Troca de dijuntor...

Responder
Mcarvalho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jul 2013, 23:23

Troca de dijuntor...

Mensagem por Mcarvalho »

Tenho o dijuntor da iluminação a fazer curto-circuito, ou pelo menos penso que seja isso pois as luzes pulsam ao liga-las...mas tenho algumas duvidas.A primeira deve-se a ter 2 dijuntores atribuidos á iluminação mas apenas um ter acção sobre toda a iluminção da casa, será que há "marosca"??? A segunda é se o facto de colocar um dijuntor com poder de corte de 6000 poderá trazer problemas, quando o que tenho agora em curto tem poder de corte de 3000???
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Troca de dijuntor...

Mensagem por mpinto »

Substiruir um disjuntor com poder de corte mais baixo por outro de poder de corte mais alto, não tem problema nenhum. Não é o disjuntor que está em curto, mas sim o circuito que tens ligado ao disjuntor. Pode ser que o disjuntor que tens instalado não suporte todo o equipamento que tens, ou esteja avariado. Se tens dois disjuntore a fazer iluminação e apenas um deles desliga tudo, das duas uma ou eles estão em série, ou estão alimentados com fases diferentes e tens falta de neutro, ou é um erro de identificação e um deles não tem nada ligado. Tens que, primeiro identificar a avaria se é curto ou sobrecarga. Mas se não és da área, recomendo vivamente que chames um técnico qualificado, sai mais barato do que tentares fazer o que não entendes. Já vi situações que sairam bem caras ao proprietário por tentar fazer habilidades.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas

Se tem o circuito de iluminação com avária (curto-circuito) deve repara-lo, pois a eventual troca de disjuntor de 3000 para 6000 nada vai resolver, a não ser que o disjuntor esteja com avária.
Como já aqui foi dito, se não for da area, o melhor é chamar um técnico, pois o querer poupar pode dar em grave prejuizo, quer pessoal, quer monetário.

Mcarvalho Escreveu:Tenho o dijuntor da iluminação a fazer curto-circuito, ou pelo menos penso que seja isso pois as luzes pulsam ao liga-las...mas tenho algumas duvidas.A primeira deve-se a ter 2 dijuntores atribuidos á iluminação mas apenas um ter acção sobre toda a iluminção da casa, será que há "marosca"??? A segunda é se o facto de colocar um dijuntor com poder de corte de 6000 poderá trazer problemas, quando o que tenho agora em curto tem poder de corte de 3000???
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

Mcarvalho Escreveu:Tenho o dijuntor da iluminação a fazer curto-circuito, ou pelo menos penso que seja isso pois as luzes pulsam ao liga-las...mas tenho algumas duvidas.A primeira deve-se a ter 2 dijuntores atribuidos á iluminação mas apenas um ter acção sobre toda a iluminção da casa, será que há "marosca"??? A segunda é se o facto de colocar um dijuntor com poder de corte de 6000 poderá trazer problemas, quando o que tenho agora em curto tem poder de corte de 3000???
se a avaria é no de iluminação ...
com a iluminação desligada vá ligando calmamente divisão a divisão... se o problema residir na iluminação ele vai disparar ...
alias , deveria ouvir um pum quando dispara...

se o amigo tiver á vontade com a eletricidade e para ver se o disjuntor tá bom ou não troque-o pelo tal que diz que não faz nada...

são apenas duas dicas ...

depois diga qualquer coisa que a gente ajuda ...
Mcarvalho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jul 2013, 23:23

Mensagem por Mcarvalho »

Prontinho...afinal o 1º dijuntor era dedicado aos ventiladores e iluminção dos espelhos do wc :p cabeça a minha...de resto foi mega tranquilo, desligar substituir, confirmar que tava tudo no lugar e nada a fazer contacto e pronto já não faz nada...
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Cá para mim um mal aperto em qualquer lado! pulsam? ou dispara o disjuntor? se quando liga o disjuntor as lâmpadas ficam a piscar é uma mal ligação em qualquer caixa ou no disjuntor, Entrada -Saida!
Responder

Voltar para “Dúvidas”