Problema de disparo de disjuntor diferencial

Oak
Curioso
Curioso
Registado: 23 jul 2013, 10:06

Problema de disparo de disjuntor diferencial

Mensagem por Oak »

Olá a todos, sei que já existe um tópico/s muito semelhantes mas no que me pareceu onde poderia postas era de 2007 e não acehi correcto.

Devo confessar que sei bem a resposta de antemão, chamar um eletricista e é o que vou fazer.

No entanto não posso deixar de me sentir curioso e se pelo menos podermos discutir em teoria muito agradecia a todos as informações partilhadas.
É também importante deixar claro que não tenho qualquer formação nesta área ou conhecimentos dignos desse nome.

Troquei de casa (para um T0 num prédio) há cerca de 5 meses e nas últimas 3/4 semana o disjuntor diferencial tem disparado sempre á mesma hora.
Ou quase... inicialmente o quadro disparava um pouco aleatoriamente mas acabou por ser sempre ás 5 para as 9, parece-me a mim que coincidindo
com a iluminação pública.

No ínicio nem tinha disjuntor diferencial, tinha apenas um corte geral o que pelo que tenho vindo a aprender representa um sério perigo pois não oferece protecção adequada.
Desta forma da primeira vez que contactei a edp fui informado que deveria colocar um disjuntor diferencial para se poder saber se o problema era da casa ou fora desta.
Vou deixar de fora a frustação que foi este serviço pois pouco interesse tem para a discussão.

Antes disparava o corte geral e o quadro da edp, depois passou a só disparar o disjuntor diferencial, chamada novamente edp (desta vez por ignorancia minha) fui informado
que de facto disparando o diferencial o problema deveria ser da casa. As últimas duas semanas foi-me impossível estar em casa a horas decentes para dar seguimento a este assunto
mas tive tempo para fazer alguns testes.

Desliguei todos os interruptores (não tenho a certeza de ser este o termo) e mesmo assim, sem falta durante duas semanas o diferencial disparou o edp não.
Achei que cortanto a corrente a toda a casa era impossível ser da mesma e (outra vez sem razão ficou-me a parecer) chamei a edp que novamente me disse que apesar
de ter a corrente cortada o neutro/terra? continua a passar corrente (ou seja que teria uma fuga à terra).

Parece-me incrivelmente estranho que isto aconteça sempre à mesma hora, mencionei ao sr da edp que era quase exactamente quando a iluminação publica acendia
e foi-me respondido que era duas "redes" que não tem qualquer ligação embora da segunda vez outro sr me tenha dito que de facto pode estar relacionado.

O ponto consesual no entanto parece-me ser que tenho um problemas na minha instalação.

Adimitidamente até posso ter sido eu o causador. Instalei uma mesa na cozinha que e aparafusada na parede, fica cerca de uma tomada mas nenhum dos furos está em linha
com a tomada ou seja, penso que só se na parede o cabos passasssem na diagonal poderia ter estragado algum, ainda assim fazer disparar o diferencial a uma hora certa
é estranho (acho eu e se calhar até mal). Outras coisas que agora me parecem parvas que fiz foram na casa de banho tinha por cima de um porta fios para iluminação a sair
de um buraco mal feito nos ajulejos. decidi fechar o buraco com silicone (é condutor?) e pouco mais... Estou de facto sem perceber sobretudo porque ontem não aocnteceu.

Por outro lado o ultimo sr da edp que lá foi teve a cortesia de me tentar ajudar um pouco para além das suas responsabilidades
e mediu a (peço desculpa) tensão/voltagem? na terra e se bem me lembro dava 5 volts? o que significava que estava a existir alguma passagem
e que a certa altura do dia (com a iluminação publica pro exemplo) a fazia aumentar e disparar o disjuntor que é de 30ma.

Tenho também uma outra dúvida, confesso que não esotu totalmente convencido que seja da casa pela regularidade
com que acontece, se se desligar tudo do quadro, icluindo a terra (se for posssivel) e disparar só poderia ser de fora correcto?
Mas como ontem não aconteceu seria um bocado fútil o exercicio pois não teria a certeza se teria disparado...

Peço desculpa pelo post tão longo mas acho que até para mim próprio preciso de o escrever.

Assim estando em Lisboa e sem conhecer nenhum eletricista pedi a um antigo senhorio meu que me indicasse alguem e estou à espera, pergunto também aqui
se é possível indicarem-me alguém.

E já agora se hoje não voltar a acontecer que devo fazer?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Problema de disparo de disjuntor diferencial

Mensagem por Duzia12 »

Vê se o neutro está ligado à terra.
Última edição por Duzia12 em 23 jul 2013, 12:23, editado 2 vezes no total.
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

Por favor espero que se sinta à vontade para me mandar ir dar uma volta mas como faço isso ou onde posso aprender a fazê-lo?

Obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Mede no quadro com um ohmímetro entre terra e neutro, se der zero a 2 a 3 Ohms, é porque estão juntos e é preciso ver onde.
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

Disponho deste equipamento http://image.made-in-china.com/2f0j00zS ... H1001-.jpg
é possível ser feito com o mesmo?

Já agora caso estejam de facto juntos como se procede para encontrar o sitio especifico?

Quanto ao quadro vou ver se percebo o que é o quê.

Mais uma vez obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Normalmente quando liga a iluminação pública esta apesenta passagem à terra e a tensão do neutro sobe. SE no quadro há nalgum ponto neutro ligado à terra o diferencial dispara, Tens de ver no geral se houver pouca resistência no Ohmímetro (Ω). entre neutro e terra, se houver é preciso desligar neutro a neutro e medir esse neutro e terra.

Esse aparelho não tem dois terminais?
Última edição por Duzia12 em 23 jul 2013, 12:37, editado 1 vez no total.
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

Sim tem, encaixa por baixo o segundo.

Ou seja nos cabos no disjuntor diferencial existe fase, neutro e terra? e devo medir ai para perceber a resistência?
Caso seja nos valores que indicou, desligo um a um os neutros dos interruptores para perceber de onde provem o problema?

Pode ser algum electrodoméstico?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Pode ser erro de ligação nalguma tomada, eletrodoméstico não deve ser! Desliga o geral da EDP

Depois de identificado o circuito é seguir esse neutro!!
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

Ia ser a minha próxima questão se era necessário ter energia para essa medição, obrigado.

Vou agora mesmo ao almoço ver se consigo deslindar algo, penso que a terra são os cabos verdes e amarelos?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Sim até podes medir numa tomada identificando o neutro e o terra.

Vê qual é a fase com um busca-pólos, esse aparelho deve dar.

Tem cuidado não ligues esse aparelho entre fase e neutro como Ohmímetro pois não sei se tem proteção e pode queimar. Opção V .
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

Muito obrigado por me guiar nesta questão, vou fazer como indicou.

O aparelho deve ser uma treta mas estou consciente de que pode estoirar
se for usado incorrectamente.

Mas com o geral da edp desligado continuo a ter esse problema (medir fase e neutro juntos) ?

É possível que uma tomada acuse esses valores mas não seja da mesma?
E caso esteja tudo bem na que estiver a medir que valores irei obter?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

É desligar o geral.

Entre Neutro e terra deve dar infinito (Elevado >>>1 Kohm)
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

Já tive oportunidade de fazer alguns testes, no quadro desliguei todos os neutros
e fui um a um (eram só 4) com o multimetro e tocando no neutro (fio azul) que sai do
disjuntor diferencial, em um dos neutros o valor é de 3,4 K ohms.

No outros dá 0 com um "L" ao lado. Não tive mais tempo e se não estou em erro seguidamente devo desligar todos os neutros
e ir um a um vendo qual é o que dá esse valor certo?

Descobri de qualquer forma um par de coisas:

1 - provavelmente quando meti a mesa na parede trilhei os cabos já que depois de desmontar a tomada
pecebi que saiem na diagonal

2 - Que só tenho terra em duas tomadas e na cozinha

3 - Que acho que mesmo sabendo o problema em especifico deveria mandar verificar a casa toda.

Ora no quarto as tomadas teem ligados dois fios pretos? Não deveria ser um azul e um preto?

E na casa de banho tenho 3 fios pendurados para iluminação mas são dois azuis e um preto?

Agora os cabos que posso eventualmente ter trilhado são entre duas tomadas afastadas cerca de
1,30 m, como se procede para trocar os cabos? Aliás é sequer plausível que o possa fazer eu?
Penso que é mesmo melhor deixar para o profissional.

Preocupa-me mais é o facto de como vou remendar a situação, se furei o tubo da parede e sendo
a parede de ajulejos acho que estou tramado, mas se passar cabos novos e retirar o parafuso selando
o buraco fica perigoso?

Obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu não disse para desligar todos os neutros eu disse para medir entre neutro e terra para ver se havia passagem "shunt", se houver é que se vai ver neutro a neutro.

Esse valor de 3,4 kOhm, foi entre que condutores?

Entre o neutro de entrada e uma saída? Estranho. mede melhor.
Oak
Curioso
Curioso

Mensagem por Oak »

O valor foi na tomada entre o neutro e o terra e entre o fase e o terra, qualquer um em conjunto com o terra dava-me esse valor.

Não tenho forma de fotografar a ferramenta, fiquei convencido de que o problema estava na tomada cerca da mesa que instalei, hoje não consegui chegar a casa a tempo de "cortar" da instalação essa parte pelo que não sei se o que fiz teve efeito ou não.

Com cortar quero dizer que na cozinha tenho duas tomadas, uma é o fim do circuito? e o problema pensei que estivesse entre as duas, na tomada desliguei a ultima, ou seja a que não tem continuação de cabos ficou agora sem energia.

O que me levou a ficar com suspeitas em relação ao cabo que passa pela parede onde está a mesa é que para além da diagonal que sai da tomada em direcção ao parfuso que fica na linha da outra tomada quando usei o multimetro se tocasse no neutro e no parafuso, acusava esse mesmo valor de 3,40 k ohm.

Posso voltar a medir melhor de facto mas assim que desaparafusei um pouco o parafuso deixei de ter qualquer valor no multimetro...
(entre o parafuso e o neutro e nenhum dos outros parafusos acusava nada)
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”