Sensor de Presença / Interruptor Crepuscular
Sensor de Presença / Interruptor Crepuscular
Bom dia pessoal...
Estava a precisar de uma iluminação exterior que se ligasse apenas de noite sendo comandado por sensor de presença...
Conhecem algum equipa fiável que faça isso?
Estava a precisar de uma iluminação exterior que se ligasse apenas de noite sendo comandado por sensor de presença...
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Sensor de Presença / Interruptor Crepuscular
Olá ngp.
A iluminação tem de ter o detector incorporado?
O detector tem de ser de presença? Se sim, não é barato, pois os sensores de presença são caros e têm motivos para isso.
A iluminação tem de ter o detector incorporado?
O detector tem de ser de presença? Se sim, não é barato, pois os sensores de presença são caros e têm motivos para isso.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
todos os detetores de movimento, permitem que se escolha em que nivel de iluminação, se começa a detectar pessoas. Se for bem afinado, só detecta pessoas à noite.
O detector não tem de ser incorporado... Podemos ter o sensor ao pé da iluminação..
A minha dúvida é se existe alguma equipamento que faça ao memso tempo o serviço de um sensor de movimento e de interruptor crepuscular... Existe?
A minha dúvida é se existe alguma equipamento que faça ao memso tempo o serviço de um sensor de movimento e de interruptor crepuscular... Existe?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Olá ngp.ngp Escreveu:O detector não tem de ser incorporado... Podemos ter o sensor ao pé da iluminação..
Todos ou quase todos os detectores de movimento ou presença já trazem a função de crepuscular, e tal como o nelmindo disse, bem regulado (no botão da sensibilidade) podes regular o detector para só actuar a iluminação para um certo nível de luminosidade exterior.
Mesmo os projectores de halogéneo já trazem esta função.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
poderá explicar a razão de :ngp Escreveu:Bom dia pessoal...
***ligasse apenas de noite*** o interruptor crepuscular faz isso mas vai estar sempre ligado ...
sensor de presença
este poderá acionar as luzes quer dia e noite ou só de noite ...
quando regulado pode só acender de noite quando houver movimentos na sua área de alcance ...
mas ... mas ...
cuidado com estes aparelhos no exterior , gatinhos , arvores que abanem com o vento etc o sensor está sempre acender ...
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Montei um há 2 anos que funciona na perfeição, funciona só à noite, só acende com a deteção de pessoas com temporização.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Na imagem seguinte estão as regulações típicas que são possíveis nos interruptores crepusculares:
Nota: Tal como disse o nelmindo permitem que se escolha em que nível de iluminação se começa a detetar pessoas.
Nota: Tal como disse o nelmindo permitem que se escolha em que nível de iluminação se começa a detetar pessoas.
- Anexos
-
- interruptor-crepuscular.jpg (57.03 KiB) Visto 1121 vezes
-
- Velha Guarda
qual o esquema disto ?joaoosvaldo Escreveu:Na imagem seguinte estão as regulações típicas que são possíveis nos interruptores crepusculares:
1 neutro
2 fase
5 6 e 9 10 é saída para lâmpadas ?
12 e 14 ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Boa noite.joaoosvaldo Escreveu:Na imagem seguinte estão as regulações típicas que são possíveis nos interruptores crepusculares:
Apesar de ter os mesmos tipos de regulações que os detetores de movimento, o nelmindo referia-se aos sensores crepusculares incorporados nos detetores de movimento e não a interruptores crepusculares.
Nunca vi a utilização de interruptores crepusculares com detetores de movimento pois desde sempre os vi com sensor incorporado, sejam com regulação da intensidade luminosa ou fixa.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Pela imagem, parece-me um Interruptor Crepuscular de 2 canais independentes.quero aprender Escreveu:qual o esquema disto ?joaoosvaldo Escreveu:Na imagem seguinte estão as regulações típicas que são possíveis nos interruptores crepusculares:
1 neutro
2 fase
12 e 14 ?
1 e 2 => Alimentação;
5 e 6, 9 e 10 => Contactos NA para comando de iluminação;
13 e 14 => Ligação da célula crepuscular externa;
12 não sei.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Os pares 5-6 e 9-10 são os contactos NA do relé.quero aprender Escreveu: qual o esquema disto ?
1 neutro
2 fase
12 e 14 ?
Os bornes 13 e 14 são para ligar a célula fotoeléctrica.
Edit: o caro Angel foi mais rápido a escrever.
-
- Velha Guarda
0 12 é nada não tem entrada bem apertoangel_of_diablo Escreveu:Pela imagem, parece-me um Interruptor Crepuscular de 2 canais independentes.quero aprender Escreveu:qual o esquema disto ?joaoosvaldo Escreveu:Na imagem seguinte estão as regulações típicas que são possíveis nos interruptores crepusculares:
1 neutro
2 fase
12 e 14 ?
1 e 2 => Alimentação;
5 e 6, 9 e 10 => Contactos NA para comando de iluminação;
13 e 14 => Ligação da célula crepuscular externa;
12 não sei.