Problema de disparo de disjuntor diferencial
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Problema de disparo de disjuntor diferencial
Pode estar aí a origem da avaria, mas o valor entre neutro e terra quanto dá no quadro? Sem esse parafuso.
Não disparou mais o diferencial?
Não disparou mais o diferencial?
Última edição por Duzia12 em 23 jul 2013, 22:19, editado 1 vez no total.
Vou tirar uma foto da medição no quadro e já posto.
O diferencial e o quadro da edp disparam logo quando tentei ligar tudo de volta, este problema tem ocorrido sempre muito preto das nove e entre chegar tarde a casa e estar a tentar desligar essa tomada rápidp para apanhar a hora crítica não sei se continuo com problemas ou se se desligou porque ainda tinha as duas tomadas desmontadas e com fios de fora que podem ter feito algum contacto.
Liguei logo em seguida e continua sem problemas, mas isso também dantes continuava. Acho que só vou perceber se consegui algo amanhã e nos dias seguintes.
No minimo o parafuso acusar algo não era coisa boa.
O diferencial e o quadro da edp disparam logo quando tentei ligar tudo de volta, este problema tem ocorrido sempre muito preto das nove e entre chegar tarde a casa e estar a tentar desligar essa tomada rápidp para apanhar a hora crítica não sei se continuo com problemas ou se se desligou porque ainda tinha as duas tomadas desmontadas e com fios de fora que podem ter feito algum contacto.
Liguei logo em seguida e continua sem problemas, mas isso também dantes continuava. Acho que só vou perceber se consegui algo amanhã e nos dias seguintes.
No minimo o parafuso acusar algo não era coisa boa.
De momento estou sem camara... mas espero ter conseguido ilustrar bem os valores que tenho multimetro:
http://i.imgur.com/15Tx0wL.png?1
A representação não deve estar técnicamente correcta mas deve servir para ilustrar.
Os vermelhos são onde ligo a ferramenta e o que me aparece no ecrã.
Agora o valor sem parafuso está alterado.
http://i.imgur.com/15Tx0wL.png?1
A representação não deve estar técnicamente correcta mas deve servir para ilustrar.
Os vermelhos são onde ligo a ferramenta e o que me aparece no ecrã.
Agora o valor sem parafuso está alterado.
-
- Oficial
Tens de medir neutro a neutro e terra! Esse valor é baixo.
Se houver um transitório no neutro pode disparar o diferencial com esse valor de 2 Kohm.
Se houver um transitório no neutro pode disparar o diferencial com esse valor de 2 Kohm.
Mais uma vez obrigado.
Vou fazer como indica, mas de manhã acho que por hoje já não tenho coragem de voltar a desmontar tudo, não deixo o quadro aberto por precaução.
Uma questão, os neutros estão todos ligados juntos certo? Ou seja desde que estejam apertados com os parafusos é indiferente onde ligam?
Vou fazer como indica, mas de manhã acho que por hoje já não tenho coragem de voltar a desmontar tudo, não deixo o quadro aberto por precaução.
Uma questão, os neutros estão todos ligados juntos certo? Ou seja desde que estejam apertados com os parafusos é indiferente onde ligam?
-
- Oficial
Oak Escreveu:O valor foi na tomada entre o neutro e o terra e entre o fase e o terra, qualquer um em conjunto com o terra dava-me esse valor.
Não tenho forma de fotografar a ferramenta, fiquei convencido de que o problema estava na tomada cerca da mesa que instalei, hoje não consegui chegar a casa a tempo de "cortar" da instalação essa parte pelo que não sei se o que fiz teve efeito ou não.
Com cortar quero dizer que na cozinha tenho duas tomadas, uma é o fim do circuito? e o problema pensei que estivesse entre as duas, na tomada desliguei a ultima, ou seja a que não tem continuação de cabos ficou agora sem energia.
O que me levou a ficar com suspeitas em relação ao cabo que passa pela parede onde está a mesa é que para além da diagonal que sai da tomada em direcção ao parfuso que fica na linha da outra tomada quando usei o multimetro se tocasse no neutro e no parafuso, acusava esse mesmo valor de 3,40 k ohm.
Posso voltar a medir melhor de facto mas assim que desaparafusei um pouco o parafuso deixei de ter qualquer valor no multimetro...
(entre o parafuso e o neutro e nenhum dos outros parafusos acusava nada)
Continuamos ma mesma. Desliga neutro a neutro e mede o que der 2 KOhm é o que deve estar em defeito!!
Finalmente consegui ter tempo, ok já experimentei os neutros e encontri o que não dá valor 0 na leitura.
Se o desligar do quadro já não tenho qualquer leitura.
Agora vou retrocedendo pela ligação através da casa até perceber entre que pontos existem problemas?
Não faço ideia do pecurso que os fios terão nas paredes.
Se o desligar do quadro já não tenho qualquer leitura.
Agora vou retrocedendo pela ligação através da casa até perceber entre que pontos existem problemas?
Não faço ideia do pecurso que os fios terão nas paredes.
-
- Oficial
Para já experiente desligar, a ver, se a instalação não vai abaixo, e tenta identificar o circuito se é tomadas ou máquinas ou iluminação.
Agora tenta medir entre esse neutro e cada um fio de terra para ver qual é que dá contato, como Ohmímetro
Esses dois fios são o problema
Agora tenta medir entre esse neutro e cada um fio de terra para ver qual é que dá contato, como Ohmímetro
Esses dois fios são o problema
Ok, só um update duas das tomadas da cozinha estão mesmo com mau aspecto vou trocálas embora não seja esse o lado que estava a dar leitura.
Vou desligar esse neutro em conjunto com o terra que der algum valor, mas para poder verificar se a luz vai abaixo tenho de ligar o quadro,
o que implica desligar o interruptor correspondente ao circuito para que os disjuntores não disparem certo?
Vou desligar esse neutro em conjunto com o terra que der algum valor, mas para poder verificar se a luz vai abaixo tenho de ligar o quadro,
o que implica desligar o interruptor correspondente ao circuito para que os disjuntores não disparem certo?
Já identifiquei o neutro e o terra que dão leitura no ohmímetro, o terra é o do prédio/rua (é o cabo mais grosso)
O que quer isto dizer e o que posso fazer?
Devo desligar este neutro do quadro e o respectivo interruptor?
Edit: deixei tudo ligado e que nem um relógio acabou de disparar o disjuntor diferencial e o da edp.
O que quer isto dizer e o que posso fazer?
Devo desligar este neutro do quadro e o respectivo interruptor?
Edit: deixei tudo ligado e que nem um relógio acabou de disparar o disjuntor diferencial e o da edp.
-
- Oficial
Esse neutro está com ligação à terra agora é identificar o percurso, com um fio de 50 metros e medir, em cada caixa até encontrar o defeito. Ou pode ser avaria nalguma máquina (recetor). O neutro deve estar encostado a alguma viga ou parede e dar passagem. É desenfiar o circuito fazendo testes para ver qual é.
Mais não sei. Desliga esse neutro para ver se o diferencial não dispara. Devias ter um aparelho para medir a resistência de isolamento,
Dá notícias para ver o feedback da questão.
Mais não sei. Desliga esse neutro para ver se o diferencial não dispara. Devias ter um aparelho para medir a resistência de isolamento,
Última edição por Duzia12 em 24 jul 2013, 21:10, editado 1 vez no total.
Obrigado por toda a ajuda, só não percebi o que quer dizer com "agora é identificar o percurso com um fio de 50 metros e medir, em cada caixa até achar o defeito".Duzia12 Escreveu:Esse neutro está com ligação à terra agora é identificar o percurso, com um fio de 50 metros e medir, em cada caixa até encontrar o defeito. Ou pode ser avaria nalguma máquina (recetor). O neutro deve estar encostado a alguma viga ou parede e dar passagem. É desenfiar o circuito fazendo testes para ver qual é.
Mais não sei.
Penso que quer dizer para substituir no quadro o neutro por esse novo fio e ir caixa a caixa utilizando-o ate perceber em qual está o problema?
Nesse caso serão 10 metros e ainda sobra, a casa é deveras pequena

-
- Oficial
Ok, boa sorte é meter um neutro novo, mas antes desliga todas as máquinas das tomadas e mede entre esse neutro e o fio de terra, pois pode ser avaria nalguma máquina.
Antes de fazer algo desliguei tudo o que estava ligado a qualquer tomada, e no quadro continuava a ter a mesma leitura entre terra e o neutro.
Desliguei esse neutro problemático e liguei o fio novo que levei até uma das tomadas da cozinha e liguei. Liguei o quadro e não foi abaixo, desliguei o quadro
e medi novamente entre terra e neutro no quadro e na tomada, deixei de ter qualquer leitura.
Essencialmente a tomada tinha ligados o fase e terra de sempre e o neutro por fora, isto elimina os valores que tinha entre o neutro e terra.
O problema é que na tomada da cozinha onde testei, para um lado só tem outra tomada que por agora está cortada ali, os cabos vão para cima e a partir dai deixo de perceber por onde passam, ou seja não tenho nenhum ponto mais recuado no "circuito" que conheça ou consiga identificar...
Desliguei esse neutro problemático e liguei o fio novo que levei até uma das tomadas da cozinha e liguei. Liguei o quadro e não foi abaixo, desliguei o quadro
e medi novamente entre terra e neutro no quadro e na tomada, deixei de ter qualquer leitura.
Essencialmente a tomada tinha ligados o fase e terra de sempre e o neutro por fora, isto elimina os valores que tinha entre o neutro e terra.
O problema é que na tomada da cozinha onde testei, para um lado só tem outra tomada que por agora está cortada ali, os cabos vão para cima e a partir dai deixo de perceber por onde passam, ou seja não tenho nenhum ponto mais recuado no "circuito" que conheça ou consiga identificar...