato maior que a da lampada

Neste caso o consumo de energia é maior no reostato que na lampada, ou seja o desperdicio relativo de energia é superior a 50%

3)Resistencia do reostato inferior á da lampada

Nesta situação o consumo de energia é maior na lampada que na resistencia, ou seja desperdicio relativo menor que 50%

Considerando a situação em que a resistencia do reostato esteja no seu ponto maximo, o que está dentro de 2),
continua a haver desperdicio de energia apesar de a lampada estar apagada (supondo que o reostato foi bem dimensionado), portanto:

Pode-se concluir que o uso de um interruptor é mais eficiente que o do reostato, mas não oferece a possibilidade da
variação da luminosidade.

Realço ainda que se quiser fazer um controlo da luz adequado sob o ponto de vista energético deverá usar um variador de intensidade, que provavelmente sairá mais barato que um reostato para as potencias desejadas.

Teria ainda que se preocupar em dissipar o calor desenvolvido no reostato pelo que seria impensavel colocar o potenciometro numa caixa fechada com volume semelhante ás caixas de aparelhagem.

Por ultimo saliento o que o nelmindo já disse pois a lampada deverá permitir a variação da sua luminosidade o que não acontece todas as lampadas do tipo fluorescente (economizadoras).

Um abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parabens pela resposta brilhante ao tópico.

justme Escreveu:
quero aprender Escreveu:malta vou inventar e colocar na secretaria um reóstato para o meu candeeiro ...

obrigados
Ola quero aprender,

vou responder considerando reostato como aquilo que ele é - resistencia variável - e não ao que chamam por vezes aos variadores de intensidade luminosa.

Geralmente não é adequado usar reostatos para controlar cargas devido á sua ineficiencia energetica.
Aconpamhando o que se passa com os consumos da lampada e do reostato quando variamos o reostato:

1)Resistencia do reostato igual á resistencia da lampada

Neste caso o consumo total é igualmente dividido entre a lampada e o reostato, ou seja 50% energia é desperdiçada.

2)Resistencia do reostato maior que a da lampada

Neste caso o consumo de energia é maior no reostato que na lampada, ou seja o desperdicio relativo de energia é superior a 50%

3)Resistencia do reostato inferior á da lampada

Nesta situação o consumo de energia é maior na lampada que na resistencia, ou seja desperdicio relativo menor que 50%

Considerando a situação em que a resistencia do reostato esteja no seu ponto maximo, o que está dentro de 2),
continua a haver desperdicio de energia apesar de a lampada estar apagada (supondo que o reostato foi bem dimensionado), portanto:

Pode-se concluir que o uso de um interruptor é mais eficiente que o do reostato, mas não oferece a possibilidade da
variação da luminosidade.

Realço ainda que se quiser fazer um controlo da luz adequado sob o ponto de vista energético deverá usar um variador de intensidade, que provavelmente sairá mais barato que um reostato para as potencias desejadas.

Teria ainda que se preocupar em dissipar o calor desenvolvido no reostato pelo que seria impensavel colocar o potenciometro numa caixa fechada com volume semelhante ás caixas de aparelhagem.

Por ultimo saliento o que o nelmindo já disse pois a lampada deverá permitir a variação da sua luminosidade o que não acontece todas as lampadas do tipo fluorescente (economizadoras).

Um abraço
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

um variador de intensidade é mais barato que um reóstato ?

tenho que ver se a efapel tem algum ...

osram dulux dá para o que eu quero ... julgo eu ...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Os reguladores "dimmers" que existem no mercado são para lâmpadas incandescentes.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu:um variador de intensidade é mais barato que um reóstato ?
Um reóstato, como o justme já escreveu, é apenas uma resistência variável.

Um regulador (ou variador) de intensidade luminosa básico é um circuito electrónico simples que incluí um reóstato (ou potenciómetro, já que há quem não faça distinção entre os dois termos e há quem faça, denominando de reóstato apenas as resistências de grandes dimensões)

Reguladores de intensidade existem também para lâmpadas fluorescentes de balastros ferromagnéticos, CFL e lâmpadas de LED.

É claro que os que conseguem regular lâmpadas fluorescentes com balastros electrónicos ou LEDS que têm controladores (drivers) serão mais complexos. E as próprias lâmpadas fluorescentes ou de LED têm que ser reguláveis.

Se um reóstato é mais barato que um dimmer? Bem, se separarmos os conceitos de reóstato e potenciómetro para facilitar, um potenciómetro é apenas um componente. Um reóstato, pelas suas dimensões já não será tão barato, mas para o caso em questão nem sequer é útil.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas novamente,

como já foi referido pelo Lotan os reostatos diferenciam-se dos potenciometros pela potencia que controlam.

Os potenciometros são referenciados por potencias que são frações de watt (1/2, 1/8, etc) e têm comunmente como elemento resistivo carvão (grafite). Os preços mais baixos não andarão afastados do Euro.

Os reostatos controlam potencias acima do watt e usualmente têm como elemento resistivo resistencias metalicas.
Em pesquisa rapida e para potencias da ordem dos 6 W os preços estão acima dos 20 Euros.

Quando referi a comparação de preços entre reostatos e "dimmers" confesso ter pensado nos mais vulgares destes ultimos e não naqueles que são adequados ás flurescentes.

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Os reguladores "dimmers" que existem no mercado são para lâmpadas incandescentes.
não concordo ...
a osram tem lâmpadas económicas a trabalhar com reóstatos ...
as lâmpadas que eles colocaram no mercado para esse efeito são as dulux ... e já não são muito caras ...

a efapel ou a legrand têm algum variador de intensidade ?
era interessante saber para satisfação pessoal e quem sabe amanha ajudar outros ... porque anda muito boa gentinha a colocar reóstatos como se estivessem a colocar equipamento eco - poupança ...
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Os reguladores "dimmers" que existem no mercado são para lâmpadas incandescentes.
não concordo ...
a osram tem lâmpadas económicas a trabalhar com reóstatos ...
as lâmpadas que eles colocaram no mercado para esse efeito são as dulux ... e já não são muito caras ...

A Osram e outras marcas.
Mas não é com reóstatos mas com variadores. Como já foi escrito, reóstato é apenas um componente.

a efapel ou a legrand têm algum variador de intensidade ?
era interessante saber para satisfação pessoal e quem sabe amanha ajudar outros ... porque anda muito boa gentinha a colocar reóstatos como se estivessem a colocar equipamento eco - poupança ...

Para lâmpadas CFL? A Efapel não sei, a Legrand sim.

Só como exemplo do que já se faz, ainda há pouco tempo vi no catálogo da série Niloé da Legrand um variador para lâmpadas incandescentes e halogéneo de baixa tensão, de halogéneo de tensão reduzida com transformador ferromagnético e electrónico, fluorescente com balastro ferromagnético e electrónico, CFL dimável e LED dimável.

Respostas a vermelho.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”