Novo recorde na tintura eficiência do painel solar
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Novo recorde na tintura eficiência do painel solar
Uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Michael Graetzel da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, publicou um artigo na revista Nature, descrevendo o processo de deposição de pigmento inovador que aumenta a célula solar corante (DSC) eficiência de 15 por cento.
"Nosso trabalho de investigação sobre tintura de estado sólido de células solares sensibilizadas agora é atingir a eficiência superior a 15 por cento e as nossas células foram validadas externamente com um recorde mundial de 14,1 por cento", comentou o Professor Greatzel, que inventou a tecnologia de tecnologia dye solar de volta na década de 1980.
"Nessas eficiência da tecnologia é extremamente competitivo com células solares convencionais, especialmente quando você considerar as células solares sensibilizadas por corante não precisa perfeitas condições de luz solar para produzir energia de forma eficaz", disse ele.
Células solares sensibilizadas por corante, introduzido pela primeira vez em 1988 pela equipe de Greatzel, são células solares de baixo custo do grupo de células solares de película fina. A tecnologia, por vezes descritos como "fotossíntese artificial", usa uma camada de nano-titânia (um pigmento branco usado nas tintas e pasta de dentes) e luz debulhadora depositado sobre vidro, metais ou substratos poliméricos.
"Os avanços recentes na tecnologia de células solares de corante de estado sólido são verdadeiramente surpreendentes. Este é o alvorecer de uma nova era em energia renovável eficiente e acessível ", disse Richard Caldwell, presidente-executivo da Dyesol, cujos materiais foram utilizados durante o projeto.
Uma das vantagens da tecnologia DSC oferece mais de painéis solares de silício tradicionais é a saída consistente de energia em baixa luz, amanhecer, entardecer, condições de nebulosidade, interior / artificial, e com sombra ou luz indireta. Isto significa que a saída de energia total cumulativo de DSC, ao longo de um amarelo nebuloso, Rigorosos inverno, e todo ano é muito maior.
O processo de deposição de duas etapas em destaque no relatório publicado na Nature pode ser facilmente implementado comercialmente, uma vez que é relativamente barato e conveniente para a produção em grandes quantidades.
EPFL e Dyesol têm trabalhado em conjunto para um número de anos, explorando oportunidades para avançar comercialização do corante tecnologia de células solares por incorporá-lo na construção de produtos, como telhas de aço e construção de fachadas de vidro. Dyesol tem uma colaboração com a Tata Steel Europe para incorporar sua tecnologia DSC para produtos de cobertura de aço da Tata, bem como as relações de negócios semelhantes com Pilkington América do Norte e Timo Technologies para incorporar tecnologia DSC para fachadas de vidro e outros produtos de vidro.
Essa tecnologia poderia virtualmente transformar edifícios em geradores de energia ativos, fornecendo tanto os habitantes do edifício ou as grades nacionais.
Fonte: http://eandt.theiet.org/news/2013/jul/d ... record.cfm
Traduzido pelo translate.google.pt
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum