Boa noite caros,
Estou envolvido num projecto de uma subestação (60/30 kV), no qual o regime de neutro usado é o TN, e a malha de terra da subestação têm resistência menor que 1 ohm. O cliente fez uma exigência contratual nos serviços auxiliares , a qual não percebo o porquê, que os dispositivos de protecção têm de cortar também o neutro( lá se vai a poupança de menos um polo nos disjuntores). Esta situação verifica-se logo à saida do Transformador de Serviços Auxiliares, ou seja no QGBT da subestação o disjuntor geral é de 4 polos, e todos os quadros a jusante deste também tem esta configuração.
Uma das vantagens na minha optica de usar o regime TN é a economização de um condutor e de menos um polo de corte nos disjuntores (TN-C).Todas as partes metálicos da subestação estará equipotencializada (Barras de terra, involucro dos quadros e armários, superficies metálicas, etc), ou seja ligada a rede geral de terras.
Nos circuitos finais (ex. iluminação) irei usar condutor de protecção , mas eu gostava de saber, se é necessário utilizar na ligação entre os diversos quadros/ armários condutor do terra, ou seja se poderei economizar um condutor neste tipo de situações.
Penso que não poderei fazer isto visto ter logo a saida do TSA o regime de neutro TN-S ( função de neutro e PE separados por causa da configuração dos disjuntores)
Relembro que todos os dijuntores têm corte de neutro ( tetrapolares em trifásico e bipolar em monofásico)
Desde já Obrigado
Usar ou não condutor de terra
Re: Usar ou não condutor de terra
Só pode usar TN-C para secções iguais ou superiores a 10mm^2 se cobre ou 16 se aluminio. Se o sistema é TN-C o condutor PEN nunca pode ser cortado. Para isto terá de ser sistema TN-S. Após um sistema TN-C podes passar a TN-S mas o contrário já não é possível.
Re: Usar ou não condutor de terra
Duzia12 Escreveu:O neutro nunca pode ser cortado!
O neutro nunca pode ser cortado no regime TN-C, mas no regime TN-S cumprindo certos requisitos pode ser cortado.
"No esquema TN-S o condutor neutro não pode ser nem seccionado nem cortado se as condições de alimentação
forem tais que o condutor neutro passe a ser considerado como estando efectivamente ao potencial
da terra"