Já tenho uma microprodução, mas pretendo instalar mais ...
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Been thanked: 1 time
Já tenho uma microprodução, mas pretendo instalar mais ...
Olá
Tenho contratado 17.25kw e tenho uma microprodução a uns 3 a 4 anos
Pretendo instalar mais paineis, seja para mirco, mini produção ou outra qqer
Gostaria de saber qual é a mais rentável no momento e se apenas com um contador de consumo (17.25) poderei ter 2 produções e simultâneo, ou se é possível fazer um "upgrade" da instalação etc
Obrigado
Tenho contratado 17.25kw e tenho uma microprodução a uns 3 a 4 anos
Pretendo instalar mais paineis, seja para mirco, mini produção ou outra qqer
Gostaria de saber qual é a mais rentável no momento e se apenas com um contador de consumo (17.25) poderei ter 2 produções e simultâneo, ou se é possível fazer um "upgrade" da instalação etc
Obrigado
Re: Já tenho uma microprodução, mas pretendo instalar mais .
Para microprodução podes ir até metade da contratada com máximo de 5,75KW. Para miniprodução não tens esse limite mas tens que consumir 50% do que produzires. Agora como dizia uma pessoa mt conhecida, "é uma questão de fazer as contas". Só podes ter uma produção por cada contrato. Creio que é isto. Mas vai a "Renováveis na hora" que lá encontrarás respostas para as tuas dúvidas.
Boas trivial, se tens 17.25kW como é que tens uma microprodução?
As Microproduções são instalações até ao maximo de 5,75kW em regime geral e 3,68 kW em regime bonificado.
Tens sim uma minirodução (ou microgeração), e que podem ter uma potência até 250 kW.
A potência de produção não pode ser superior a 50% da potencia contratada. Existem 3 escalões de potência:
Escalão I: Superior a 3,68 kW e até 20 kW;
Escalão II: Superior a 20 kW e até 100kW;
Escalão III: Superior a 100 kW e até 250 kW;
E como o mpinto disse, é necessário que a energia consumida na instalação de utilização seja igual ou superior a 50% da energia produzida pela unidade de mini produção. É tomada por referência a relação entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no caso de instalações em funcionamento há mais de um ano, e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado em funcionamento há menos de um ano.
As Microproduções são instalações até ao maximo de 5,75kW em regime geral e 3,68 kW em regime bonificado.
Tens sim uma minirodução (ou microgeração), e que podem ter uma potência até 250 kW.
A potência de produção não pode ser superior a 50% da potencia contratada. Existem 3 escalões de potência:
E como o mpinto disse, é necessário que a energia consumida na instalação de utilização seja igual ou superior a 50% da energia produzida pela unidade de mini produção. É tomada por referência a relação entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no caso de instalações em funcionamento há mais de um ano, e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado em funcionamento há menos de um ano.
Ah e só mais uma coisa que me esqueci , é que fazendo as contas como tens 17,25kW de potencia contratada e como a potencia de produção não pode ser mais que 50% da contratada só podes ter no máximo só podes ter no máximo 25,875kW de potencia de produção.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
Até podia ter contratada uma potência de 41,4 kVA e ter uma microprodução.lucho8sm Escreveu:Boas trivial, se tens 17.25kW como é que tens uma microprodução?
Não pode é ultrapassar os valores máximos de 3,68/5,75 kW.
Numa microprodução a potência injectada não pode ser superior a 50% da potência contratada, não é mais 50% para além do valor da contratada.lucho8sm Escreveu:Ah e só mais uma coisa que me esqueci , é que fazendo as contas como tens 17,25kW de potencia contratada e como a potencia de produção não pode ser mais que 50% da contratada só podes ter no máximo só podes ter no máximo 25,875kW de potencia de produção.
50% de 17,25 kVA (contratada é aparente e não activa) de potência contratada seria um máximo de 8,625 kW de potência de produção, mas nesse caso já não seria possível uma microprodução.
lucho8sm Escreveu:Ah e só mais uma coisa que me esqueci , é que fazendo as contas como tens 17,25kW de potencia contratada e como a potencia de produção não pode ser mais que 50% da contratada só podes ter no máximo só podes ter no máximo 25,875kW de potencia de produção.
Tens toda a razão LOTAN desculpem pelo erro ditoNuma microprodução a potência injectada não pode ser superior a 50% da potência contratada, não é mais 50% para além do valor da contratada.
50% de 17,25 kVA (contratada é aparente e não activa) de potência contratada seria um máximo de 8,625 kW de potência de produção, mas nesse caso já não seria possível uma microprodução.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
lucho8sm Escreveu:Boas trivial, se tens 17.25kW como é que tens uma microprodução?
tenho microprodução, pois na altura ainda não havia miniprodução