Já tenho uma microprodução, mas pretendo instalar mais ...

Responder
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2008, 19:56
Been thanked: 1 time

Já tenho uma microprodução, mas pretendo instalar mais ...

Mensagem por trivial »

Olá

Tenho contratado 17.25kw e tenho uma microprodução a uns 3 a 4 anos
Pretendo instalar mais paineis, seja para mirco, mini produção ou outra qqer

Gostaria de saber qual é a mais rentável no momento e se apenas com um contador de consumo (17.25) poderei ter 2 produções e simultâneo, ou se é possível fazer um "upgrade" da instalação etc

Obrigado
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Já tenho uma microprodução, mas pretendo instalar mais .

Mensagem por trivial »

alguma orientação???
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Para microprodução podes ir até metade da contratada com máximo de 5,75KW. Para miniprodução não tens esse limite mas tens que consumir 50% do que produzires. Agora como dizia uma pessoa mt conhecida, "é uma questão de fazer as contas". Só podes ter uma produção por cada contrato. Creio que é isto. Mas vai a "Renováveis na hora" que lá encontrarás respostas para as tuas dúvidas.
lucho8sm
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2013, 01:34

Mensagem por lucho8sm »

Boas trivial, se tens 17.25kW como é que tens uma microprodução?
As Microproduções são instalações até ao maximo de 5,75kW em regime geral e 3,68 kW em regime bonificado.
Tens sim uma minirodução (ou microgeração), e que podem ter uma potência até 250 kW.

A potência de produção não pode ser superior a 50% da potencia contratada. Existem 3 escalões de potência:
Escalão I: Superior a 3,68 kW e até 20 kW;
Escalão II: Superior a 20 kW e até 100kW;
Escalão III: Superior a 100 kW e até 250 kW;

E como o mpinto disse, é necessário que a energia consumida na instalação de utilização seja igual ou superior a 50% da energia produzida pela unidade de mini produção. É tomada por referência a relação entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no caso de instalações em funcionamento há mais de um ano, e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado em funcionamento há menos de um ano.
lucho8sm
Curioso
Curioso

Mensagem por lucho8sm »

Ah e só mais uma coisa que me esqueci , é que fazendo as contas como tens 17,25kW de potencia contratada e como a potencia de produção não pode ser mais que 50% da contratada só podes ter no máximo só podes ter no máximo 25,875kW de potencia de produção.

Espero ter ajudado.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45

Mensagem por LOTAN »

lucho8sm Escreveu:Boas trivial, se tens 17.25kW como é que tens uma microprodução?
Até podia ter contratada uma potência de 41,4 kVA e ter uma microprodução.
Não pode é ultrapassar os valores máximos de 3,68/5,75 kW.

lucho8sm Escreveu:Ah e só mais uma coisa que me esqueci , é que fazendo as contas como tens 17,25kW de potencia contratada e como a potencia de produção não pode ser mais que 50% da contratada só podes ter no máximo só podes ter no máximo 25,875kW de potencia de produção.
Numa microprodução a potência injectada não pode ser superior a 50% da potência contratada, não é mais 50% para além do valor da contratada.

50% de 17,25 kVA (contratada é aparente e não activa) de potência contratada seria um máximo de 8,625 kW de potência de produção, mas nesse caso já não seria possível uma microprodução.
lucho8sm
Curioso
Curioso

Mensagem por lucho8sm »

lucho8sm Escreveu:Ah e só mais uma coisa que me esqueci , é que fazendo as contas como tens 17,25kW de potencia contratada e como a potencia de produção não pode ser mais que 50% da contratada só podes ter no máximo só podes ter no máximo 25,875kW de potencia de produção.
Numa microprodução a potência injectada não pode ser superior a 50% da potência contratada, não é mais 50% para além do valor da contratada.

50% de 17,25 kVA (contratada é aparente e não activa) de potência contratada seria um máximo de 8,625 kW de potência de produção, mas nesse caso já não seria possível uma microprodução.
Tens toda a razão LOTAN desculpem pelo erro dito
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por trivial »

lucho8sm Escreveu:Boas trivial, se tens 17.25kW como é que tens uma microprodução?
As Microproduções são instalações até ao maximo de 5,75kW em regime geral e 3,68 kW em regime bonificado.
Tens sim uma minirodução (ou microgeração), e que podem ter uma potência até 250 kW.

A potência de produção não pode ser superior a 50% da potencia contratada. Existem 3 escalões de potência:
Escalão I: Superior a 3,68 kW e até 20 kW;
Escalão II: Superior a 20 kW e até 100kW;
Escalão III: Superior a 100 kW e até 250 kW;

E como o mpinto disse, é necessário que a energia consumida na instalação de utilização seja igual ou superior a 50% da energia produzida pela unidade de mini produção. É tomada por referência a relação entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no caso de instalações em funcionamento há mais de um ano, e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado em funcionamento há menos de um ano.

tenho microprodução, pois na altura ainda não havia miniprodução
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por trivial »

fiquei esclarecido... obrigado a todos
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”