Olá a todos.
Pergunto a todos que fazem exploração e/ou que tenham conhecimentos na matéria para medirem as terras de protecção e serviço dos Postos de Transformação e dos Quadros Eléctricos (quando têm terras locais) se:
1) Fazem a medição com o ligador amovível aberto;
2) Fazem a medição com o ligador amovível fechado;
3) É permitido a opção 2?
Até agora sempre fiz com os ligadores abertos, mas recentemente tive conhecimento do contrário e agora tenho feito as 2 versões de modo a ver os resultados.
O que até agora tenho obtido é uma diferença, entre as duas opções, de no máximo 1 Ohm.
Como costumam fazer?
Medição das terras dos PT's e Q.E.'s.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Medição das terras dos PT's e Q.E.'s.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Medição das terras dos PT's e Q.E.'s.
Boas
O que tenho feito é a opção 1, mas com um aparelho com os 2 eléctrodos auxiliares.
Utilizar a opção 2 com aparelho de 2 eléctrodos auxiliares dá-me valores muito diferentes.
A EDP faz com o ligador fechado mas utiliza a pinça de medir terras.
O que tenho feito é a opção 1, mas com um aparelho com os 2 eléctrodos auxiliares.
Utilizar a opção 2 com aparelho de 2 eléctrodos auxiliares dá-me valores muito diferentes.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Eu também tenho visto a EDP a fazer com a pinça sem desligar. A Fluke por outro lado não recomenda o uso da pinça, em terras de um só ponto...rebelocruz Escreveu:Boas
"Se houver apenas um percurso à terra, como em muitas aplicações residenciais, o método sem estacas não fornecerá um valor aceitável, e será necessário
usar o método de teste de queda de potencial."
http://support.fluke.com/find-sales/Dow ... NG_A_W.PDF
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Boas
Não sei se é por acaso ou não, mas os valores obtidos com a pinça e com outro aparelho de estacas os valores não apresentam grande diferença, à volta de 0.1 a 0.3 ohm.
Não sei se é por acaso ou não, mas os valores obtidos com a pinça e com outro aparelho de estacas os valores não apresentam grande diferença, à volta de 0.1 a 0.3 ohm.
nelmindo Escreveu:Eu também tenho visto a EDP a fazer com a pinça sem desligar. A Fluke por outro lado não recomenda o uso da pinça, em terras de um só ponto...rebelocruz Escreveu:Boas
"Se houver apenas um percurso à terra, como em muitas aplicações residenciais, o método sem estacas não fornecerá um valor aceitável, e será necessário
usar o método de teste de queda de potencial."
http://support.fluke.com/find-sales/Dow ... NG_A_W.PDF
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Olá.
Desde já agradeço os vossos comentários.
Eu uso o Fluke 1635 para fazer as medições (terras e diferenciais) e agora tenho medido as terras na opção 1 e 2, usando sempre 2 piquets auxiliares.
O que tenho observado e como já referi, a diferença não ultrapassa 1 Ohm.
No entanto encontrei um problema. Para o terminal do Q.E. com o ligador fechado o aparelho nem sempre mede, pois dá Erro 6. Já em abeto mede normalmente.
É que se não houver grandes diferenças, é muito mais simples medir as terras, com a grande vantagem de nunca ter de desligar o PT.
Desde já agradeço os vossos comentários.
Eu uso o Fluke 1635 para fazer as medições (terras e diferenciais) e agora tenho medido as terras na opção 1 e 2, usando sempre 2 piquets auxiliares.
O que tenho observado e como já referi, a diferença não ultrapassa 1 Ohm.
No entanto encontrei um problema. Para o terminal do Q.E. com o ligador fechado o aparelho nem sempre mede, pois dá Erro 6. Já em abeto mede normalmente.
É que se não houver grandes diferenças, é muito mais simples medir as terras, com a grande vantagem de nunca ter de desligar o PT.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)